conecte-se conosco



Economia

Quase metade dos brasileiros possuem contas em atraso, diz Datafolha

Publicado

em


source
Quase metade dos brasileiros possuem contas em atraso
Fernanda Capelli

Quase metade dos brasileiros possuem contas em atraso

O percentual de brasileiros que atualmente tem algum débito ou conta atrasada é de 45%, de acordo com pesquisa Datafolha realizada de 13 a 15 de setembro. Os outros 55% estão com essas obrigações em dia. Dívidas com cartão de crédito foram as mais citadas, por 25% dos entrevistados, seguidas pelos atrasos nos pagamentos de contas de luz (22%) e de água (16%).

Historicamente, o cartão de crédito é o maior acumulador de inadimplências. As dívidas com contas de luz podem ser explicadas devido à alta de 21% nos preços da energia, nos 12 meses encerrados em agosto, o que equivale a mais que o dobro do Índice de Inflação ao Consumidor (IPCA), o qual está em quase 10%.

A justificativa para isso é, em grande parte, o acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras, para compensar a falta de geração hidrelétrica provocada pelo baixo nível dos reservatórios do país.

Outras despesas incluídas na pesquisa sobre os débitos foram: aluguel ou prestação de imóvel, 11%; gás, 8%; mensalidade de escola ou faculdade, 6%; prestação de automóvel ou motocicleta, também 6%; plano de saúde, 5%.

Leia Também

Segundo dados do levantamento, as mulheres (49%) estão mais endividadas que os homens (40%), e os pretos (53%) mais que os brancos (35%).

Os percentuais de inadimplentes entre desempregados à procura de emprego (62%), assalariados sem registro (50%), pessoas de 25 a 44 anos (53%) e aquelas com renda de até dois salários mínimos (54%), são destaques.

Por região, a taxa mais alta está no Norte/Centro-Oeste (53%), seguido por Nordeste (48%), Sudeste (42%) e Sul (36%).

Em maio, de acordo com a Serasa, 22% do total de dívidas são de contas básicas, como energia, água e gás. Além disso, também houve um aumento nos juros bancários, reajuste de planos de saúde, aluguéis, alta dos combustíveis e das contas de gás.

A popularidade do governo federal está sendo afetada com o aumento do custo de vida da população. O Congresso reage a isso, e já propôs projetos para subsidiar a compra de botijões de gás para famílias de baixa renda. Também foram propostas medidas para alterar o reajuste dos aluguéis, afinal o IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado), referência para o reajuste de contratos de locação, acumulou um avanço de 31,12% em um ano, até agosto.

Comente Abaixo
Economia15 segundos atrás

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em julho

Também recebem hoje inscritos no Bolsa Família com NIS 8 Trabalhadores informais nascidos em julho recebem hoje (27) a sétima parcela do...

Carros e Motos2 minutos atrás

Pneu sem ar desenvolvido pela Michelin é prometido para 2024

Divulgação UPTIS da Michelin é o primeiro pneu para automóveis sem ar, que está prestes a ser usado em carros...

Esportes7 minutos atrás

Jovens em moto são perseguidos e mortos a tiros no ES

Duplo assassinato aconteceu na noite desta terça-feira (26), no bairro Vista da Serra I. Testemunhas dizem que pelo menos 10...

Nacional22 minutos atrás

Mãe é presa suspeita de espancar filha de seis meses até a morte

Uma mulher de de 20 anos foi presa na noite de ontem (25), suspeita de matar a própria filha, de...

Polícia Federal27 minutos atrás

PF deflagra operação contra fraude no Auxílio Emergencial em Deodápolis/MS

Dourados/MS – A Polícia Federal deflagrou hoje (27/10) a Operação “Inescrupulosos”, que visa apurar fraudes na obtenção do Auxílio Emergencial,...

Nacional27 minutos atrás

Mega-Sena acumula mais uma vez e sorteia R$ 33 milhões nesta quarta-feira (27)

Um dia surpreendente, mágico e feliz. Essa é a quarta-feira, dia que divide a semana e que pode ser o...

Polícia Federal27 minutos atrás

PF deflagra operação de combate a crimes contra o meio ambiente no Paraná

Curitiba/PR – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27/10) a Operação Poligonal IV, com o objetivo de combater crimes contra...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!