conecte-se conosco



Política

Representantes de canoa havaiana pedem apoio

Publicado

em

As conquistas e desafios da canoa havaiana, também conhecida como Va’a, foram abordados na reunião da Comissão de Turismo e Desporto desta segunda-feira (17), no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro. Deputados receberam pessoas envolvidas com a prática no Espírito Santo, que falaram da falta de apoio à atividade.

Veja mais fotos da reunião

Embora sua existência seja milenar, desde 2009 passou a fazer parte do rol de esportes aquáticos praticados pelos capixabas. O presidente da Federação de Va’a do ES (Fevaaes), Carlos de Castiglioni, e o fundador do Clube Amigos da Canoa de Guarapari, Victor Ribeiro de Almeida, disseram que a adesão cresce 30% a cada ano. Hoje são 13 clubes funcionando.

Para Castiglioni, atleta com vários títulos, o Va’a já faz parte da cultura capixaba e o estado pode ser considerado um celeiro de esportistas de destaque nacional ou internacional. “Estamos na categoria top 5 do País, com atletas convocados para competições como a do Havaí, em agosto deste ano, mas  ainda com dificuldades em participar por falta de apoio”, destacou.

Apoio

Segundo ele, a federação estadual realiza cinco campeonatos por ano, sendo um deles nacional, o que atrai turistas e fomenta serviços na Grande Vitória. “São mil atletas envolvidos e investimos entre R$ 40 e R$ 50 mil por evento com apoio mínimo vindo de empresários, então precisamos que o Poder Público tenha esta visão global do impacto que o Va’a tem no cenário capixaba”.

Fundador do primeiro clube de canoa havaiana em Guarapari, que há quase três anos abriga mais de 500 pessoas, Victor Ribeiro de Almeida reforçou o papel turístico da atividade, mas cobrou mais apoio direcionado à iniciativa.

“Precisamos que o Poder Público reconheça a Fevaaes como ferramenta de ordenação, organização e orientação do esporte no estado, regulamentando o uso das áreas públicas, viabilizando apoio logístico para realização de eventos e concedendo condições de participação de nossos atletas em campeonatos fora do Estado”, concluiu.

O presidente da comissão, deputado Carlos Von (Avante), entendeu que a Federação Estadual de Va’a pode dar significativa contrapartida ao trabalhar com a comunidade de base na prática do esporte e prometeu avaliar as possibilidades de o colegiado intervir junto ao Poder Público sobre a viabilidade de reconhecimento e apoio.

Canoa havaiana

Canoa havaiana, canoa polinésia ou Va’a são sinônimos para uma prática que surgiu na região do triângulo polinésio três mil anos antes de Cristo. Usada como transporte entre ilhas e para caça, chegou ao Brasil em 2000 e logo começou a fazer parte da cena esportiva, atraindo pessoas de todas as idades. Em 2024 a modalidade vai estar nas Olimpíadas de Paris. Pessoas de 13 a 70 anos de idade estão aptas para a atividade.

Comentários do Facebook

Política

Fora da agenda oficial, Bolsonaro faz visita ao Hospital das Forças Armadas

Publicado

em

source
Presidente Jair Bolsonaro arrow-options
Agência Brasil

Visita a hospital não constava na agenda oficial

O presidente Jair Bolsonaro visitou, na manhã desta sexta-feira (10), o Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília. A visita não consta da agenda oficial, mas se trata de um encontro de Bolsonaro com o corpo clínico do hospital, segundo fontes.

Leia também: “Vamos pagar o preço ali na frente”, diz Mandetta sobre aumento na circulação

A caminho da unidade de saúde o presidente e seus assessores não passaram pela portaria principal do Palácio da Alvorada , onde os jornalistas tradicionalmente o esperam. 

Mais cedo, o presidente se encontrou com o ministro da Defesa , Fernando Azevedo e Silva, no Palácio da Alvorada. O ministro acompanhou o presidente na visita ao HFA .

Leia também: “Paciente pode trocar de médico”, diz Bolsonaro em recado a Mandetta

Depois da visita ao hospital, Bolsonaro se dirigiu ao sudoeste da cidade, onde visitou o filho Jair Renan, que faz aniversário neste feriado. De acordo com o Correio Braziliense,  o presidente foi recebido na região sob protesto e panelaços  dos vizinhos.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional3 horas atrás

Adolescente de 15 anos é o primeiro Ianomami a morrer de Covid-19

arrow-options Reprodução Alvanei Xirixana foi o primeiro Ianomami a morrer de Covid-19 O adolescente Ianomami de 15 anos que contraiu...

Internacional3 horas atrás

Premiê britânico deixa UTI, mas segue em observação no hospital

. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deixou a unidade de terapia intensiva do hospital onde está internado em Londres, à...

Política3 horas atrás

Fora da agenda oficial, Bolsonaro faz visita ao Hospital das Forças Armadas

arrow-options Agência Brasil Visita a hospital não constava na agenda oficial O presidente Jair Bolsonaro visitou, na manhã desta sexta-feira...

Saúde3 horas atrás

Atestado médico já pode ser enviado ao INSS pela internet

. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou a receber atestado médico pela internet, sem necessidade de perícia....

Carros e Motos3 horas atrás

VW já produz elétrico I.D3, mas pandemia atrasa chegada às lojas

arrow-options Divulgação VW ID.3: modelo elétrico da marca é o primeiro a ser produzido de uma completa que vai chegar...

Carros e Motos4 horas atrás

Harley-Davidson, só por fotografias

arrow-options Divulgação Torneio da Harley-Davidson é uma oportunidade única para as redes dos países exibirem o que podem fazer de...

São Mateus4 horas atrás

Mais um funcionário da Caixa está com coronavírus no Estado

Ele é colega de agência do gerente da Caixa que morreu vítima da doença no final de semana Um outro...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana