conecte-se conosco



Estadual

Área de seca aumenta no litoral norte do Espírito Santo

Publicado

em

 

.

Os indícios da seca típica desta época do ano começam a ficar mais intensos. Conforme a última atualização do Monitor de Secas, apresentada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Espírito Santo teve uma crescente das áreas de seca fraca no mês de junho em comparação com o mês anterior.

Segundo o Monitor de Secas, as chuvas abaixo da média registradas no mês de junho causaram impactos principalmente no litoral norte do Espírito Santo. “Ate o mês de abril, não tinha seca no Estado. Em maio, foi observado o surgimento de uma área de 20% de seca no litoral norte. Em junho, foi observado que esta área aumentou para 25%. O mês de julho terminou e as análises já estão sendo feitas: a área de seca fraca pode ser ampliada, reduzida ou agravada”, explicou o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos.

O meteorologista do Incaper acrescentou que, apesar de fraca, a seca merece atenção. “Não é motivo de alarme, mas as pessoas têm que se conscientizar de que esta é a época do ano em que menos chove. Existe a necessidade de utilizar recursos hídricos de forma mais responsável, mais consciente. Assim, reduzimos o risco de enfrentar uma situação mais grave quando chegar a época mais crítica”, disse Hugo Ramos.

É comum nos meses de abril a outubro o baixo nível das chuvas no Estado, fator que reflete no crescimento dos indicadores do Monitor de Secas. De acordo com a Agerh, este fenômeno faz com que cresça também a captação de águas em barragens e poços artesianos, já que o nível dos rios fica mais baixo, por isso, é importante regularizar esses usos. Ainda segundo a Agerh, a captação de água subterrânea deve ser cadastrada por meio de um formulário digital, com informações sobre o uso. Já a captação de água em barragem deve ser regularizada por meio do Requerimento de Outorga. 

Sobre o Monitor de Secas

O  Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste do Brasil e em mais cinco Estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins, além do Distrito Federal. O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores de seca e nos impactos causados pelo fenômeno em curto e/ou longo prazos. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo.

Comentários do Facebook

Estadual

No Dia do Estudante, Governo do Estado entrega obras de escolas e anuncia investimentos

Publicado

em


.

No Dia do Estudante, celebrado nesta terça-feira (11), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realiza a entrega de obras e assina Ordens de Serviço para construção, reforma e ampliação de escolas, além da construção de quadras poliesportivas em diversos municípios. A solenidade virtual será às 11 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Serviço:
Cerimônia virtual de inauguração e assinatura de Ordens de Serviço para obras em escolas e construção de quadras poliesportivas
Data: 11/08 (terça-feira)
Horário: 11 horas
O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Governo do Estado (http://linktr.ee/GovernoES) e do governador Renato Casagrande (http://abre.ai/YouTubeRenatoCasagrande)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected] / [email protected] / [email protected] 

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Policial14 minutos atrás

Final de semana de apreensões em Cachoeiro e Castelo

. No último final de semana, a Polícia Militar do Espírito Santo (9º BPM), apreendeu drogas e armas em Cachoeiro...

Entretenimento14 minutos atrás

Globo não corta cena de nudez e novela da tarde empolga a audiência

Pedro Carrilho Romeu fica nu A Globo está reprisando “Êta Mundo Bom!”, que originalmente foi ao ar no horário das...

Nacional14 minutos atrás

Polícia investiga desaparecimento de transexual no interior de SP

Reprodução Aline Garrefa foi vista pela última vez no dia 4 de agosto A Polícia Civil do estado de São...

São Mateus17 minutos atrás

Covid-19 faz mais 2 vítimas, São Mateus acumula 46 óbitos e 1.680 casos confirmados

São Mateus chegou a 46 óbitos por Coronavírus, com os dois confirmados hoje pela Secretaria Municipal de Saúde. O Município...

Entretenimento29 minutos atrás

Ex-BBB Rodrigão posta foto perguntando se está muito “boiola”

Reprodução/Instagram Rodrigão nos stories do Instagram O ex-“BBB” Rodrigão, que é casado com Adriana Sant’ Anna, também ex-participante do reality...

Nacional29 minutos atrás

Moradores de prédio são intoxicados em ataque com produto químico em São Paulo

Corpo de Bombeiros de São Paulo/divulgação Caso ocorreu no bairro Jardim Paulista em São Paulo Um ataque com produto químico...

Política29 minutos atrás

Plenário aprova normas para eventos drive-in

. Em tempos de distanciamento social, assistir a um filme ou curtir um show dentro do próprio carro será cada...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!