conecte-se conosco



Política

Redes sociais apresentam acervo da Ales

Publicado

em


.

O acervo artístico da Assembleia Legislativa (Ales) disponível em um clique. Essa é a proposta da nova série do Instagram e Facebook sobre as obras de arte expostas no Parlamento. A cada segunda-feira é possível contemplar uma nova obra, conhecer seu autor, as especificações técnicas e local onde está disponível no prédio da Ales.

A série estreou nesta segunda-feira (27), em grande estilo, com o quadro “Partida de Arariboia”, do capixaba Levino Fanzeres.  A tela pintada a óleo tem 4,75 por 3,26 metros, e é considerada a maior desse tipo no Estado. A obra data de 1921 e foi encomendada para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil.

A cena retratada é a saída do cacique Arariboia da região da Prainha, em Vila Velha, para retornar à sua terra, a Baía de Guanabara, e guerrear contra índios tamoios e forças francesas. O líder indígena entraria para a história como o fundador da cidade de Niterói (RJ).

Na próxima semana é a vez do quadro “Evangelho da Selva”, do carioca Antônio Parreiras. A obra de 2.22 x 2.52 metros, pintada em óleo sobre tela, completa seu primeiro centenário neste ano.  A curadoria das obras publicadas é feita pelo Centro de Memória da Casa, que também receberá todo o conteúdo produzido para a série.

Acervo

O acervo artístico da Assembleia é composto por mais de 300 bens culturais móveis, entre quadros, gravuras, esculturas e fotografias. As obras foram adquiridas por meio de compra direta, doação pessoal ou doação compulsória pela participação dos artistas em exposições realizadas nos espaços culturais da Casa.

Segundo o Centro de Memória, setor responsável pela catalogação do acervo, o patrimônio cultural, por ser um bem público, deve ser preservado para potencializar a reflexão e o senso crítico, atuando assim como agente de transformação social. E para garantir a democratização do acesso, um dos projetos futuros é a disponibilização digital das obras.

Em 2005, um grupo de pesquisadores avaliou o acervo e elegeu, dentro de critérios preestabelecidos, 19 obras produzidas entre as décadas de 1920 e 1990, que mereceram destaque na publicação Acervo artístico e histórico da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo pelo seu valor artístico e cultural.

São obras de Levino Fanzeres, Aldamário Pinto, Antônio Parreiras Theodoro De Bona, Carlos Crepaz, Van Dijk, Marian Rabelo, Herberth Britto, Francisco Schwarz, Celina Rodrigues, Nelma Guimarães, Jimmy Lapin, Maria Cecília Jouffroy, Ângela Gomes, Maria das Graças Rangel, César Viola Maio e Zavoudakis.

De 1990 a 1996 todo o acervo foi restaurado no ateliê do artista plástico capixaba Kleber Galvêas, que mantém registros do trabalho em seu site pessoal. Galvêas apoiou a iniciativa da série no Instagram. “A divulgação das obras atende a uma obrigação constitucional, prevista nos artigos 215 e 216 da Constituição Federal, que tratam do apoio à cultura. É muito importante valorizar esse patrimônio histórico”, afirmou.

Segundo Margô Devos, secretária de Comunicação Social da Assembleia, a série estreou com muitas curtidas, elogios e interações, e não tem data para terminar. “Faremos a divulgação da maior quantidade (de obras) possível. É importante que a população tenha conhecimento do nosso acervo. Também queremos contribuir com a valorização do material artístico e com o resgate histórico das obras”, pontuou Devos. 
  
 

Comentários do Facebook

Política

PT, PSOL, PSL e Novo se unem contra projeto de privatizações de Doria

Publicado

em


source
doria
Reprodução/Twitter

Governador de São Paulo, João Doria na Alesp


Deputados estaduais de esquerda e direita se uniram na última noite na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para barrar o  projeto de lei (PL) 529 de autoria do governador João Doria (PSDB), que prevê a privatização, de uma única vez, de 10 estatais. Dentre as empresas na mira do projeto está a CDHU, responsável pela construção de moradias populares e urbanização de favelas.


O debate está acalorado na Alesp e se estende desde segunda-feira (28), com bate-bocas, manifestações e pedidos de ordem. Na noite de ontem (29),a votação do projeto foi novamente adiada após derrota da base do governo. Partidos de esquerda e direita como  PT, PSOL, PSL, Novo e Patriotas se uniram pelo adiamento da votação e comemoraram o feito.

O projeto foi apresentado em agosto alegando a necessidade de minimizar o rombo nas contas do estado de São Paulo. A esquerda argumenta que Doria vai prejudicar a população mais vulnerável com os cortes, enquanto a direita atribui o rombo na economia ao governo Doria em meio à pandemia de Covid-19.

Deputados dos dois lados trocaram elogios, como a deputada Leci Brandão (PCdoB), que foi aplaudida por deputados bolsonarista e respondeu com elogios à deputada Janaina Pascoal (PSL).


Comentários do Facebook
Continue lendo
Policial6 minutos atrás

Policiais Militares participam da 2ª Copa da ACS em Itapemirim

Na tarde desta quarta-feira (30), os policiais militares da 9ª e 10ª Companhia Independente se uniram em um time único contra...

Policial6 minutos atrás

Polícias Militar e Civil discutem segurança das fronteiras em Baixo Guandu

O comandante do 8° Batalhão, tenente-coronel Gabriel Amâncio de Souza Porto, esteve em reunião na tarde desta quarta-feira (30), no município...

Policial6 minutos atrás

Estufa para plantação de maconha é encontrada pela PM em casa na Serra

A Equipe da Força Tática da 14ª Companhia Independente encontrou uma estufa para plantação de maconha montada em um quarto...

Entretenimento21 minutos atrás

“A Fazenda 12”: Rodrigo se descuida ao tirar calça e acaba mostrando o pênis

Reoprodução/Twitter Rodrigo Moraes em A Fazenda 12 Ser vigiado 24 horas por dia não é uma tarefa fácil e Rodrio...

Policial21 minutos atrás

BPMA apreende pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Itaguaçu

Nesta quarta-feira (30), a equipe do 3º Pelotão da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), intensificou a...

Política21 minutos atrás

PT, PSOL, PSL e Novo se unem contra projeto de privatizações de Doria

Reprodução/Twitter Governador de São Paulo, João Doria na Alesp Deputados estaduais de esquerda e direita se uniram na última noite...

Policial51 minutos atrás

Homem procurado pela justiça do Rio de Janeiro se envolve em confusão e é detido pela PMES

Na manhã desta quarta-feira (30), policiais militares da 9ª Companhia Independente receberam uma denúncia de que havia um indivíduo causando danos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!