conecte-se conosco



Estadual

Quase metade dos cobradores do Sistema Transcol já foi requalificada ou aderiu ao Plano de Demissão Voluntária

Publicado

em


De um total de 3200 cobradores que integravam o Sistema Transcol no ano de 2019, quase a metade (47,5%) já foi contemplada pelo acordo que prevê a requalificação ou demissão voluntária dos colaboradores. Desses, a maioria (960) foi requalificada ou promovida e absorvida pelo próprio Sistema Transcol, em outras funções. Os demais (560) aderiram ao Plano de Demissão Voluntária.

A partir de 2019, o Sistema Transcol incorporou novas tecnologias de bilhetagem eletrônica e, com a chegada dos novos ônibus para o Sistema Transcol, com ar-condicionado e sem o posto de cobrador, um acordo firmado entre a categoria e os consórcios operadores, junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que estipulou regras para que o processo de renovação de frota e de incorporação das melhorias tecnológicas não gerassem demissões no Sistema. Dessa forma, nenhum cobrador que estava no sistema à época do acordo foi demitido.

O acordo firmado em 2019 foi estendido a todos os cobradores do Sistema Transcol e prevê que, em caso de requalificação, o colaborador passa a contar com 20 meses de estabilidade. Já aqueles que optarem pelo PDV têm direito a todas as verbas rescisórias, seis meses de plano de saúde e mais três meses de vale-refeição.

Entre os cobradores requalificados, cerca de 480 atualmente são motorista/manobrista; 160 atuam na área operacional; 105 são porteiros; 100 assumiram o posto de fiscal; 75 trabalham na manutenção; 22 estão atuando nas áreas administrativas e 18 em bilheteria.

“O acordo firmado em 2019 foi um marco na evolução do transporte coletivo da Grande Vitória, pois não só garantiu melhorias para os passageiros, como também preservou empregos e gerou oportunidade de requalificação e promoção dentro do próprio sistema. A categoria entendeu o processo e a prova disso é a forte adesão por parte dos trabalhadores a este acordo”, destacou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura Fábio Damasceno.

Além das requalificações promovidas pelo Sistema Transcol e do PDV, o Governo do Estado, por meio da Semobi e do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), lançou, este ano, o Programa CNH Requalifica. A iniciativa exclusiva para cobradores do Transcol permite que estes obtenham sua habilitação (Categoria A B ou AB). Serão concedidas 1500 CNHs até 2022, com investimento de R$ 2,3 milhões na requalificação desses profissionais. Com a CNH, os cobradores podem aproveitar novas oportunidade de requalificação dentro ou fora do Sistema.

Em 2022, os cobradores que ainda estão no sistema (que atualmente estão afastados e recebendo integralmente e em dia salários e benefícios) devem retornar ao trabalho no interior dos coletivos que possuem o posto de cobrador (ônibus sem ar condicionado, convencional ou articulado) a partir de janeiro.

Contudo, em função da pandemia, desde maio de 2020 e retirada do dinheiro a bordo e, a partir deste ano com as novas conexões nas cidades de Vitória e de Viana, o Cartão GV passou a ser fundamental para a operação do Sistema Transcol. Desta forma, a Semobi, em conjunto com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) precisou realizar adequações para a operação do Sistema a partir do próximo ano.

Assim, os cobradores remanescentes vão atuar efetuando recarga do CartãoGV de maneira embarcada, por meio de cartões de crédito ou débito, apenas de segunda a sexta-feira e em horários de pico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler
(27) 3636-9617 / 99697-6783
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Nacional6 minutos atrás

Homem degola ex-enteada na frente do próprio filho de cinco anos

Uma adolescente de 13 anos foi degolada pelo ex-padrasto no povoado Colônia Sergipe, na cidade de Indiaroba, em Sergipe, na...

São Mateus21 minutos atrás

Inmet e Marinha fazem alerta de vendaval em São Mateus e 31 cidades do ES

São 19 cidades em alerta para vendaval e 32 municípios litorâneos com ventos costeiros previstos O Instituto Nacional de Meteorologia...

Carros e Motos22 minutos atrás

Suzuki lança GSX-S1000GT 2022

Divulgação Nova Suzuki GSX-S1000GT 2022 ficou mais agressiva e o motor é o mesmo da naked K5 GSX-R, capaz de...

Entretenimento22 minutos atrás

“Gênesis”: Asenate descobre podre de José e se enfurece

Thais Teles Gênesis – Asenate descobre podre de José, se enfurece e solta os cachorros Nos próximos capítulos de “Gênesis” Asenate...

Entretenimento22 minutos atrás

Climão! Xand Avião expulsa influenciador do palco; veja vídeo

Reprodução/Instagram Xand Avião expulsa comediante do palco Xand Avião virou assunto nas redes sociais, nesta quarta-feira (22), após viralizar um...

Internacional22 minutos atrás

Vídeo: noivo fratura a coluna após ser jogado para o alto por amigos

    Reprodução – Liviu Filimon caiu durante sua festa de casamento e fraturou a coluna Liviu Filimon, de 31...

Policial22 minutos atrás

DPMA prende servidor da Prefeitura de Domingos Martins em Marechal Floriano

Um servidor de 56 anos da Prefeitura de Domingos Martins foi preso, em flagrante, durante uma operação realizada pela Delegacia...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!