Connect with us

Agricultura

Queda do preço da pimenta-do-reino pode reacelerar expansão do eucalipto

Published

on

SÃO MATEUS – Registrando um ritmo mais lento de crescimento da monocultura do eucalipto nos últimos cinco anos, o município de São Mateus, pode voltar a ver o deserto verde reacelerando sua expansão devido à redução do preço da pimenta-do-reino. “Já houve uma queda brusca”, afirma Dorizete Cosme, da coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
A única forma de evitar mais essa tragédia é acentuar o trabalho de apoio aos pequenos produtores familiares, no sentido de diversificarem sua produção e investirem em alimentos variados, que abastecem suas mesas e as das cidades. “E produção diversificada significa também renda mais diversificada para as famílias e mais alimentos saudáveis nas mesas do campo e da cidade”, pondera a liderança camponesa.
Daí a razão para que a maior dedicação das lideranças camponesas, nesse momento, é exatamente essa conscientização e mobilização das famílias. A polêmica do café conilon, por exemplo, que está prestes a ter a importação autorizada pelo presidente Michel Temer, é acompanhada pelo MPA à distância.
Por ora, a avaliação é de que a importação, se aprovada, vai atingir, nesse momento, mais os grandes produtores, que conseguiram driblar a seca com investimentos em poços artesianos profundos e com a substituição da irrigação por aspersão pelo microjet e o gotejamento.
Os pequenos, já endividados desde o início da crise hídrica, em 2014, não conseguiram salvar sua produção. “O pequeno, se conseguir alguma coisa, será daqui a 60 dias. A lavoura estava tão castigada, que nem as chuvas do final de 2016 conseguiram trazer a floração”, relata Dorizete.
Já os grandes cafeicultores, reuniram-se no “Movimento Agricultura Forte ES”, e têm realizado intensa pressão política, inclusive realizando obstrução de rodovias, como aconteceu esta semana.
Dorizete conta que o MPA avalia essa possível crise do café conilon não apenas como possibilidade de muitos prejuízos para os cafeicultores – grandes, médios e pequenos –, mas também como oportunidade de diversificação de produção, a exemplo do que já vem sendo trabalhado com relação à pimenta-do-reino.
Outra possibilidade é favorecer ainda mais a expansão do eucalipto. Se em municípios como Pinheiros, Pedro Canário e Conceição da Barra, a monocultura já avança sobre a cana-de-açúcar, em São Mateus e todos os demais produtores de café, o deserto verde pode também se favorecer e voltar a acelerar sua expansão, seja para produção de celulose para Aracruz (Fibria) e Suzano, seja para produção de móveis ou de placas de MDF.
Na segunda, a Fibria comunicou, no Diário Oficial, seu requerimento ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), de Licença Prévia (LP-S) e Licença de Operação (LO-S) para plantio de 296,60 hectares de eucaliptos na Fazenda Modelo, em São Mateus.
Já foi contabilizado, somente este ano, um total de 723,51 hectares que devem se transformar em monocultura de eucaliptos nos municípios de Pinheiros e São Mateus. E nenhuma notícia sobre plantios do Programa Reflorestar.

  • Com informações do Seculo Diário

 

Comente Abaixo
Nacional2 minutos ago

Rio: chefe de milícia em Jacarepaguá morre em confronto com a polícia

Reprodução Borel é apontado como chefe da milícia em Jacarepaguá no Rio Denis Monteiro Marques, conhecido como Borel, foi morto...

Política2 minutos ago

Ciro posta vídeo em que Lula e Bolsonaro aparecem como “diabinhos”

Reprodução/Twitter Lula e Jair Bolsonaro foram colocados como “diabinho” Nesta segunda-feira (8), o candidato à Presidência da República Ciro Gomes...

Política7 minutos ago

Plano de governo de Bolsonaro defenderá liberdade e será pró-armas

Isac Nóbrega/PR – 07.06.2022 Jair Bolsonaro (PL) Em minuta do plano de governo de  Jair Bolsonaro obtida pelo GLOBO, a...

Política7 minutos ago

Defesa minimiza divulgação de fake news de coronel

Reprodução: Agência Brasil Paulo Sérgio Nogueira Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) excluir do grupo de fiscalização do processo eleitoral...

Política32 minutos ago

Deputado destaca medida para inclusão de PcD

Em discurso na sessão plenária desta segunda (8) o deputado Doutor Hércules (Patri) destacou a importância da contratação, pelo Tribunal...

Internacional37 minutos ago

Morre, aos 73 anos, a atriz e cantora Olivia Newton-John

A cantora e atriz Olivia Newton-John, que atingiu o topo das paradas de música pop nas décadas de 1970 e 1980 com...

Política1 hora ago

Ataque às instituições eleitorais ofendem a Constituição, diz Fachin

Abdias Pinheiro/SECOM/TSE Edson Fachin Nesta segunda-feira (8), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, disse que os...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana