conecte-se conosco



Nacional

Recém-nascida é torturada pelo pai; bebê teve 16 costelas e fêmur quebrados

Publicado

em

Reprodução: internet

Uma recém-nascida era torturada pelos pais em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte. A bebê, que hoje tem 11 meses, sofria com as agressões desde o primeiro mês de vida. O caso foi investigado pela Polícia Civil, e as conclusões do inquérito foram divulgadas nesta quinta-feira (13).

As investigações começaram em março deste ano. De acordo com o delegado Victor Vasconcelos de Mattos, a polícia foi acionada pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) para que apurasse uma denúncia de maus-tratos contra a bebê. O MP, por sua vez, tinha sido comunicado pelo Conselho Tutelar municipal, que acompanhava o caso da criança desde que ela foi internada, pela primeira vez, em um hospital da cidade, depois de uma fratura no fêmur.

Fratura no fêmur

Quando a criança tinha apenas um mês, foi levada para a Fundação Hospitalar Santo Antônio por causa de uma fratura no fêmur. “O fêmur é um osso muito forte, resistente, e isso chamou a atenção dos médicos”, conta o delegado. Ela permaneceu um tempo internada, e isso chegou ao conhecimento do Conselho Tutelar, que começou a fazer visitas periódicas depois que a criança voltou pra residência de seus pais.

Em uma das visitas desavisadas dos conselheiros, a menina, já com 4 meses, foi encontrada com febre alta e chorando muito. Ela foi novamente encaminhada para atendimento médico na cidade, mas, como o quadro de saúde era grave, precisou ser transferida para o Hospital João XXIII, na região Leste da capital mineira.

A criança ficou internada por cerca de um mês, sendo mais de uma semana na UTI, correndo risco. Foram duas internações graves no intervalo de apenas três meses. A partir do episódio, houve a comunicação ao Ministério Púbico, que informou à polícia civil, e as investigações tiveram início.

16 costelas

A partir do inquérito, a polícia concluiu que os pais estavam efetivamente torturando a criança. “Não era uma caso de agressões pontuais, mas de tortura”, explica o delegado. Além da fratura do fêmur consolidada, o bebê tinha 10 costelas da esquerda fraturadas consolidadas, e 6 costelas da direita também fraturadas recentemente.

“O fato de você ter 16 costelas quebradas, em períodos distintos, mostra que isso não é um acidente, como narrado pelos pais, que relataram que a criança tinha caído. Na verdade, as versões dos pais foram fantasiosas e combatidas pelos elementos do inquérito policial e a perícia médica. O perito disse expressamente que essas lesões foram causadas por meio de um trauma de alto impacto, gerando contusão pulmonar, com prejuízo das costelas. A criança quase morreu”, conta.

Até a versão apresentada pelos dois era conflituosa, mesmo compartilhando o advogado. “Eles acabaram apresentando versões diferentes. Ela afirmou que foram quedas, que a criança teria caído tomando banho, e aliado a isso a mãe teria sentado na criança, o que gerou a fratura de fêmur. Já o pai alega que todas as fraturas – costela e fêmur – foram causada em razão de uma queda durante um banho, o que foi fortemente afastado pelo laudo”, afirma.

“A perícia afirma que foi gerado um trauma de alto impacto. O laudo expressamente diz que foi usado um meio cruel, que afasta a possibilidade de uma queda”, explica o delegado.


(*Bhaz)

Comente Abaixo
Nacional24 minutos atrás

Céu encoberto e temperaturas baixas nesta sexta em São Paulo

Reprodução Redes Sociais/Avertigus Previsão do tempo em São Paulo Sensação de frio com céu nublado durante o dia marcam a...

Mulher4 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 18 de junho de 2021

Marcelo Dalla A previsão do dia dá dicas de como aproveitar as oportunidades de acordo com o seu signo e...

Nacional6 horas atrás

Polícia encontra pano ensanguentado e acredita que Lázaro Barbosa esteja ferido

Reprodução: iG Minas Gerais Lázaro Barbosa, o serial killer do DF A polícia de Goiás acredita que o serial killer...

Nacional7 horas atrás

“Se você estiver me ouvindo, me faça o favor de se entregar” diz mãe de Lázaro

Reprodução: iG Minas Gerais Lázaro Barbosa de Sousa está foragido há 9 dias Na tarde desta quinta-feira, Eva Maria de...

Mulher7 horas atrás

Aprenda 3 salmos para limpar a alma de sentimentos ruins

Reprodução: Alto Astral Aprenda 3 salmos para limpar a alma de sentimentos ruins Muitas vezes na vida, especialmente quando estamos...

Política7 horas atrás

PGR diz ter desarquivado ação contra Bolsonaro por divulgação de cloroquina

Pedro França/Agência Senado Procurador-geral da República, Augusto Aras  A  Procuradoria-Geral da República (PGR) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ter...

Política7 horas atrás

Lula não confirma ida a protesto contra Bolsonaro para não virar “ato eleitoral’

Reprodução iG Minas Gerais Ex-presidente Lula O ex-presidente Lula (PT) disse nesta quinta-feira (17) em suas redes sociais que não...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!