conecte-se conosco



Nacional

Quer trocar seu nome? Confira em quais casos é possível fazer a mudança

Publicado

em

source
novo modelo RG arrow-options
IIRGD

Novo modelo de RG começa a ser emitido no Estado de São Paulo

Em diversos países do mundo é possível alterar seu nome. No Brasil , a mudança de prenome está prevista em lei. Entretanto, a alteração só é permitida em algumas situações específicas nas quais a pessoa é exposta. Confira algumas delas:

Leia também: Rio-Santos fica interditada após barragem ceder em São Sebastião

Erro de grafia

Um dos motivos que permite a alteração de nome é a correção de erros de grafia no nome da pessoa. A alteração poderá ser feita no próprio cartório no qual o cidadão foi registrado através de uma petição assinada pelo cidadão. Um dos exemplos é Washington, que, por ser um nome estrangeiro, tem a grafia complicada e pode ser escrita de maneira errada.

Adoção

Em casos de adoção, o adotado poderá assumir o sobrenome de quem o adotou. Além disso, caso o adotado seja menor de idade, os responsáveis poderão solicitar a alteração do prenome do sujeito.

Vítimas e testemunhas de crime

O Programa Nacional de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas diz que pessoas que foram vítimas de crimes ou testemunharam contra acusados possam ter seus nomes alterados para garantir sua segurança pessoal. As alterações podem se estender à filhos, progenitores, familiares e dependentes com quem a vítima/testemunha mantenha contato frequente.

Leia também:Usando tornozeleira eletrônica, Pezão diz que vive com a aposentadoria da esposa

A lei diz ainda que, caso a ameaça seja cessada, as pessoas poderão voltar a utilizar seu nome original.

Homonímia

Em casos de homonímia – quando duas pessoas possuem os mesmos nomes – o interessado deverá solicitar a alteração de sobrenome. Com isso, são evitados problemas financeiros e possíveis aplicações de golpes.

Exposição ao ridículo

Nomes que possam expor a pessoa à situações vexatórias também podem ser alterados. A regra vale para casos de combinações de nome e sobrenome , como Isadora Pinto; nomes regionais, como Raimunda; e para adaptações de nomes estrangeiros, como Sergey. Outros casos, como nomes oriundos da junção de outros prenomes, também podem ser alterados.

Leia também: Acidente entre ônibus e moto deixa um morto no Elevado do Joá 

Inserção de apelidos

A inserção de apelidos notórios – conhecidos por grande parte da sociedade – também é prevista em lei. Um dos exemplos mais conhecidos é o do ex-presidente Lula , que adicionou o apelido ao seu nome original (Luiz Inácio da Silva). A cantora e apresentadora Xuxa é um outro exemplo.

Comentários do Facebook

Nacional

Pronunciamento de Bolsonaro desta quarta é recebido com panelaços

Publicado

em

source
projeção de fora bolsonaro em prédio no centro de são paulo arrow-options
Reprodução/Instagram

Os dizeres “Fora Bolsonaro” foram projetados em noite de pronunciamento, seguido de panelaços


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um pronunciamento na noite do dia 8 de abril. Em sua fala, Bolsonaro dá enfoque em falta de sintonia entre ministros, fazendo alusão aos desentendimentos entre ele e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e cita Índia como parceira exportadora de insumos para produzir cloroquina .

A resposta imediata do discurso, transmitido em rede nacional, foi o surgimento de panelaços em diversas cidades do país. Pelas redes sociais, registros de diversas cidades começaram a surgir na linha do tempo. Entre os que participaram, estão moradores de Belo Horizonte, Fortaleza, interior e capital de São Paulo, Águas Claras e Recife. 



No Distrito Federal, foi possível ouvir diversos gritos e vuvuzelas assim que o pronunciamento começou.



Em Belo Horizonte, o panelaço prosseguiu até mesmo depois do fim da fala do presidente. Gritos de “fora Bolsonaro” ecoam. 





No bairro da Bela Vista, em São Paulo, diversos moradores se juntaram ao panelaço e pediram pela saída de Bolsonaro.

Ver essa foto no Instagram

#panelaço #belavista #forabolsonaro

Uma publicação compartilhada por Leonardo Milani (@leo_milani) em 8 de Abr, 2020 às 4:38 PDT


Ainda em São paulo, no Centro, diversos edifícios receberam projeções de mensagens de protesto às falas de Bolsonaro durante o pronunciamento. Um deles traz o rosto do presidente dentro do vírus. Em outra, os dizeres: “Ele mentiu de novo”. 





Momentos antes, um dos prédios recebeu uma homenagem aos profissionais da área da saúde. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento2 minutos atrás

Geisy Arruda dá zoom e seios fartos pulam para fora do decote: ”Tá com fogo?”

Musa lutou para esconder os mamilos ao publicar foto bem provocante Musa absoluta, a influenciadora Geisy Arruda surpreendeu os seguidores ao publicar...

Entretenimento6 minutos atrás

Kelly Key põe shortinho durante quarentena e faz faxina de forma inusitada

Kelly Key está aproveitando mais do que nunca o período da quarentena para cuidar de sua casa. Ela é bastante intensa...

Entretenimento9 minutos atrás

Paolla Oliveira curte dia de sol e beleza natural chama atenção

A atriz está aproveitando a quarentena para relaxar Paolla Oliveira está curtindo a quarentena e aproveitando quase todos os dias...

Mulher58 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 9 de abril de 2020

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente ÁRIES  Velhos conceitos são...

Política9 horas atrás

Projeto limita gastos de membros do Executivo

. Tramita na Assembleia Legislativa iniciativa de autoria parlamentar para limitar o gasto do poder Executivo com cartão corporativo e...

Economia9 horas atrás

Pandemia de Covid-19: consumidores não precisam temer desabastecimento

A Organização Mundial da Saúde decretou, no dia 11 de março, pandemia mundial por conta do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o que...

Nacional9 horas atrás

Pronunciamento de Bolsonaro desta quarta é recebido com panelaços

arrow-options Reprodução/Instagram Os dizeres “Fora Bolsonaro” foram projetados em noite de pronunciamento, seguido de panelaços O presidente Jair Bolsonaro (sem...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana