conecte-se conosco



Política

“Racista e profano”: Manifestação que pedia perdão a torturadores é criticada

Publicado

em


source
Vestidos com trajes similares aos usados pelo Ku Klux Klan, manifestantes mostraram apoio a Bolsonaro
Reprodução Twitter

Vestidos com trajes similares aos usados pelo Ku Klux Klan, manifestantes mostraram apoio a Bolsonaro

Imagens de um ato realizado no município de Goiás no último sábado (1), têm provocado manifestações de revolta nas redes sociais. Fotos mostram duas pessoas com vestes semelhantes às usadas por adeptos do movimento supracista branco Ku Klux Klan , segurando uma faixa com a frase em destaque “Deus, perdoe os torturadores”, e um cartaz menor abaixo dizendo “Nosso Brasil pertence ao senhor Jesus” e ainda “Direita com Bolsonaro “.

Por meio de nota divulgada em rede social, a Associação Cultural Pilão de Prata da cidade de Goiás repudiou o ato, ressaltando que ele “agiu violentamente de forma racista e criminosa criando aspectos de violência simbólica latente inspirados na seita Ku Klux Klan, assassina de povo negro”.

A organização explicou que a escolha do local para realizar a manifestação também foi ofensiva .

“Justo em solo sagrado e patrimonial da cultura afro-brasileira da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos erguida às custas do flagelo do povo negro e de seus remanescentes”, afirmou, acrescentando que o “símbolo religioso da cidade de Goiás” foi manchado e que o episódio seria “digno de medidas jurídicas de responsabilização pelos diversos crimes cometidos”, como apologia à tortura e racismo.

“Inescrupulosos caminharam pelo território quilombola em afronta à vida destes que carregam consigo o legado de seus antepassados”, criticou. “Em um momento tão crítico com mais de 400.000 (quatrocentos mil) mortos numa pandemia descontrolada profanaram o chão de Oxum, da Rainha Zinga, dos Bantus, das nossas crianças e dos nossos velhos”.

Você viu?

Segundo a associação afro-brasileira, as vestes fazem referência à tradicional Procissão do Fogaréu, realizada naquele município na Semana Santa, mas com o uso de roupas coloridas.

Inclusive, a própria entidade que organiza o evento anual religioso, Organização Vilaboense de Artes e Tradições (Ovat), esclareceu que não teve participação no ato e tampouco está ciente sobre os responsáveis por ele.

“Em detrimento da repercussão negativa que isso ensejou, tomaremos todas as medidas cabíveis junto as autoridades competentes: MP, Polícia Civil, MPF, Polícia Federal e OAB, e a estas nos colocamos à disposição naquilo que for necessário para averiguar a autoria deste fato”, acrescentou, frisando que suas atividades prezam pela “harmonia com as demais religiões, o respeito entre elas e a ampla defesa aos direitos humanos”.

A organização se posicionou como contrária a “incitação à ditadura, intolerância religiosa e étnica, preconceitos, silenciamentos, tortura, violência e quaisquer que sejam os atos que estimulem a violação dos direitos difusos e sociais”.

Comente Abaixo
Mulher3 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 14 de maio de 2021

Marcelo Dalla O horóscopo do dia auxilia nas decisões que merecem ser tomadas ÁRIES  Conte com mais capacidade de promover...

Estadual5 horas atrás

Suzano vende 2,9 milhões de toneladas de celulose e papéis no primeiro trimestre de 2021

Preço da celulose inicia trajetória de recuperação no mercado internacional A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir...

Política5 horas atrás

Apenas 14% dos brasileiros não votariam em Lula nem em Bolsonaro, diz pesquisa

    Agência Brasil – Lula e Bolsonaro; pré-candidatos devem alcançar o segundo turno, revelam pesquisas A disputa pela presidência em...

Mulher6 horas atrás

A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não chegam

Reprodução: Alto Astral A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não...

Nacional6 horas atrás

Fazendeiro é atingido por boi que tentava pular muro e vai parar na UTI

Reprodução Uma das patas do boi atingiu o fazendeiro que estava escorado em uma baia Um idoso de 72 anos...

Mulher6 horas atrás

8 perfis de vestidos de noiva para você seguir no Instagram e se inspirar!

Reprodução: Alto Astral 8 perfis de vestidos de noiva para você seguir no Instagram e se inspirar! Nada mais justo...

Estadual6 horas atrás

Servidores do TJES participam de capacitação sobre acessibilidade de imóveis

O curso remoto terminou nessa quarta-feira, 12/5. A Escola de Magistratura do Espírito Santo (Emes), em parceria com a Comissão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!