conecte-se conosco



Estadual

Relatório da Comissão Estadual da Memória e Verdade ‘Orlando Bonfim’ é entregue

Publicado

em


Na tarde desta terça-feira (10), o governador do Estado, Renato Casagrande, fez a entrega simbólica a membros e colaboradores de exemplares do relatório da Comissão Estadual da Memória e Verdade “Orlando Bonfim”, durante cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. O relatório traz uma pesquisa e análise de diversos documentos, além de depoimentos de pessoas que foram atingidas pela repressão do regime militar no período da ditadura.

A Comissão foi criada por meio da Lei nº 9.911/2012 e instalada no dia 25 de março de 2013, ainda durante a primeira gestão do governador Casagrande.  A Comissão esteve integrada por sete membros, sendo eles: Agesandro da Costa Pereira (in memoriam), Eugênia Célia Raizer, Francisco Aurélio Ribeiro, Jeanne Bilich, João Baptista Herkenhoff, Júlio César Pompeu e Sebastião Pimentel Franco. O grupo realizou atribuições ao longo de três anos e nove meses.

Em 18 de dezembro de 2020, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) realizou uma solenidade virtual para divulgar o relatório, atividade que encerrou a programação da XII Semana Estadual de Direitos Humanos. O relatório impresso consolida um pedido da Comissão, considerando sua importância.

“Quero agradecer a todos que estão participando, aos saudosos que já partiram, mas colaboraram com esse relatório. Achei que nunca mais teríamos qualquer risco à democracia. Nossa República sempre foi interrompida por períodos autoritários. Esse relatório serve para proteger o presente e o que está aqui possa nos dar mais força para fortalecermos a democracia. A publicação do relatório acontece em um momento importante no qual fortalecemos nossa relação institucional aqui em nosso Estado”, afirmou o governador.

Para a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, este momento é motivo de grande orgulho, honra e gratidão. “Participamos da divulgação do documento, de forma on-line, e agora da entrega dos exemplares impressos. Esta Comissão foi instalada em 2013, na época eu era uma advogada militante e pude presenciar esse momento. Foi preciso que o governador voltasse para que o relatório fosse publicizado, pois temos compromisso com a transparência, com a memória e verdade. Inclusive, em nosso Programa Estadual de Direitos Humanos existe um capítulo sobre memória e verdade, então com a entrega desse relatório também cumprimos um papel importante nesse sentido”, declarou.

Representando a Comissão Estadual da Memória e Verdade “Orlando Bonfim”, a professora e doutora em Serviço Social, Eugênia Célia Raizer, participou de forma virtual. “Hoje, aos 75 anos, quero reafirmar as nossas bandeiras na defesa dos direitos humanos. Quero agradecer ao nosso governador Renato Casagrande, pois quando se instituiu a comissão eu estava presente e passado tanto tempo, a nossa bandeira continua atual. Fizemos esse relatório com bastante clareza, na luta pela democracia”, disse.

O militante e escritor Perly Cipriano, que contribuiu com o depoimento para a elaboração do Relatório por ter sido preso político na época da ditadura militar, explicou que a publicização do documento ajuda a instruir a sociedade sobre como foi aquele período. “Uma das maneiras de se combater as tiranias é resgatando as memórias. Hoje vejo jovens defendendo a ditadura e não é que sejam pessoas más, mas não entendem o que foi a ditadura. Estamos vivendo tempos muito difíceis e a impressão deste relatório simboliza uma força muito importante. Tenho certeza de que o Espírito Santo terá muito orgulho disso”, comentou.

Também participaram da solenidade, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, que foi membro colaborador do relatório; a subsecretária de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas; o professor José Edgard Rebouças, membro do Conselho Estadual de Ética Pública do Estado do Espírito Santo; o ex-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Gilmar Ferreira; o assessor da Secretaria da Casa Civil, Vinícius Simões.

Participaram de forma online da cerimônia:  Professor Pedro Ernesto (Coordenador da Comissão da Memória Verdade pela Ufes), Weber José de Oliveira (Membro colaborador do relatório), Humberto Ribeiro (Representante do Mestrado de Segurança Pública da UVV); Luiz Pimentel (Representante do Arquivo Público do Espírito Santo); Junior Bola e Aline Passos (subsecretário de Estado e gerente da Secretaria de Direitos Humanos, respectivamente); e Antônio Lopes de Souza Neto (Coordenador do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos).

O documento também está disponível, na íntegra, no site da Secretaria de Direitos Humanos. Para acessar, clique AQUI.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / 99926-4669
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Economia16 minutos atrás

EUA discutem taxar fortuna dos mais ricos, como Musk, Bezos e Zuckerberg

Luciano Rocha Estados Unidos discutem taxar fortuna dos mais ricos Congressistas americanos discutem a criação de um imposto sobre grandes fortunas...

Entretenimento16 minutos atrás

Adele anuncia retorno aos palcos

Marcelo de Assis Adele anuncia retorno aos palcos A cantora britânica Adele anunciou seu retorno aos palcos, o que não...

Entretenimento16 minutos atrás

Gil do Vigor revela que já faturou 15 milhões após BBB

Reprodução/Instagram @gildovigor Gil do Vigor fatura 15 milhões aós BBB O queridinho do Brasil, Gilberto Nogueira, ou, Gil do Vigor,...

Entretenimento16 minutos atrás

‘Lightyear’: Filme com história de origem de Buzz, de ‘Toy Story’, ganha trailer

Reprodução/Pixar Filme conta a história de um dos brinquedos mais famosos da Pixar Ao infinito e além! O filme que...

Entretenimento16 minutos atrás

Zé Vaqueiro desabafa por não convidar a mãe para casamento: “Muito fácil julgar”

Reprodução/Instagram @ingra_ Zé Vaqueiro e Ingra O cantor Zé Vaqueiro resolveu se manifestar pela primeira vez, nesta quarta-feira (27), sobre...

Tecnologia16 minutos atrás

Instagram libera links nos Stories para todos; veja como usar

Unsplash Instagram lança figurinha com links para todos O Instagram liberou nesta quarta-feira (27) adesivos com links nos Stories para...

Tecnologia16 minutos atrás

Anatel recebe 15 propostas para leilão do 5G; veja as empresas

Unsplash/Jakub Pabis Antena de 5G A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu nesta quarta-feira (27) as propostas relacionadas ao leilão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!