conecte-se conosco



Nacional

RJ: Secretário de Saúde revela possibilidade de mudanças sobre o uso de máscara

Publicado

em


source
Secretário de saúde do Rio debate sobre a possibilidade na mudança nas regras do uso de máscaras
Estefan Radovicz / Agência O Dia

Secretário de saúde do Rio debate sobre a possibilidade na mudança nas regras do uso de máscaras

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro , Daniel Soranz, revelou nesta quarta-feira, dia 13, que a prefeitura estuda a possibilidade de dispensar a obrigatoriedade do uso de máscara para alguns grupos da população. Ele afirmou que na reunião do dia 18 com o comitê científico de enfrentamento à Covid-19, será colocada em análise esta hipótese, mas ressaltou que, no momento, não há qualquer alteração nesse sentido e a proteção facial segue sendo obrigatória.

“A utilização das máscaras é motivo de divergências. Há uma série de consultas à SMS (Secretaria municipal de Saúde) chegando sobre isso. O que se discute no meio acadêmico é se não deveriam ser liberadas para segmentos da população que têm problemas para respirar, deficientes físicos e crianças menores de 5 anos. Mas, nesse momento, a gente mantém as regras atuais para todas as áreas”, disse Soranz.

Diante do avanço da Covid-19 nos últimos dias, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), publicou nesta quarta-feira, dia 13, no Diário Oficial um decreto com uma série de medidas para tentar conter o contágio da doença . As restrições atingem bancos, boates, shoppings, academias, restaurantes, entre outros estabelecimentos, que deverão funcionar de acordo com a classificação de risco de transmissão do coronavírus divulgada semanalmente pelo município.

Poucas horas após a publicação do plano, no entanto, Paes usou suas redes sociais para anunciar que vai revogar a liberação de torcida nos estádios , com capacidade limitada e distanciamento social, por ser “quase impossível fiscalizar”.

Perdeu? Mostramos de Novo

As medidas já estão em vigor, mas a fiscalização só começa amanhã com agentes circulando pela cidade para orientar quem estiver burlando as regras. Posteriormente, quem descumprir as normas pode ser multado, e o comércio, dependendo do caso, ser até fechado. O município não informou quando começará essa atuação mais rigorosa.

“A gente pede a colaboração da população para seguir as regras básicas: uso de máscaras, higienização das mãos valem sempre para todas as situações”, disse Paes.

Uma das novidades é que, em caso de risco muito alto de contaminação, shoppings (exceto setor de delivery), boates, museus, feiras livres e academias deverão ficar fechados. Hoje, de acordo com o mapa divulgado pela prefeitura na última sexta-feira, nenhuma das 33 Regiões Administrativas está com o risco muito alto.

A escala tem apenas três níveis de risco : moderado, alto e muito alto. Amanhã, será divulgada nova classificação no boletim epidemiológico, que vai orientar como os estabelecimentos devem funcionar a partir da próxima segunda-feira.

A principal mudança prevista no plano é na capacidade dos espaços públicos. Quanto mais a doença avança, menos público será permitido. No nível de risco alto, bares e restaurantes, por exemplo, só podem funcionar sem música ao vivo e servir bebida a pessoas que estejam sentadas; já as boates não podem abrir as pistas de dança.

Comente Abaixo
Nacional4 horas atrás

Cliente de bar relata constrangimento com comentário obsceno na conta

Na comanda, uma observação chamou a atenção da mulher. Entre os itens havia uma referência a seus traços físicos: “Moça...

Política5 horas atrás

Após Maia falar com embaixador, governo diz ser “único interlocutor” com a China

Najara Araújo/Câmara dos Deputados Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) O governo federal disse nesta quarta-feira (20) que é o...

Estadual6 horas atrás

Direito do consumidor em viagem de férias é tema do primeiro Just Talk do ano

O juiz Gustavo Procópio, do 2º Juizado Especial Cível de Colatina, é quem explica o assunto, com enfoque na pandemia....

Estadual6 horas atrás

Estado e Município devem oferecer procedimento de reprodução assistida a moradora de Guarapari

Entes públicos devem custear fertilização in vitro e todo e qualquer medicamento, tratamento ou exame de que necessite a paciente....

Internacional6 horas atrás

Biden diz que Trump escreveu uma carta “muito generosa” antes de sair

Reprodução: iG Minas Gerais Joe Biden O presidente dos EUA, Joe Biden , disse que seu antecessor, Donald Trump ,...

Política7 horas atrás

Chanceler nega problema com a China; insumo em falta seria pela alta procura

Alan Santos/PR Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores O ministro das Relações Exteriores,  Ernesto Araújo , negou que nesta quarta-feira...

Economia7 horas atrás

Após acidente com caçamba, motociclista recebe indenização de 20 mil

    Creative Commons/Wikimedia – Uma caçamba em Belo Horizonte, Brasil. Imagem ilustrativa Um motociclista da cidade de Belo Horizonte...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!