conecte-se conosco


Esportes

Regras administrativas podem deixar jogador de futebol “desempregado” no Brasil

Publicado

em

É de conhecimento geral que algumas transações são feitas nas famosas janelas de transferências. Citarei um caso real, uma trágica situação da realidade futebolística. Mas, em decorrência da confidencialidade que permeia as negociações, os nomes das partes não serão revelados.

Um atleta brasileiro obteve a rescisão do seu contrato de forma unilateral pelo não recebimento de salários de um clube turco. Tudo de acordo com a legislação daquele país e com base no Regulamento de Status e Transferências de Jogadores da FIFA
.

O jogador regressou ao seu país para procurar emprego e um clube brasileiro se interessou e o “contratou”. Entretanto, para sua surpresa, obteve a seguinte resposta da entidade máxima do futebol
nacional ao tentar registrá-lo em setembro de 2018:

“Conforme informado pela Federação Turca. Foi uma rescisão unilateral do atleta. Por conta disso a transferência só pode ser feita na próxima janela em janeiro [de 2019]”.

Apenas para refrescar a memória: o atleta não recebia salários na Turquia desde o início de 2018 e conseguiu a rescisão de seu contrato em maio do mesmo ano. Ao retornar ao Brasil foi “contratado” por um clube nacional, mas não conseguiu ser registrado.

Tudo isso significa dizer que, por questões meramente administrativas, o atleta em questão está em condição idêntica a de um desempregado, posto que impedido de exercer sua profissão.

A negativa de registro se deu pelo previsto no artigo 47 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol
da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que possui a seguinte redação:

Artigo 47 – O pedido de transferência no TMS (Transfer Matching System – *que é o sistema internacional de transferência de atletas) só pode ser feito em um dos 2 (dois) períodos anuais de registro definidos pela CBF.

Leia mais:  Presidente do Barcelona descarta volta de Neymar e diz: “Dembelé é muito melhor”

Parágrafo Único – Só é admitida a solicitação de transferência fora desses períodos caso seja comprovada a rescisão por mútuo acordo ou encerramento do contrato de trabalho desportivo no exterior antes do término da janela de transferência anterior, nos termos do artigo 6º do Regulamento da FIFA sobre o Status e a Transferência de Jogadores.

Na nossa leitura, o artigo 6º do Regulamento da FIFA, mencionado no regulamento nacional, protege a rescisão por justa causa e não por mútuo acordo, senão vejamos:

Os atletas poderão ser registrados em apenas um dos dois períodos anuais de registro fixados pela Associação competente. As Associações podem fixar diferentes períodos de registro para suas competições masculinas e femininas. Como uma exceção à esta regra, um profissional cujo contrato tenha expirado antes do final do período de registro poderá ser registrado fora deste período. As associações estão autorizadas a registrar tais profissionais desde que seja dada a devida consideração à integridade esportiva da respectiva competição. Nos casos em que um contrato tenha sido rescindido por justa causa, a FIFA poderá adotar medidas provisórias visando evitar o abuso, sujeito às previsões do artigo 22 – (tradução livre)

Note que não existe a previsão de “mútuo acordo” na regra internacional, porque ela protege aquele o atleta que não teve culpa na rescisão antecipada do seu contrato de trabalho. No entanto, nossa entidade nacional ao redigir seu regulamento, assim não entendeu.

Desta feita, um atleta que não recebia salários (alimentos) na Turquia é punido duplamente já que, em sua pátria, por interpretação e regulamentação equivocada da entidade nacional, ficou impossibilitado de exercer seu ofício até 10 de janeiro de 2019– quando da abertura da janela de transferências.  

Leia mais:  Problemas em Barcelona: técnico e diretoria não estariam se entendendo

Algumas transações são feitas nas famosas janelas de transferências
Reuters
Algumas transações são feitas nas famosas janelas de transferências

Detalhe, para piorar a situação, as inscrições para a competição estadual encerram-se dia 11 de janeiro de 2019. Considerando o fuso horário da Turquia (+ 5 horas) a efetivação de sua inscrição pode restar prejudicada para a primeira rodada do campeonato, ou seja, o problema se perpetua.

É lamentável que situações como a descrita acima ocorram no futebol. Como a entidade maior do futebol
brasileiro não abre os olhos para a situação delicada de um atleta que simplesmente pleiteia o exercício de sua profissão e é punido duplamente? Esperamos que a interpretação transcrita no regulamento seja revista em breve para que outros atletas não sejam mais impedidos de atuar em situações análogas.

Leia também:

Profissionalização dos árbitros de futebol: o que diz a Justiça?

Comentários do Facebook
publicidade

Esportes

E o tornozelo? Neymar vai às festas de Anitta e Vinicius Junior mesmo lesionado

Publicado

em

Neymar em festa de Anitta
Reprodução / Instagram
Neymar apareceu em festa de Anitta

Há três semanas, Neymar foi cortado da seleção brasileira e da Copa América porque lesionou o tornozelo direito durante o amistoso contra o Qatar, em Brasília. Os médicos do Paris Saint-Germain vieram ao Brasil e avaliaram o jogador, dando uma previsão de seis semanas de recuperação. Mas o craque está com um pique grande para quem ainda segue cuidando do membro machucado.

Leia também: Barcelona chega a acordo com Neymar e retorno fica mais próximo

Na noite de terça-feira, o camisa 10 do PSG esteve em duas festas diferentes no Rio de Janeiro: o arraiá da cantora Anitta e o aniversário de 19 anos do atacante Vinicius Jr., do Real Madrid. Neymar chegou aos eventos acompanhados do bicampeão mundial de surfe Gabriel Medina e de alguns parças.

A cantora publicou um álbum de fotos do sua festa junina e o atacante aparece com ela, o surfista de ondas grandes Pedro Scooby, namorado da cantora, e Medina . A artista ainda brincou com o jogador, disse que ele “deveria brincar com a dança da laranja ou com a brincadeira da maçã”.

Anitta publicou um vídeo no Stories mostrando o craque do PSG, que parece ficar sem graça e não entra na brincadeira da amiga.

Leia também: Em entrevista, Najila Trindade fala da família e evita ‘tablet desaparecido’

Horas depois, Vinicius Jr . compartilhou um único registro do seu aniversário adiantado – ele completa 19 anos só em 12 de julho – justamente com Neymar .

Neymar ao lado de Thiaguinho, Vinicius Jr. e Gabriel Medina
Reprodução / Instagram
Neymar ao lado de Thiaguinho, Vinicius Jr. e Gabriel Medina

Fonte: IG Esportes
Comentários do Facebook
Leia mais:  Feridos em incêndio no CT do Flamengo apresentam melhora clínica
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento29 minutos atrás

Pisão de Ferrugem em fã vira meme na internet

Reprodução/Internet meme ferrugem A polêmica do Ferrugem dando um pisão no braço de fã, durante um show na Bahia, ainda...

Entretenimento29 minutos atrás

Príncipe William diz que não teria problema caso seus filhos fossem homossexuais

Nesta quarta-feira (26), o Príncipe William visitou a sede de uma organização LGBT, a “Albert Kennedy Trust (AKT)”, que se...

Entretenimento29 minutos atrás

Conheça o maquiador que conquistou a confiança da ex-Spice Girl Melanie C

Com mais de 15 anos na área da beleza, Vinícius Santarelli Rossetti é um case. Seus “cílios alongados e bem...

Nacional29 minutos atrás

Carlos Bolsonaro discute com vereadores sobre prisão de sargento com cocaína

Renan Olaz/CMRJ Carlos Bolsonaro (PSC) discutiu com Tarcísio Motta (PSOL) no plenário Os vereadores Carlos Bolsonaro (PSC) e Tarcísio Motta...

Nacional29 minutos atrás

ONU cita Bolsonaro como exemplo de “fracasso de liderança governamental”

Marcos Corrêa/PR – 21.6.19 Presidente Jair Bolsonaro tem enfrentado dificuldades na articulação política com o Congresso O relator especial da...

Economia30 minutos atrás

Relator diz que não vai suavizar regras para policiais federais e professores

Marcelo Camargo/Agência Brasil – 13.6.19 “Acho muito difícil [fazer] mais esforços do que já foram feitos”, disse o relator da...

Nacional1 hora atrás

Bolsonaro pede “punição severa” a militar preso com cocaína em voo

Alan Santos/PR Militar que foi preso com 39 kg de cocaína em bagagem estava na comitiva oficial de Bolsonaro ao...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana