conecte-se conosco


Economia

Relator mantém tempo mínimo de contribuição da mulher em 15 anos

Publicado

em

relator da previdência
Antonio Cruz/Agência Brasil
PEC enviada pelo governo eleva o tempo mínimo para 20 anos, mas relator decidiu que a exigência só valerá para homens

O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB), vai manter o tempo mínimo de contribuição para as mulheres em 15 anos, uma das principais reivindicações da bancada feminina. A proposta enviada pelo governo eleva o prazo para 20 anos, mas o relator decidiu que a exigência valerá somente para os homens.

Leia também: Rombo por servidor público é dez vezes maior do que por aposentados do INSS

Também a pedido das deputadas, Moreira fará ajustes nas regras da pensão. O benefício não poderá ser inferior a um salário mínimo quando for a única fonte de renda da família e nos casos em que o pensionista for portador de deficiência física ou intelectual. Pela nova Previdência proposta pelo governo, o valor da pensão que hoje é integral cairá para 60%, mas subirá 10% por cada filho dependente, no limite de 100%.

O relator ainda reduziu a idade mínima de aposentadoria das professoras, que ficará em 57 anos. O governo propôs elevar para 60 anos (homens e mulheres). Durante o Fórum de Governadores, realizado ontem (11) em Brasília, Moreira já havia adiantado que  as regras de aposentadoria das mulheres e professoras ficariam “melhores” em relação à proposta enviada pelo Executivo.

Técnicos da equipe econômica queriam elevar a idade mínima de aposentadoria da mulher na área rural dos atuais 55 anos para 60 anos (a mesma do homem), mas o relator não aceitou. Mas ele manteve em 55 anos a idade mínima da mulher policial federal, que ficará igual à do homem. Apenas o tempo de atividade ficará em 15 anos para mulheres e 20 anos, homens.

Leia mais:  Meus investimentos: o que saber antes de começar

Um dos argumentos do governo para mexer nos parâmetros das mulheres é que elas vivem mais. Além disso, a desigualdade de gênero vem caindo no Brasil, principalmente no caso de mulheres jovens que estão ingressando no mercado de trabalho e vão se aposentar nos próximos 40 anos.  

Fonte: IG Economia
Comentários do Facebook
publicidade

Economia

Maia sai de encontro com governadores sem acordo sobre Previdência

Publicado

em

Maia
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Rodrigo Maia (DEM) não chegou a acordo com governadores sobre a reforma

O presidente da Câmara dos Deputados, RodrigoMaia (DEM-RJ), saiu nesta quarta-feira de reunião comgovernadores do Nordeste sem acordo sobre a inclusão de estados e municípios na proposta de reforma da Previdência . Com dificuldades para votar o relatório em comissão especial ainda nesta semana, Maia resolveu fazer uma última investida para robustecer a reforma.

Leia também: CPI ouve Joaquim Levy sobre caixa-preta do BNDES nos governos do PT

“Os governadores colocaram aquilo que é relevante para eles. Coloquei aquilo que pode ser construído, mas volto a conversar com os líderes depois do almoço e depois volto a conversar com os governadores, para que a participação dos estados voltem para a PEC, na comissão ou em plenário, para que a gente possa garantir uma votação forte da Previdência, somada à certeza de que atendemos à federação como um todo”, disse Maia.

O presidente da Câmara acrescentou que, caso os estados e municípios não sejam incluídos na proposta, o país terá problemas a curto prazo, com prejuízo à União, que teria que socorrer os entes da federação.

Enquanto Maia tenta o acordo, líderes do centrão pressionam para que o governo libere os R$ 10 milhões que prometeu a deputados antes da votação da reforma da Previdência . A promessa tinha sido feita pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, mas teria sido condicionada à votação do projeto em plenário, passo seguinte ao da comissão especial, onde a proposta está no momento.

Após a reunião com governadores, Maia disse que todo mundo precisa “ceder um pouco”. Ele se disse confiante e otimista e fez a previsão de que a reforma será aprovada em plenário ainda neste semestre. Mas não garantiu a votação em comissão ainda nesta semana.

Leia mais:  The Fiftiesdelivery entrega todas as opções do cardápio com qualidade

Leia também: Maia tenta acordo para reincluir estados e municípios no parecer da reforma

“Pode ser votado na quinta ou terça. Dois ou três dias para um bom acordo, vale muito mais o bom acordo para a gente transmitir à sociedade otimismo em relação às reformas”, disse Maia.

Participaram do encontro com Maia os governadores Camilo Santana (CE), Rui Costa (BA), Renan Filho (AL), Paulo Câmara (PE), Wellington Dias (PI), Belivaldo Chagas (SE), João Azevêdo (PB) e Flávio Dino (MA).

Fonte: IG Economia
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia8 minutos atrás

Maia sai de encontro com governadores sem acordo sobre Previdência

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) não chegou a acordo com governadores sobre a reforma O presidente da Câmara...

Economia8 minutos atrás

Deputados aprovam projeto de Doria que reduz ICMS sobre combustível de aviação

Divulgação/Embraer Como contrapartida, as companhias aéreas deverão oferecer 490 novos voos semanais para 21 estados e 38 aeroportos A Assembleia...

Nacional9 minutos atrás

Navio de resgate com 42 imigrantes a bordo fura bloqueio na Itália

Sea-Watch “Decidi entrar no porto. Sei o que risco que estou tomando, mas os 42 náufragos a bordo estão esgotados....

Nacional9 minutos atrás

Em nota, PT afirma que STF deve um julgamento justo a Lula

TVT/ Reprodução PT cobra do STF um julgamento justo para Lula Nesta quarta-feira (26), um dia após os ministros da...

Polícia Federal9 minutos atrás

PF desarticula esquema de fraude tributária no Espírito Santo

Vila Velha/ES – A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público Federal e Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira...

Nacional49 minutos atrás

Mãe denuncia padrinho por estuprar as duas filhas dela de 7 e 8 anos

Acima de qualquer suspeita, como alguém da família, a frieza do algoz ainda causa estranheza à comerciante Cláudia Conceição Santos,...

Esportes1 hora atrás

Campeão do Mundo em 2014 planeja se aposentar com apenas 33 anos

Lalo Villar/AP Jogador campeão do mundo com a Alemanha em 2014 planeja se aposentar com apenas 33 anos. Um dos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana