conecte-se conosco



Nacional

Proposta de unificar equipes, apoiada por Aras, incomoda procuradores

Publicado

em


source
pgr
José Cruz-Agência Brasil

Procuradores da força-tarefa teriam ficado surpresos com o pedido de sub-procuradora


Uma nova rusga surgiu no relacionamento entre as forças-tarefa da Lava Jato e subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Uma proposta de unificar as equipes de investigação em um órgão nacional – apoiada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras – está incomodando os procuradores . Caso aprovada, eles perderiam a autonomia garantida na Constituição e ficariam sob o controle de Aras. 


A questão se fortaleceu depois do pedido de Lindôra para ter acesso a dados sigilosos da Lava Jato, que não foi bem recebido . Ela foi indicada por Aras para ser a representante da PGR na operação. 

No entanto, a ideia de unificação das forças-tarefas não é de hoje – ela já foi discutida ainda na gestão de Rodrigo Janot na PGR. A proposta, hoje, é debatida no Conselho Superior do Ministério Público Federal e tem o suporte do procurador-geral da República.

O objetivo é criar a Unidade Nacional de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado , a Unac, para agregar a atuação das forças-tarefas. Hoje, há quatro: a Lava Jato no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Curitiba; e a força-tarefa da operação Greenfield, em Brasília, sobre desvios em fundos de pensão.

A coordenação nacional , caso aprovada, seria sediada em Brasília, e combateria : corrupção, atos de improbidade administrativa e crime organizado. 

Com essa união, durante uma investigação, um procurador poderia acionar a Unac para aumentar sua equipe, se julgasse necessário. 

Nesse caso, o coordenador da Unac teria um mandato de dois anos. Segundo o projeto, ele seria escolhido pelo procurador-geral da República a partir de uma lista tríplice eleita pelos subprocuradores-gerais.

Comentários do Facebook

Nacional

Com mais de 8 mil mortes, Brasil registra semana mais letal da pandemia

Publicado

em


source
sepultadores com roupas impermeáveis movendo caixão
Amazônia Real

Brasil registra marca inédita de mortes em uma semana


Na última semana, o Brasil registrou mais um marco inédito. De 8 a 14 de julho, o país registrou 8.654 óbitos causados pela Covid-19. Com isso, a semana se torna a mais letal desde o início da pandemia do novo coronavírus. No mundo, vírus infectou 1 milhão de pessoas em 5 dias .


Na segunda-feira da última semana (7), o Brasil tinha 65.487 óbitos causados pela doença. Hoje, esse número foi para 74.133. O aumento registrado de uma semana para outra foi de 13,2%.

Nesta terça (14), o país registrou 1.300 óbitos em 24 horas e alcançou a marca de 1,9 milhão de casos da doença.

Aos domingos e segundas, os números de casos e mortes tendem a ser menor por conta da contabilização de casos do fim de semana. Ontem (13), foram 733 mortes , o maior número de óbitos registrados em uma segunda-feira.

Especialistas esperam que o país alcance os 90 mil mortos pela Covid-19 na última semana de julho . Dessa maneira, se ritmo de crescimento das mortes se mantiver, o Brasil pode chegar a  marca de 100 mil óbitos na primeira semana de agosto.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher29 minutos atrás

Saiba escolher o melhor modelo de máscara para fazer exercícios

Pixabay/Reprodução Conforto deve ser prioridade ao escolher a máscara A  reabertura gradual de parques e academias esportivas já é uma...

Polícia Federal29 minutos atrás

PF apreende embarcação com mais de 5 mil maços de cigarros contrabandeados em Rondônia

. Guajará-Mirim/RO – Na tarde desta terça feira (14/7), no local conhecido como “porto do cemitério”, porto clandestino localizado no...

Internacional29 minutos atrás

Estados do sul dos EUA registram recordes de mortes por covid-19

. Alabama, Flórida e Carolina do Norte registraram aumentos diários recordes nos números de mortos pela covid-19 nessa terça-feira (14),...

Polícia Federal29 minutos atrás

PF apura fraudes em licitações na Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte/CE

. Juazeiro do Norte/CE – A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União-CGU, deflagrou, na manhã...

Saúde29 minutos atrás

ANS decide se testes para covid-19 continuam obrigatórios

. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decide na próxima reunião de diretoria, marcada para amanhã (16), se o...

Tecnologia59 minutos atrás

Condomínios digitais: plataformas veem números crescerem durante pandemia

Unsplash/engin akyurt Aplicativos se tornaram tendência entre condôminos O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 tem digitalizado muitas relações,...

Mulher59 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 15 de julho de 2020

Reprodução/Marcelo Dalla Veja a previsão para o seu signo no horóscopo do dia ÁRIES  Você pode desacelerar para desfrutar da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!