conecte-se conosco


Tecnologia

Qualquer um pode ser um YouTuber: como começar a produzir vídeos hoje

Publicado

em

O crescimento das redes sociais fez com que diversas pessoas se arriscassem a apostar na carreira de blogueiros em vídeo – no YouTube ou em outras plataformas. Quem acompanha esses nomes conhecidos pode até ter ficar com vontade de tentar entrar para o ramo, mas normalmente esbarra ao sentir dificuldade com a produção e pós-produção dos vídeo. Hoje isso já não é um problema. 

editor de vídeos arrow-options
shutterstock
Tornar-se um Youtuber pode ser simples, e editar vídeos não é tão difícil quando parece

Fazer gravações de forma simples com celular, câmera e até webcam podem ser uma opção para quem está começando. O maior problema é a edição de vídeo, já que muitos softwares têm uma interface extremamente complicada para quem não conhece o programa. Uma boa opção é o Filmora9 , que tem interface simples e em português, perfeita para iniciantes. 

Dicas que podem ajudar na hora de gravar seu primeiro vídeo:

  • Celular: no começo não é necessário ter uma câmera profissional, o que importa é o conteúdo, que deve chamar a atenção de quem está assistindo. Uma câmera pode ser adquirida futuramente, mas não é um item indispensável para as gravações;
  • Roteiro: tenha sempre em mente o que vai dizer, pode ser em tópicos ou até um texto mais extenso. O que importa é ser objetivo, sem ficar fazendo muito mistério sobre o assunto que será abordado;
  • Fone de ouvido: esse item pode um aliado importante para quem sonha com um microfone de lapela. Simples e barato, é um “quebra galho” que ajuda muito com o som do vídeo. Se, mesmo assim, ainda for preciso de um microfone de lapela, existem diversas opções acessíveis no mercado, que podem ser conectadas ao celular;
  • Iluminação: gravar de dia, principalmente em frente a uma janela, é uma ótima opção. Luzes artificiais, como as de computadores, também ajudam na hora de manter luz constante. Mas lembre-se: evite ficar contra a fonte de iluminação, isso pode prejudicar o resultado final. Muitos youtubers utilizam rebatedores, para redirecionar o brilho natural ou artificial e eliminar sombras no rosto. Eles podem ser improvisados com folhas de cartolina branca ou isopor;
  • Edição: existem diversos softwares no mercado, mas alguns deles são simples, rápidos e com diversas opções de efeitos já na versão gratuita. A plataforma do Filmora conta com efeitos de som e vídeo do Filmstock , com uso livre de direitos autorais, o que significa que não é preciso pagar para usar os filtros escolhidos. Além dele, o  FilmoraPro é uma opção mais completa para quem já tem certo conhecimento de edição, que possibilita fazer vinhetas, sincronização, corte, entre outras ferramentas.
Leia mais:  Vem mais PlayStation por aí: Sony registra patentes até o PS10

Mesmo assim, é preciso decidir o tipo de vídeo que será feito. Stream de jogos? Vlogs? Tutoriais? A gama de opções é enorme, e por isso, contar com certas ferramentas dentro da plataforma de edição vai ajudar muito no produto final.  

Outros recursos incrementam seus vídeos

Trilha sonora – Não deixe seus vídeos no silêncio, preenchendo todos os espaços apenas com sua voz. Uma boa trilha dá o tom necessário para cativar sua audiência e facilita as transições entre cenas e temas.

Chroma Key – Essa ferramenta é o famoso “fundo verde”, que abre um leque de possibilidades para o editor colocar diversas imagens de fundo do vídeo. Além disso, torna o recorte de objetos mais fácil, fazendo com que as transições de cenas fiquem mais graduais. Ideal para a idealização de cenários e para efeitos especiais.

Divisão de tela – Quem gosta de tutoriais de maquiagem ou de faça-você-mesmo, sabe que esses vídeos trabalham com cenas de antes e depois. Por isso, a divisão de tela na hora da edição é de extrema importância: ela ajuda a colocar a sequência das cenas de forma correta, evitando confusões com várias janelas abertas ao mesmo tempo. 

Esses recursos já exigiram investimentos altos, mas hoje são disponibilizados por diversos apps. A dica do Filmora é valiosa porque concentra todos esses recursos num programa só, com resultado de qualidade. Agora não tem mais desculpa para deixar o sonho de se tornar um YouTuber de lado. Seria você o próximo Felipe Neto?

Comentários do Facebook
publicidade

Tecnologia

Agora dá para personalizar a barra de notificações do Facebook; veja como

Publicado

em

source

Olhar Digital

facebook arrow-options
shutterstock

Facebook permite personalizar barra de notificações


Não tem como ignorar as notificações do Facebook . Todas as vezes que entramos na rede social , o ponto vermelho sobre o ícone azul está presente, seja por alguma notificação dos amigos ou de algo relacionado ao marketplace . Fato é que isso pode ser incomodo às vezes, mas o Facebook parece estar no caminho certo para resolver essa questão.

Agora será possível controlar a barra de navegação do aplicativo do Facebook. Isso vai acontecer graças a uma nova opção chamada “Configurações da barra de atalhos” em que será possível personalizar os itens que são mostrados aos usuários.

Leia também: Facebook cria nova logo para unificar os produtos da empresa

Na última semana, o site TechCrunch identificou a opção de remover determinadas guias como ‘marketplace’, ‘Watch’, ‘Grupos’, ‘Eventos’, ‘Perfil’ e ‘Solicitações de amigos’. Em resposta à questionamentos, o Facebook  confirmou que a configuração de personalização começou a ficar disponível para todos os usuários. Tendo chegado primeiro ao iOS  e posteriormente em dispositivos Android .

“Estamos implementando controles na barra de navegação para facilitar o acesso das pessoas às coisas que elas gostam, e a possibilidade de controlar as notificações recebidas no aplicativo do Facebook”, disse um porta-voz da rede social.

facebook barra de notificações arrow-options
Reprodução/Tech Crunch

Veja como editar a barra de notificações do Facebook




Como personalizar a barra de notificações

Para usar, mudar ou até mesmo excluir um atalho, basta pressionar e segurar sobre o item que deseja modificar até que um menu apareça . Nele, é possível apenas silenciar o atalho ou removê-lo de forma definitiva.

Leia também: Facebook cria seção de notícias e pagará para veículos divulgarem conteúdo

Leia mais:  Urnas eletrônicas serão fiscalizadas pela Anatel no segundo turno das eleições

Em julho de 2018, o Facebook  anunciou que começaria a personalizar a barra de navegação com base nos utilitários mais usados; mas isso acabou não acontecendo e a empresa abandonou a ideia.

Ainda de acordo com um porta-voz da rede social , a ideia é dar a liberdade para que os usuários possam acessar apenas o que eles consideram relevantes, dando a opção de interromper toda e qualquer notificação mostrada.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Carros e Motos13 minutos atrás

Qual versão do Toyota Corolla mais perdeu valor ao longo dos anos?

arrow-options Divulgação Na quinta geração nacional, o Toyota Corolla ganhou a inédita motorização híbrida flex – a que mais perderá...

Tecnologia13 minutos atrás

Agora dá para personalizar a barra de notificações do Facebook; veja como

arrow-options shutterstock Facebook permite personalizar barra de notificações Não tem como ignorar as notificações do Facebook . Todas as vezes...

Entretenimento26 minutos atrás

Em reportagem da Globo, estagiárias passam por apuros no Rio

Na última segunda-feira (11) duas estagiárias viralizaram na internet enquanto tentavam chegar ao trabalho, no Tribunal de Justiça do Rio...

Entretenimento26 minutos atrás

Eminem alega que Rihanna passou DST para Chris Brown

Eminem está prestes a retornar às paradas musicais, todavia, recentemente, um vazamento mostrou que seu próximo projeto tem pacífico não...

Entretenimento26 minutos atrás

Com apoio de Belo, PH e Michel visam alavancar a carreira em 2020

Conhecidos por Disk Recaída , PH e Michel estão focados em conquistar o Brasil no próximo ano. A aposta da...

Entretenimento26 minutos atrás

De lingerie branca, Kelly Key acorda com rebolado incontrolável

Recentemente Kelly Key ressurgiu das cinzas ao lançar um novo projeto musical. Celebrando a nova fase, em seu perfil do...

Entretenimento26 minutos atrás

“Gritei e pulei no pescoço”: diz mulher surpreendida por Caio Castro

Já pensou em receber uma encomenda e receber de ninguém mais ninguém menos que Caio Castro? Foi exatamente isso o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana