conecte-se conosco


Saúde

Remédio usado por grávidas recebe alerta por formação de lábio leporino em bebês

Publicado

em

Um medicamento usado contra enjoo, náuseas e vômitos recebeu um alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês de setembro de 2019, após um estudo que mostrou que o uso da  Ondansetrona/Vonau, remédio usado por pacientes oncológicos e em pós-operatório, mas também grávidas, aumenta o risco de defeitos no fechamento orofacial dos bebês — formando a chamada fenda palatina ou o lábio leporino.

Leia também: Por que tem dor de dente que surge ou piora à noite? Como se livrar disso?

grávida tomando remédio arrow-options
shutterstock
grávida tomando remédio

O risco é maior entre as grávidas que fizeram uso do remédio no primeiro trimestre de gravidez, embora o segundo e terceiro trimestres também não tenham a segurança estabelecida, conforma alerta a Anvisa. 

Dr Bruno Puglisi diz que esse alerta foi divulgado após conclusões de uma revisão realizada pelo Comitê Europeu para Avaliação de Riscos em Farmacovigilância.

Leia também: A doença de Alzheimer pode começar pela boca

As recomendações da agência para os profissionais de saúde foram:

– Evitar o uso de ondansetrona na gestação, especialmente no primeiro trimestre.

-Informar a todas as pacientes em idade fértil em tratamento com ondansetrona sobre o aumento do risco de defeitos no fechamento orofacial com o uso do medicamento

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde lembra os profissionais de saúde:

Ondansetrona não está indicado no tratamento de mulheres grávidas e este uso deve ser evitado, especialmente durante o primeiro trimestre da gravidez.

É importante informar todos os pacientes em idade fértil que necessitam e estão em tratamento com Ondansetrona, sobre o risco de defeitos de fechamento orofacial em caso de administração durante o primeiro trimestre da gravidez, recomendando o uso de medidas contraceptivas eficazes.

Leia mais:  Tratamento eficiente de doenças crônicas reduz internações em 40%, diz estudo

Leia também: Tem dúvidas sobre radiografia odontológica? Doutor Bruno Puglisi responde

A bula de todos os medicamentos Ondansetrona serão atualizados para incorporar essas novas informações de segurança. Prevê-se para avaliar o risco de malformações congénitas associadas com a administração durante a gravidez de outros princípios ativos pertencentes à grupo de Ondansetrona. 

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
publicidade

Saúde

Médicos dão diagnóstico errado e bebê de 6 meses quase morre de meningite

Publicado

em

A negligência médica é um problema sério. Vez ou outra ouvimos histórias de que os médicos deram o diagnóstico errado e a pessoa faleceu (ou quase) por falta de cuidados apropriados.

Leia também: Sete dicas para desconfiar se seu filho sofre de diabetes

bebe arrow-options
Reprodução/ The Sun
A pequena Niamh, de seis meses, foi mandada para casa por três vezes até que os médicos descobrissem que ela estava com meningite pneumocócica

Uma história semelhante aconteceu com uma família em Leek, Staffordshire, na Inglaterra. Uma garotinha de seis meses, chamada Niamh Redfern foi enviada para casa por dois médicos diferentes, com diagnósticos diferentes, e quase faleceu por meningite .

A mãe da criança, Sophie, relatou o seu desespero ao jornal The Sun . Segundo ela, a bebê apresentou  resfriado por alguns dias seguidos e ela resolveu levá-la ao médico. Chegando lá o doutor mandou-a para casa, mas sua condição só piorou.

“Niamh estava muito pálida, difícil de despertar, não conseguia manter os olhos abertos ou a cabeça erguida, estava fraca e não tomava líquidos”, disse Sophie. “Uma equipe de paramédicos chegou à nossa casa e, depois de medir a temperatura dela, decidiu que o melhor caminho era levá-la ao hospital, onde foi diagnosticada com infecção de garganta ”.

Novamente Sophie e Niamh foram encaminhadas para casa e aconselhadas a voltarem ao hospital se, em 24 horas, os antibióticos não fizessem efeito. Como o problema da criança não era a garganta, elas retornaram ao hospital e pela terceira vez voltaram para casa.

“Dois dias depois, a perna de nossa filha começou a tremer, ligamos para o hospital e eles nos aconselharam a voltar. Lá nos informaram que ela estava tendo uma convulsão , que tinha durado mais de duas horas. Ela passou alguns dias na UTI à espera de um diagnóstico e finalmente chegou: Niamh teve meningite”, contou a mãe.

bebe arrow-options
Reprodução/ The Sun
Por causa da meningite, Niamh perdeu a audição e precisará tomar remédios antiepiléticos

Sophie e seu marido, Scott Redfern, passaram semanas no hospital vendo a filha passar por diversas situações como punção lombar, sofrer outras convulsões e ter febre constante. Os exames apontaram que Niamh estava com  meningite pneumocócica e que o tratamento seria longo e por meio de antibióticos intravenosos.

Leia mais:  Alto risco de surto de febre amarela no Sul do país faz vacinação ser antecipada

A menina foi encaminhada para Liverpool e começou o tratamento, mas apresentou sequelas da doença. Niamh perdeu completamente a audição do ouvido direito, parcialmente do esquerdo e toma remédios antiepiléticos. Como é muito jovem, outros efeitos colaterais da meningite só poderão ser notados ao longo dos anos.

Leia também: Quando levo levar meus filhos ao pronto-socorro? Veja casos

Depois de todos os problemas com a filha, Sophie deu um conselho aos pais. “Se há uma coisa que eu diria aos pais e responsáveis é conhecer os sintomas de tais doenças, confiar em seus instintos e não ter medo de expressar suas preocupações. Você conhece seu filho melhor do que qualquer profissional da área médica e você é a voz deles”, finalizou.

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Direto de Brasília38 minutos atrás

Confira benefícios que os doadores de sangue têm e não sabem

arrow-options Agência Brasil Doadores de sangue possuem benefícios que são pouco conhecidos. Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da...

Economia6 horas atrás

Saldo de empregos formais no Brasil foi de 157 mil novas vagas em setembro

arrow-options Jana Pêssoa/Setas Setembro de 2019 teve o melhor resultado em abertura de vagas com carteira assinada para o mês...

Economia6 horas atrás

De 10 empresas que abriram em 2012, pelo menos 6 já fecharam as portas

arrow-options Reprodução Saldo de empresas abertas e fechadas continua negativo em 2017, diz IBGE Cerca de 40% das 597,2 mil...

Estadual7 horas atrás

Pleno declara inconstitucional lei que obriga a anexar foto de medidor em conta de luz

“Houve violação direta na competência privativa da união para legislar sobre energia elétrica”, concluiu o magistrado relator. O Pleno do...

Tecnologia7 horas atrás

Qualquer um pode ser um YouTuber: como começar a produzir vídeos hoje

O crescimento das redes sociais fez com que diversas pessoas se arriscassem a apostar na carreira de blogueiros em vídeo...

Entretenimento9 horas atrás

Record cancela ‘Dancing’ especial dos campeões após polêmica com Maytê Piragibe

A Record TV, que até então estava com uma edição do ‘Dancing Brasil’ especial com campeões do reality engatilhada para...

Entretenimento9 horas atrás

Bailarinas do Faustão curtem dia de sol e colocam o bronzeado em dia. Fotos!

Neste fim de semana, algumas integrantes do balé do Domingão do Faustão e a ex-bailarina do programa Tainá Grando tiraram...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana