conecte-se conosco



Educação

Quanto custa para emitir a nova carteirinha estudantil digital? Tire as dúvidas

Publicado

em

ID estudantil carteirinha estudante
Divulgação/MEC

Nova carteirinha estudantil será inteiramente digital e gratuita.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma MP que criou a carteirinha estudantil digital. Chamada de “ID Estudantil”, o novo documento será emitido para alunos do ensino fundamental, médio e superior.

A MP não proíbe que os movimentos estudantis continuem emitindo o documento. Ou seja, as carteirinhas que não possuem vínculo com o governo federal (estaduais, privadas e municipais) ainda serão aceitas nos estabelecimentos. E, assim como a carteirinha antiga, o novo documento será aceito em todo o território nacional.

Entretanto, apesar de tentar facilitar a vida do estudante, o anúncio do novo documento gerou algumas dúvidas. Tire algumas delas abaixo:

Quanto custa a emissão da carteirinha estudantil digital e como posso solicitá-la?

O novo documento criado pelo governo terá emissão gratuita e poderá ser baixada nas lojas Google Play e Apple Store. A carteirinha será inteiramente online, não havendo necessidade de impressão. Entretanto, caso alguma situação exija uma cópia física do documento, a impressão poderá ser feita em parceria com a Caixa Econômica Federal.

A partir de quando o documento estará disponível?

A previsão inicial é que a nova carteirinha estudantil comece a ser emitida 90 dias depois da assinatura da MP e da publicação no Diário Oficial. Entretanto, esse prazo é válido apenas para o ensino superior. Para os demais níveis da educação, o prazo para o começo da emissão pode se estender por até seis meses.

Quais dados são necessários para emitir a carteirinha?

Além dos dados pessoais, o estudante deverá fornecer dados escolares, como histórico escolar e frequência em sala de aula, para o governo. Com essas informações, o MEC espera conseguir elaborar um banco de dados que ajudará a elaborar novas políticas públicas.

Qual a diferença entre a nova carteirinha e as antigas?

Antes do anúncio, as carteirinhas de estudante que estavam em circulação eram emitidas por entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Unbes) e custavam R$35,00. O novo documento será emitido gratuitamente sem qualquer interferência das entidades.

Comentários do Facebook

Educação

Mulher invade aula on-line e exibe vídeo sensual para crianças do 5º ano

Publicado

em

A professora dava aula de matemática para a turma quando uma pessoa teve acesso ao link da aula e entrou na sala

Uma professora de uma escola particular em Campo Grande procurou a polícia, na manhã desta sexta-feira (24/7), após ter a aula on-line invadida por uma falsa aluna. Segundo informações do site Midia Max, a mulher transmitiu um vídeo sensual para os estudantes.

Em seguida, um vídeo de uma mulher dançando em trajes íntimos apareceu na tela. A professora baniu a falsa estudante e até o momento não se sabe quem é o responsável pelo ato.

A Polícia Civil investiga o caso como invasão de dispositivo informático.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional1 hora atrás

Cachorro leva ‘rabada’ de lagarto gigante, veja o vídeo

Reprodução Cachorro estava latindo para o réptil. Um homem registrou o momento em que um lagarto-monitor da uma “rabada” em...

Internacional1 hora atrás

Cachorro leva ‘rabada’ de lagarto gigante, veja o vídeo

Reprodução Cachorro estava latindo para o réptil. Um homem registrou o momento em que um lagarto-monitor da uma “rabada” em...

Internacional2 horas atrás

Coreia do Norte registra primeiro caso suspeito de Covid-19

Pixabay O país asiático dizia não ter casos da doença. Meses depois do início da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2),...

Nacional2 horas atrás

Policial atira nas costas de motociclista durante abordagem; assista

Reprodução Homem estava descendo do veículo quando foi baleado. Um policial militar atirou em um motociclista durante uma abordagem policial...

Internacional3 horas atrás

Manifestantes e policiais voltam a se enfrentar em Portland

Reprodução/Twitter Manifestantes pedem o fim da violência policial. Pelo segundo dia consecutivo, manifestantes do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras...

Esportes3 horas atrás

Ceará e Fortaleza se enfrentam em semifinal da Copa do Nordeste

. A primeira semifinal da Copa do Nordeste terá nada menos que o Clássico-Rei. Ceará e Fortaleza garantiram classificação na tarde...

Esportes3 horas atrás

Fluminense derrota Botafogo em amistoso no Nilton Santos

  . O Fluminense venceu o Botafogo no primeiro de dois amistosos entre os clubes. As partidas servem como preparação...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!