conecte-se conosco


Nacional

Queda de aeronave em Belo Horizonte deixa pelo menos três mortos

Publicado

em

Fumaça e carros
Marina Marques / Twitter
Segundo Corpo de Bombeiros, aeronave caiu sobre carros

Uma aeronave de pequeno porte caiu no bairro do Caiçara, em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (21). Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu sobre carros nos cruzamentos da rua Minerva e Belmiro Braga.

O Corpo de Bombeiros está no local, assim como equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. As informações iniciais são de que o avião decolou do Aeroporto Carlos Prates.

Segundo os bombeiros, até o momento há a confirmação de três mortes e de três pessoas feridas. Explosões foram ouvidas na região após a queda, que ocorreu nas proximidades de uma academia.

O acidente ocorreu cerca de seis meses após a queda de um monomotor no mesmo bairro. No incidente do mês de abril, o piloto da aeronave ficou ferido.

Mais informações em instantes

Comentários do Facebook
Leia mais:  Pai é detido por levar bebê para motel junto com outro homem
publicidade

Nacional

Estudante é acusado de racismo após recusar material de professora negra na UFRB

Publicado

em

source
Momento em que o estudante acusado de racismo arrow-options
Reprodução

Momento em que o estudante acusado de racismo na UFRB deixa a sala de aula

Um estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está sendo acusado de racismo por se recusar a pegar um material das mãos de uma professora negra . Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que o aluno é convidado a se retirar da sala de aula. De acordo com o jornal Extra , o episódio aconteceu na noite desta segunda-feira (9). Não há informações oficiais sobre a identidade do estudante acusado.

Leia também: Família de presa por racismo pede compaixão e diz que ela tem problema psíquico

Nas imagens divulgadas pelo perfil “Lista Preta” do Twitter, é possível ver o estudante de pé na frente da sala e pedindo que a professora deixe os papéis em cima da mesa para que ele pegue. Ela se recusa e levanta, enquanto outros estudantes pedem para ela ignorar e seguir com a aula.

Em outro vídeo, uma mulher que se identifica como coordenadora do colegiado do curso de história da UFRB pergunta se a professora se sente confortável e em condição de prosseguir a aula com o estudante ali, na qual a docente responde: “Ele tumultuou, queria que ele saísse”. A coordenadora, então, convida o estudante a se retirar e pede que os colegas de sala se coloquem a disposição para “servir como testemunha”. Ele se levanta e sai sem resistir aos gritos de “fora, racista”.

Na sequência, a coordenadora conversa com o estudante fora da sala de aula com outras pessoas ao redor e ele se retira sem se pronunciar. De acordo com relatos de estudantes da mesma sala ao perfil, desde que entrou na Universidade, em 2018, ele “se recusa a pegar coisas das mãos de pessoas negras e que pessoas negras tenham manuseado ou até mesmo sentar próximo. Chegando a dizer que – não se mistura com negros pois foi bem criado”.

Leia mais:  Bolsonaro também foi alvo de invasões de hackers, informa ministério da Justiça

Assista aos vídeos abaixo

Ao Extra , o estudante Vinicius Cerqueira, que estava na sala no momento, confirmou que não foi a primeira vez que o aluno teve atitudes racistas no ambiente universitário.

“Ele já teve problemas com a instituição por conta das suas atitudes racistas. Ele demonstrava o preconceito muitas vezes de forma velada. Em outras aulas observamos que ele não pegava qualquer tipo de documento da mão de pessoas negras sendo elas discentes ou docentes. Ontem foi o estopim”, disse.

Diferença entre racismo e injúria racial

Para o advogado e conselheiro do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe), Ariel de Castro Alves, o estudante cometeu crime de racismo , com base no artigo 20 da Lei nº9.459/97. “Ele praticou dicriminação e preconceito racial”, disse em contato com a reportagem do iG . A pena prevista é de um a três anos de reclusão e multa.

Alves explicou também a diferença entre os crimes de racismo, inafiançável e imprescritível, e o de injúria racial , afiançável e prescritível. “A injúria é a ofensa, o xingamento, atingindo a honra da pessoa ofendida. Se ele a chamasse de macaca seria injúria racial”, afirma, com base no artigo 140 do código penal.

“Racismo é a conduta discriminatória. Pode ser contra uma pessoa determinada, mas atinge a todos os negros, por exemplo, e também toda a sociedade”, acrescenta o advogado e conclui: “A injúria depende da representação do ofendido, da vítima, para ter uma investigação e inquérito. No racismo não. A polícia ao tomar conhecimento, até pela imprensa, deve instaurar inquérito. Depois o ministério público entra com ação penal para ter um processo criminal”.

Leia mais:  Bolsonaro tem54% e Haddad, 46%, diz Ibope

Leia também: Governo de SP afasta mais 32 PMs envolvidos em operação em Paraisópolis

A reportagem do iG tentou contato com a UFRB por telefone e e-mail, mas, até a publicação desta nota, não obteve retorno.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento2 minutos atrás

Anitta lamenta morte de modelo: “Matar ou morrer virou algo banal no Rio”

A cantora Anitta usou o Twitter , nesta terça-feira (10), para lamentar a morte do modelo Rodrigo Motta. Ele é...

Entretenimento2 minutos atrás

Claudia Rodrigues desmente morte: “Estou viva, estou bacana!”

Um perfil no Instagram compartilhou na última segunda-feira (9) uma imagem que dava a entender que a atriz Claudia Rodrigues...

Mulher15 minutos atrás

Mãe desabafa sobre a realidade de receber visitas no hospital logo após o parto

“Uma foto realmente vale mais que mil palavras”, diz a norte-americana Katie Bowman. Aos 29 anos e mãe de três,...

Economia15 minutos atrás

Safra de grãos deve bater recorde em 2020 e chegar a 240,9 milhões de toneladas

arrow-options Imagem de Arquivo/Agência Brasil Safras de grãos de 2019 e 2020 baterão recordes de acordo com estimativas do IBGE...

Economia15 minutos atrás

IR 2019: cerca de 700 mil declarações caíram na malha fina, diz Receita

arrow-options shutterstock A consulta ao último lote de restituição do IR 2019 foi liberada na segunda-feira (9) Este ano, 700.221...

Policial28 minutos atrás

Polícia Militar promove Curso de Perícia e Vistoria de Segurança em Estádio de Futebol

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) promove o primeiro Curso de Perícia e Vistoria de Segurança em Estádio de...

Política28 minutos atrás

“Procuradores viciados em holofotes”, diz Lula sobre investigação do filho dele

arrow-options Paulo Guereta/Photo Premium/Agência O Globo “Recorrem a malabarismos no esforço de me atingir”, diz Lula O ex-presidente Lula afirmou...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana