conecte-se conosco



Internacional

Promotoria do”governo de fato” acusa Evo de “terrorismo” e ordena sua prisão

Publicado

em


source


Evo na campanha de 2019
Reprodução/Twitter Evo Morales

Luis Arce (esq), ex-ministro da Economia de Evo Morales, é o candidato do MAS à presidência

Procuradoria-geral de fato da Bolívia nesta segunda-feira, 6 de julho, imputou formalmente ao presidente deposto desse país, Evo Morales Ayma, pelos crimes de “terrorismo” e “financiamento do terrorismo”, no âmbito do chamado “caso de áudio”

Na acusação, o presidente deposto é acusado de ter coordenado com o líder do plantador de coca Faustino Yucra, por meio de telefonema, bloqueio de alimentos e cerco das cidades durante os conflitos de novembro do ano passado.

“De acordo com as investigações, ficou evidenciado que o ex-chefe de Estado e o co-réu mantiveram a comunicação por telefone em novembro de 2019, da Cidade do México a El Torno-Santa Cruz”, diz o comunicado do Ministério Público.

Desde o final de novembro de 2019, as autoridades bolivianas transmitiram o suposto áudio de uma conversa entre Morales e Yucra, para protestar contra o governo do autoproclamada presidente interina, Jeanine Áñez.

A comissão de promotores explicou que, de acordo com o relatório de triangulação de chamadas para as linhas telefônicas de ambos os réus, realizado pelo Instituto de Pesquisa Científica Técnica da Universidade de Polícia (ITTCUP), Morales e Yucra haviam relatado em pelo menos duas outras ocasiões, entre 12 e 17 de novembro de 2019.

A autoproclamada presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, deverá emitir em breve um mandado de prisão contra o presidente deposto do país, Evo Morales se valendo  a análise do Corpo de Investigação Técnica do Ministério Público da Colômbia, que concluiu a existência de “Uma alta probabilidade de identificação da voz” de Morales, como escreve o relatório.

O áudio inclui frases como “irmão, não entre nas cidades com comida, vamos bloquear, eu realmente cerca”, que o ex-presidente supostamente pronuncia do México, onde foi o primeiro antes de viajar para Buenos Aires em dezembro passado.

O ex-presidente  Evo Morales Ayama enfrenta vários processos por diferentes acusações na Bolívia, após denúncias, entre outras, do próprio governo de fato, pelo qual o Ministério Público ativou no final de novembro uma “notificação azul” na Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e, em seguida, 8 Janeiro ativou a ordem de execução internacional (vermelha). No entanto, nenhuma das notificações foi ativada.



Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook

Internacional

Homem anda pelo centro de Londres apenas com máscara no pênis; veja foto

Publicado

em

A identidade do homem é desconhecida; testemunhas afirmaram que pessoas tiraram foto enquanto outras olharam em choque

Nesta sexta-feira (23), um homem foi flagrado caminhando pela Oxford Street, centro comercial de Londres usando uma máscara . Até aí tudo bem. No entanto, o homem andava nu e usava o acessório para cobrir o pênis, e não a boca e o nariz. O uso do acessório é obrigatório devido ao novo coronavírus .

Testemunhas afirmaram ao jornal local Evening Start que algumas pessoas tiraram foto do homem. Outras o observaram em choque, sem acreditar na cena.

A cena foi flagrada por um fotógrafo da AFP e está rodando o mundo. A identidade do homem segue desconhecida.

A publicação brincou ainda que “talvez ele estivesse interpretando de maneira equivocada” a determinação de uso de máscara em espaços públicos do governo.

Se for flagrado fazendo utilização errada da máscara — como o caso do homem com a máscara no pênis —, o cidadão está sujeito a multa de até 100 libras esterlinas.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional4 horas atrás

Previsão de retorno às aulas em SP pode não ser cumprido, diz Gabbardo

Governo do Estado de São Paulo Gabbardo afirmou que volta às aulas não é o problema, mas “o que envolve”...

Estadual4 horas atrás

Ana Júlia é a nova participante da campanha de adoção “Esperando Por Você”

. Com alegria e um sorriso contagiante, a menina cativa todos com quem convive. A campanha de adoção do Tribunal...

Estadual4 horas atrás

Desembargador do TJRJ fala sobre processo civil e pandemia para integrantes do TJES

. Capacitação acontece no dia 14 de agosto, sexta-feira. ​O Processo Civil Durante (e Pós) Pandemia é uma dos temas...

Nacional5 horas atrás

Juiz solta fundador da Qualicorp, alvo da Lava Jato por caixa 2 com Serra

Divulgação Empresário foi preso na última terça, 21, na Operação Paralelo 23 O juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª...

Saúde5 horas atrás

Covid-19: Brasil tem 55.891 novos casos confirmados nas últimas 24h

. Nesta sexta-feira(24), o balanço diário do Ministério da Saúde sobre os números da covid-19 trouxe 55.891 novos casos registrados...

Policial5 horas atrás

Nona fase da Operação Caim deteve 57 suspeitos em todo o Estado

. A nona fase da Operação Caim foi desencadeada nesta sexta-feira (24), em todo o Estado. A operação planejada pela...

Economia5 horas atrás

Dólar tem maior queda semanal em quase dois meses e fecha em R$ 5,207

iStock Dólar teve maior queda semanal desde o início de junho Num dia de volatilidade no mercado internacional, o  dólar...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!