conecte-se conosco



Política

Relembre todas as vezes que Bolsonaro desmentiu que estava com Covid-19

Publicado

em


source
Presidente realizou o exame após sentir sintomas da doença
Reprodução/Instagram

Presidente realizou o exame após sentir sintomas da doença

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou nesta terça-feira (7) que seu exame para detectar se está com a Covid-19 deu positivo. Ele realizou o teste nesta segunda após  apresentar febre de 38 graus e mal-estar.

Segundo o presidente, ele vai continuar despachando por videoconferência. Os compromissos externos que estavam agendados para esta semana serão cancelados para evitar o “contágio em terceiros”.


Este foi o quarto exame de Bolsonaro para a Covid-19. Os outros testes haviam sido feitos em março, logo depois do retorno do presidente e sua comitiva dos Estados Unidos.

Desde o início da pandemia, em março, o presidente esteve envolvido em uma série de polêmicas ao negar algumas vezes que estava com a doença.

No dia 13 de março, Bolsonaro desmentiu a notícia de que estava com a Covid-19, após a rede de televisão americana Fox News informar que o presidente havia testado positivo para a doença, citando o deputado Eduardo Bolsonaro como fonte. Na época, Bolsonaro não divulgou cópia dos dois exames clínicos que realizou.

Ele fez dois testes, um no dia 12 de março e outro no dia 17 de março. Nas redes sociais, Bolsonaro informou que ambos deram negativo, mas não mostrou documento formal das análises.

Em abril, ao ser questionado sobre a divulgação do seu exame para o novo coronavírus, Bolsonaro negou novamente que estava infectado com o vírus, mas que não divulgaria os exames. 

“Está na lei que se eu estiver acometido de uma doença grave, isso pertence a minha intimidade. Eu não tenho que mostrar para ninguém que estou com isso. Eu já falei que não estou com coronavírus, eu já fiz dois exames por livre e espontânea vontade. Isso pertence a minha intimidade. Mas mandei recorrer porque eu tenho este direito, assim como qualquer cidadão. Se, no final da linha, a Justiça determinar, eu vou divulgar”, justificou. 

Depois de questionar sucessivas vezes o Palácio do Planalto e o próprio presidente sobre a divulgação do resultado do exame, o jornal Estadão entrou com ação na Justiça na qual aponta “cerceamento à população do acesso à informação de interesse público”, que culmina na “censura à plena liberdade de informação jornalística”.

A Presidência da República se recusou a fornecer os dados via Lei de Acesso à Informação, argumentando que elas “dizem respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, protegidas com restrição de acesso”.

Os exames só foram abertos ao público no dia 13 de maio, após uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Antes, o presidente já tinha anunciado os resultados negativos em redes sociais, mas se recusava a mostrar os laudos.

Os três exames usaram o método PCR, considerado mais eficaz porque rastreia o material genético do coronavírus.

Segundo ofícios anexados pela AGU  no Supremo, foram utilizados nos laudos nomes de terceiros para preservação da imagem e privacidade do presidente da República e por questões de segurança. 

Relembre:

Primeiro exame entregue ao Supremo Tribunal Federal%2C em processo sobre testagem de Jair Bolsonaro
Foto: STF/Reprodução

Primeiro exame entregue ao Supremo Tribunal Federal, em processo sobre testagem de Jair Bolsonaro


Data: 12 de março
Nome: Airton Guedes
Método: RT-PCR Tempo Real
Resultado: negativo
Processamento: laboratório privado

Segundo exame entregue ao Supremo Tribunal Federal%2C em processo sobre testagem de Jair Bolsonaro
Foto: STF/Reprodução

Segundo exame entregue ao Supremo Tribunal Federal, em processo sobre testagem de Jair Bolsonaro

Data: 17 de março
Nome: Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz
Método: RT-PCR Tempo Real
Resultado: negativo
Processamento: laboratório privado

Terceiro exame
Foto: STF/Reprodução

Terceiro exame entregue ao Supremo Tribunal Federal, em processo sobre testagem de Jair Bolsonaro

Data: 18 de março
Nome: Paciente 05
Método: RT-PCR Tempo Real
Resultado: negativo
Processamento: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Comentários do Facebook

Política

Após testar negativo para a Covid-19, Bolsonaro passeia de moto em Brasília

Publicado

em


source
Bolsonaro saiu de moto do Palácio da Alvorada
Imagem: Reprodução/CNN

Bolsonaro saiu de moto do Palácio da Alvorada

Após testar negativo para a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deixou o Palácio da Alvorada de moto e passeou em Brasília na manhã de hoje. Em imagens mostradas pela CNN, ele apareceu saindo de moto do Palácio, acompanhado de um comboio de segurança.

Após três semanas em isolamento social, o presidente esteve em uma concessionária da Honda no SIA (Setor de Indústria e Abastecimento). O local é conhecido por abrigar concessionárias de veículos e motos, além de lojas de material para construção.

Depois, o presidente foi até um posto de gasolina para abastecer a moto. Ele gerou aglomeração de pedestres por onde passou. O presidente estava em isolamento no Palácio da Alvorada desde 7 de julho, quando anunciou estar infectado.

Na manhã de hoje, em publicação no Twitter, Bolsonaro posou segurando uma caixa do remédio hidroxicloroquina nas mãos e afirmou que o resultado do novo exame para identificar a doença causada pelo novo coronavírus deu negativo.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional6 minutos atrás

Manifestantes e policiais voltam a se enfrentar em Portland

Reprodução/Twitter Manifestantes pedem o fim da violência policial. Pelo segundo dia consecutivo, manifestantes do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras...

Esportes21 minutos atrás

Ceará e Fortaleza se enfrentam em semifinal da Copa do Nordeste

. A primeira semifinal da Copa do Nordeste terá nada menos que o Clássico-Rei. Ceará e Fortaleza garantiram classificação na tarde...

Esportes36 minutos atrás

Fluminense derrota Botafogo em amistoso no Nilton Santos

  . O Fluminense venceu o Botafogo no primeiro de dois amistosos entre os clubes. As partidas servem como preparação...

Entretenimento36 minutos atrás

Garota de Programa da traição de Mayra é está em site de acompanhantes de luxo

    Reprodução/Tais Lambertini Tais Lambertini Após Mayra Cardi ter compartilhado conversas comprovando a traição com Tais Lambertini,  internautas encontram...

Saúde51 minutos atrás

Rio registra 154 novas mortes nas últimas 24 horas

. O estado do Rio de Janeiro registrou 154 mortes nas últimas horas e um total de 12.808 óbitos desde...

Saúde1 hora atrás

Covid-19: Brasil registra mais um dia acima dos 50 mil novos casos

. O Brasil teve pelo quarto dia seguido mais de 50 mil novos casos de covid-19 registrados em 24 horas....

Entretenimento1 hora atrás

Antes de polêmicas, Mel Gibson foi internado com Covid e tratado com remdesivir

Reprodução Mel Gibson Antes de voltar às manchetes ao ser acusado de antisemitismo e homofobia pela atriz Winona Ryder, o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!