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São Mateus

Receita da Marcopolo cresce 45,5% nos nove meses de 2018

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Desempenho no mercado brasileiro e nas exportações suportaram o bom resultado da receita 

SÃO MATEUS (ES) – A Marcopolo S.A. fechou os primeiros nove meses de 2018 com crescimento de 45,5% em sua receita líquida consolidada, com R$ 2,957 bilhões, contra R$2,032 bilhões, obtidos no mesmo período de 2017. Este é o melhor desempenho alcançado pela empresa nos três trimestres de um ano desde que passou apresentar os resultados de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS – International Financial Reporting Standards, estabelecido pelo IASB – International Accounting Standards Board.

O resultado foi puxado pelo crescimento de 82,0% no mercado brasileiro, com receita de R$ 1,412 bilhão, e de 34,0% nas exportações, que alcançaram R$ 888,0 milhões, contra R$ 776,0 milhões (mercado brasileiro), R$ 662,8 milhões (exportações) alcançados nos nove meses do ano passado. O lucro líquido cresceu 165% e alcançou R$ 119,0 milhões, contra R$ 44,9 milhões nos três trimestres de 2017.
Segundo José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, o terceiro trimestre de 2018 apresentou crescimento nas vendas de rodoviários para o mercado interno (109,3% em relação ao 3T17), de veículos para o Caminho da Escola (1.038 unidades) e no aumento da produção nas fábricas no exterior, que passou de 510 unidades, em 2017, para 608 unidades. “Este desempenho fez com que a empresa mantivesse a trajetória de crescimento registrada no primeiro e segundo trimestre deste ano e alcançasse um bom resultado”, salienta o executivo.
Nos nove meses de 2018, a Marcopolo produziu em suas fábricas no Brasil 10.422 unidades, contra 6.126. No mesmo período de 2017, com crescimento de 70,1%. Foram 3.056 ônibus rodoviários, 3.714 urbanos, 1.828 micro-ônibus e 1.824 unidades da marca Volare.
No mercado de rodoviários, o crescimento de produção foi beneficiado pela entrada em vigor, desde o dia 15 de outubro, da regra que determina que novos ônibus devam ser equipados com elevadores de acessibilidade, pela renovação das frotas dos operadores das linhas interestaduais e internacionais, e pela retomada dos segmentos de fretamento e turismo. Nos urbanos, o desempenho também foi beneficiado pelas entregas de urbanos para o programa Caminho da Escola. Depois de quatro anos de retração, este ano ocorreram licitações e já foram entregues 1.626 unidades.
Nas operações internacionais, os destaques no terceiro trimestre foram as unidades da Polomex (México) e Volgren (Austrália), que apresentaram crescimento de 32,4% (319 contra 241 unidades) e 21,5% (147 contra 121 unidades), respectivamente, em relação ao mesmo período de 2017.
A Marcopolo mantém o seu investimento em treinamento e capacitação, inovação e automação, dando continuidade ao desenvolvimento da metodologia Lean, inclusive com a redução de desperdícios e melhor gestão de estoques, e do contínuo programa para redução de custos, a fim de melhorar a eficiência operacional.

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São Mateus

Prefeitura de São Mateus fica impedida de realizar obras por ultrapassar limite de gastos com pessoal

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SÃO MATEUS (ES) – O Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte, Valter Pigati, sabatinado em reunião das comissões da Câmara de São Mateus, no plenário Lizete Conde Rios, esta semana, revelou que o inchaço na folha de pagamento da prefeitura paralisou cerca de 40 projetos em sua pasta.  Pigati informou aos vereadores que as obras ainda não saíram do papel porque a prefeitura não consegue cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, com a folha de pagamento ultrapassando o limite de 54% determinado por lei.

Por descumprir a legislação fiscal o Poder Executivo Municipal fica impedido pelo Tribunal de Contas do ES de receber a certidão que permite celebrar convênios, até ser feito o ajuste nas contas públicas. “Por causa dessa ultrapassagem nos gastos com a folha dos servidores tá tendo a dificuldade da certidão”, justificou Pigati.


SOLICITAÇÃO

O secretário prestou esclarecimento às comissões na reunião de segunda-feira (12), por solicitação dos vereadores Aquiles Moreira da Silva (PMN), presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Direitos Humanos, Cidadania e Redação; Antônio Luiz Cardoso, o Temperinho (PRTB), Presidente da Comissão de Obras, Urbanismo e Infraestrutura Municipal e pelo Vice-Presidente desta mesma comissão, Jerri Pereira (PRTB). Os onze parlamentares da Câmara participaram da sabatina e tiveram oportunidade de esclarecer, entre outros pontos, os projetos paralisados na secretaria, reparos emergenciais sem solução definitiva em áreas castigadas por alagamentos, obras que começam e não terminam, pontos críticos como a Rua da Graça, no Bairro Santo Antônio Avenida Dom José Dalvit, região do Mercado Municipal, no centro, além da contenção de encostas, falhas nos serviços de iluminação pública e transporte público.

Segundo Pigati, algumas obras serão retomadas ou refeitas de forma correta, uma delas na região do Córrego da Bica, aumentando o tamanho das manilhas com tubo ármico e galerias (do INSS até a Ladeira da Antártica).


GURIRI

Confiante em que a prefeitura receberá a certidão do Tribunal de Contas ainda este ano, o secretário apresentou aos vereadores cópia do projeto de mobilidade urbana de Guriri em convênio com o Governo do Estado, que prevê a retirada do tráfego de veículos, transformando o trecho central do balneário (da antiga Cascata até a entrada da Av. Oceano índico) em um grande calçadão, com a retirada dos canteiros centrais, transferência da rede de iluminação pública para as laterais, próximo às calçadas do comércio que devem ser padronizadas e projeto de drenagem. “Vai ter galeria subterrânea e PV de drenagem de quinze em quinze metros. Vai ter uma caixa que vai ser bombeada, da cascata para um local pré-determinado em área pública para drenar a água”, explicou o secretário.

Questionado sobre o valor do projeto, não soube precisar o volume de recursos. Disse apenas que a previsão é começar as obras ainda este ano. A maioria dos vereadores alertou que o tempo é curto, por causa da temporada de verão e a previsão de muita chuva até o fim do ano. “Prevemos terminar a obra num prazo máximo de 45 dias. pode ser que faça até depois do verão, eu vou até levar essa sugestão, mas a obra tem que ser feita”, disse Pigati.


PRAÇA WILSON GOMES

Sobre a denúncia de destruição da praça do centro de Guriri, Pigati não entrou em detalhes sobre o novo projeto, apenas explicou que estão rebaixando o piso cerca de 20 centímetros para deixar no nível da avenida. Esclareceu que a prefeitura teria oferecido ao dono de um estabelecimento de churros, situado há muitos anos na pracinha, um espaço na Praça Vinícius Cavaleiro Mileri, no lado norte do balneário.


LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

A observância ao Limite de Gastos com Pessoal no Setor Público é tratada com grande importância na Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Lei Complementar nº 101 de 4 de Maio de 2000, a conhecida Lei da Responsabilidade Fiscal, revogou a Lei Complementar 96 de 3 de Maio de 1999. Esta lei chamada Lei Rita Camata já trazia o Limite de Gastos com Pessoal que era de 60% da Receita Corrente Líquida. Estes limites para os Municípios são 54% para o Poder Executivo e de 6% para o Poder Legislativo. A LRF manteve este limite, porém acrescentou o Limite Prudencial de Despesa com Pessoal de 51,3% e o Limite de Alerta de 48,6%

O Artigo 59 da LRF que trata da Fiscalização da Gestão Fiscal pelo Controle Externo (Tribunais de Contas, Câmaras Municipais e Ministério Público) determina no Inciso II do Parágrafo 1º que o Gestor deverá ser alertado se a Despesa Com Pessoal ultrapassar 90% do Limite Máximo, ou seja 48,6%.


(*Assessoria de Comunicação da CMSM)

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