conecte-se conosco


Educação

Quanto custa para emitir a nova carteirinha estudantil digital? Tire as dúvidas

Publicado

em

ID estudantil carteirinha estudante
Divulgação/MEC
Nova carteirinha estudantil será inteiramente digital e gratuita.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma MP que criou a carteirinha estudantil digital. Chamada de “ID Estudantil”, o novo documento será emitido para alunos do ensino fundamental, médio e superior.

A MP não proíbe que os movimentos estudantis continuem emitindo o documento. Ou seja, as carteirinhas que não possuem vínculo com o governo federal (estaduais, privadas e municipais) ainda serão aceitas nos estabelecimentos. E, assim como a carteirinha antiga, o novo documento será aceito em todo o território nacional.

Entretanto, apesar de tentar facilitar a vida do estudante, o anúncio do novo documento gerou algumas dúvidas. Tire algumas delas abaixo:

Quanto custa a emissão da carteirinha estudantil digital e como posso solicitá-la?

O novo documento criado pelo governo terá emissão gratuita e poderá ser baixada nas lojas Google Play e Apple Store. A carteirinha será inteiramente online, não havendo necessidade de impressão. Entretanto, caso alguma situação exija uma cópia física do documento, a impressão poderá ser feita em parceria com a Caixa Econômica Federal.

A partir de quando o documento estará disponível?

A previsão inicial é que a nova carteirinha estudantil comece a ser emitida 90 dias depois da assinatura da MP e da publicação no Diário Oficial. Entretanto, esse prazo é válido apenas para o ensino superior. Para os demais níveis da educação, o prazo para o começo da emissão pode se estender por até seis meses.

Quais dados são necessários para emitir a carteirinha?

Além dos dados pessoais, o estudante deverá fornecer dados escolares, como histórico escolar e frequência em sala de aula, para o governo. Com essas informações, o MEC espera conseguir elaborar um banco de dados que ajudará a elaborar novas políticas públicas.

Qual a diferença entre a nova carteirinha e as antigas?

Antes do anúncio, as carteirinhas de estudante que estavam em circulação eram emitidas por entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Unbes) e custavam R$35,00. O novo documento será emitido gratuitamente sem qualquer interferência das entidades.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Vereadores de São Mateus entusiasmados com a assinatura do memorando do Petrocity
publicidade

Educação

Inscrições para o Sisu poderão ser feitas a partir de 21 de janeiro

Publicado

em

Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do exame

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser feitas de 21 a 24 de janeiro de 2020. O calendário do processo seletivo do primeiro semestre do ano que vem foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União.

O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de janeiro e a matrícula dos selecionados deverá ser feita de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera também entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A seleção é feita com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do exame.

Para o primeiro semestre de 2020 valerão as notas do Enem 2019. Os resultados das provas, que foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro serão divulgados em janeiro na Página do Participante e no aplicativo do Enem. Para acessar, é preciso informar CPF e senha. Ao todo, 3,9 milhões de candidatos participaram de pelo menos um dia de prova do Enem.

As regras e a quantidade de vagas que serão oferecidas no ano que vem pelo Sisu ainda não foram divulgadas. No primeiro semestre deste ano, foram ofertadas 235,5 mil vagas em 129 instituições públicas de todo o país.


(*Agência Brasil)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Acidente deixa feridos e pista interditada na Rodovia do Contorno
Continue lendo
Entretenimento6 minutos atrás

Maisa conhece Faustão e fãs brincam: “Os dois donos da TV brasileira”

Maisa Silva conheceu o apresentador Faustão, nesta quarta-feira, e quase quebrou a internet. A apresentadora teen postou uma foto do...

Entretenimento6 minutos atrás

Gugu ganha homenagem emocionante na despedida do “Canta Comigo”

Na noite de quarta-feira (04) foi ao ar a final do “Canta Comigo”, programa comandado por Gugu na Record ....

Saúde6 minutos atrás

Hanseníase: documentário defende indenização a filhos de ex-pacientes

A Defensoria Pública da União (DPU) lança nesta quinta-feira (5), em Brasília, o microdocumentário Infância Roubada: memórias dos filhos separados...

Saúde6 minutos atrás

Consumo de cigarros ilegais cai no Brasil pelo segundo ano consecutivo

O consumo de cigarros ilegais caiu no país pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer...

Política18 minutos atrás

Moro celebra aprovação do pacote anticrime na Câmara, mas quer mudanças no texto

arrow-options Agência Brasil Ministro Sérgio Moro O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, comemorou na noite desta quarta-feira...

Política19 minutos atrás

Com a agenda livre, Bolsonaro come pastel na feira e faz teste de popularidade

arrow-options Marcos Corrêa/PR Presidente visitou a Feira dos Importados de Brasília nesta quarta-feira Um dia após a divulgação do avanço...

Política19 minutos atrás

Briga entre deputados na Alesp tem xingamentos, empurrões e até mordida; assista

arrow-options Reprodução/TV Alesp Confusão generalizada acabou interrompendo a sessão na Alesp nesta quarta-feira A sessão da noite desta quarta-feira (4)...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana