conecte-se conosco


Educação

Quanto custa para emitir a nova carteirinha estudantil digital? Tire as dúvidas

Publicado

em

source
ID estudantil carteirinha estudante
Divulgação/MEC
Nova carteirinha estudantil será inteiramente digital e gratuita.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma MP que criou a carteirinha estudantil digital. Chamada de “ID Estudantil”, o novo documento será emitido para alunos do ensino fundamental, médio e superior.

A MP não proíbe que os movimentos estudantis continuem emitindo o documento. Ou seja, as carteirinhas que não possuem vínculo com o governo federal (estaduais, privadas e municipais) ainda serão aceitas nos estabelecimentos. E, assim como a carteirinha antiga, o novo documento será aceito em todo o território nacional.

Entretanto, apesar de tentar facilitar a vida do estudante, o anúncio do novo documento gerou algumas dúvidas. Tire algumas delas abaixo:

Quanto custa a emissão da carteirinha estudantil digital e como posso solicitá-la?

O novo documento criado pelo governo terá emissão gratuita e poderá ser baixada nas lojas Google Play e Apple Store. A carteirinha será inteiramente online, não havendo necessidade de impressão. Entretanto, caso alguma situação exija uma cópia física do documento, a impressão poderá ser feita em parceria com a Caixa Econômica Federal.

A partir de quando o documento estará disponível?

A previsão inicial é que a nova carteirinha estudantil comece a ser emitida 90 dias depois da assinatura da MP e da publicação no Diário Oficial. Entretanto, esse prazo é válido apenas para o ensino superior. Para os demais níveis da educação, o prazo para o começo da emissão pode se estender por até seis meses.

Quais dados são necessários para emitir a carteirinha?

Além dos dados pessoais, o estudante deverá fornecer dados escolares, como histórico escolar e frequência em sala de aula, para o governo. Com essas informações, o MEC espera conseguir elaborar um banco de dados que ajudará a elaborar novas políticas públicas.

Qual a diferença entre a nova carteirinha e as antigas?

Antes do anúncio, as carteirinhas de estudante que estavam em circulação eram emitidas por entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Unbes) e custavam R$35,00. O novo documento será emitido gratuitamente sem qualquer interferência das entidades.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
Leia mais:  Sargento da Polícia Militar salva vida de jovem em São Mateus
publicidade

Educação

Enem 2019: professores dão dicas para se garantir na realização do exame

Publicado

em

Neste ano, 5,1 milhões de inscritos devem realizar as provas nos dias 3 e 10 de novembro. Confira as disciplinas mais comuns e como se preparar

Falta menos de um mês para a aplicação do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio -, que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro. A avaliação é a principal porta de entrada para instituições de ensino superior em todo o país, portanto, trata-se de uma prova que causa muita tensão entre os participantes. Para ajudar na preparação, professores do Colégio Objetivo Brasília dão algumas dicas aos candidatos.

“É importante que os estudantes façam um cronograma de estudos para que tenham listado aquilo que é mais cobrado em cada componente curricular, assim o aluno consegue focar nos conteúdos que costumam ser frequentes dentro da avaliação”, sugeriu a pedagoga e psicopedagoga do Colégio Objetivo, Keila Espíndola.

Dentre as várias matérias presentes no exame, português, matemática e redação costumam ser as mais temidas entre os participantes, uma vez que possuem um peso importante na avaliação, além de serem intensamente cobradas.

“O candidato ao Enem em Língua Portuguesa deve ter o hábito de leitura e produção de textos (redação), caso contrário, sentirá um pouco de dificuldade em interpretar os enunciados das questões”, advertiu o professor de Português do Colégio Objetivo, Josevanio Messias.

Dentre os conteúdos mais cobrados na área de Linguagens e Códigos, o professor elencou alguns temas recorrentes: funções da linguagem, tipologia textual, intertextualidade, figuras de linguagem, verbos, pronomes, coesão textual, classes gramaticais, gêneros literários, sintaxe e correção gramatical. Logo, vale a pena o participante dedicar um tempo a mais para estudá-los.

Para redação, Messias sugere a prática constante de escrita textual. “Vale também solicitar a especialistas na área que corrijam as produções, de modo a darem dicas que ajudem o candidato a melhorar a escrita”, opinou. Em relação ao tema, estar atualizado acerca dos últimos acontecimentos pode ser um diferencial para o participante: “ler o que acontece no país e no mundo, em artigos e em jornais confiáveis, é crucial para que a dissertação tenha mais argumentação”, sustentou Espíndola.

Na área de Exatas, o professor de Matemática Gerson Henrique sugere alguns temas prováveis para os exames. São eles:

– Matemática básica: razão, proporção, regra de três, porcentagem;

– Funções: função de reta, função quadrática, função trigonométrica;

– Geometria plana: cálculo de áreas e propriedades das figuras planas;

– Geometria espacial: cálculo de volume;

– Estatística: média, moda, mediana; análise combinatória e probabilidade.

Segundo Henrique, pode ser uma tendência nesta edição a cobrança de determinantes, matrizes e sistemas lineares.

Preparação

Neste ano, foram 5,1 milhões de inscritos para realizar a prova e tentar garantir uma vaga nas universidades brasileiras. Para conseguir se destacar, o candidato deve ir preparado para realizar o exame – não só em relação ao conteúdo, mas também tendo conhecimento acerca da estrutura da avaliação -. A pedagoga do Colégio Objetivo Brasília sugere que os inscritos refaçam avaliações de edições anteriores no intuito de ter uma melhor compreensão da linguagem, do conteúdo e do tempo de realização. “Dificilmente um aluno que não se preparou para a prova conseguirá fazê-la com tranquilidade dentro do horário de execução”, afirmou Espíndola.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Foragido da Justiça é preso em São Mateus
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Estadual15 minutos atrás

Agenda das comissões traz prestação de contas de secretário da Saúde

A próxima semana (21 a 25 de outubro) da Assembleia Legislativa (Ales) contará com o secretário de Estado da Saúde, Nésio...

Estadual15 minutos atrás

Ales terá semana de atividades para servidores

Cultura, beleza, saúde e também gestão financeira. Na próxima semana os servidores da Assembleia Legislativa (Ales) serão homenageados com uma...

Estadual15 minutos atrás

Autismo: ausência de políticas públicas pauta sessão especial

Na primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Qualidade de Vida da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA),...

Estadual1 hora atrás

LOA e PPA: Defensoria reapresenta demandas

O cumprimento da Emenda Constitucional 80/2014, que determina quantidade de defensores públicos proporcional à demanda da população em cada Estado,...

Estadual1 hora atrás

TV Assembleia entrevista Coronel Quintino

O programa Com a Palavra desta segunda-feira (21) exibe a entrevista com o deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL). Em seu...

Policial1 hora atrás

Operação conjunta apreende grande quantidade de drogas e prende três suspeitos em Marataízes

A equipe da 9ª Delegacia Regional (DR) de Itapemirim, em parceria com a Polícia Militar (PMES) e a Guarda Municipal...

Policial1 hora atrás

Policiais civis prendem associação criminosa que realizava roubos na Serra

A equipe do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) prendeu três suspeitos e apreendeu um adolescente, todos envolvidos em um...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana