conecte-se conosco



Internacional

Promotor do Haiti pede indiciamento de premiê pelo assassinato do presidente

Publicado

em


source
Ariel Henry foi indicado ao cargo pelo presidente Jovenel Moïse
Reprodução/Twitter/@ArielHenryPM

Ariel Henry foi indicado ao cargo pelo presidente Jovenel Moïse

O promotor-geral do Haiti , Bedford Claude, pediu nesta terça-feira (14) o indiciamento do atual premiê, Ariel Henry , por possível participação no  assassinato do presidente Jovenel Moise, ocorrido em 7 de julho.

“Há evidências suficientes para processar o sr. Henry e pedir seu indiciamento imediato”, escreveu Claude no pedido enviado para o juiz Garry Orelien e que foi repercutido pela mídia do país.

O promotor ainda enviou uma segunda carta para a Administração de Migração pedindo a apreensão do passaporte e o controle para que Henry não fuja do país “por graves presunções no assassinato do presidente da República”.

Segundo a investigação liderada por Claude, Henry telefonou várias vezes para Joseph Felix Badio, que trabalhou na unidade anticorrupção do Ministério da Justiça e que as autoridades haitianas acreditam ser o principal mandante e financiador do assassinato de Moise. Ele está foragido até hoje.

Leia Também

Os telefonemas ocorreram às 4h03 e 4h20 do dia 7 de julho, pouco depois do grupo armado ter invadido a casa de Moise, a residência oficial da presidência, e ter matado o mandatário. A esposa do presidente foi atingida, mas após algumas cirurgias em Miami, nos Estados Unidos, conseguiu sobreviver.

Essa é a primeira vez que Henry é acusado de estar envolvido com o assassinato.

Em 15 de julho, matérias do jornal “El Comercio” e da emissora “El Caracol”, ambas da Colômbia, informaram que o antecessor do atual premiê, Claude Joseph, estava envolvido no plano de assassinar Moise.

A princípio, deveria ocorrer o sequestro do então presidente, mas o “plano mudou” e determinou sua morte. Ainda conforme as matérias, a mudança ocorreu dois dias antes do crime. A polícia do Haiti negou a informação.

Henry havia sido escolhido por Moise para ser o sexto premiê de seu mandato, substituindo Joseph . No entanto, como houve o crime, a troca não foi efetuada no dia 9 de julho, mas apenas no dia 20 após um acordo entre os dois políticos.

Fonte: IG Mundo

Comente Abaixo
Internacional58 segundos atrás

OMS fixa limites mais restritivos para poluentes atmosféricos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fixou hoje (22) limites mais rígidos para os principais poluentes atmosféricos, entre eles partículas transportadas...

Entretenimento21 minutos atrás

O One Direction se reunirá? Para integrante, tudo é possível

The Music Journal Brazil O One Direction se reunirá? Para integrante, tudo é possível É bem provável que o One...

Entretenimento21 minutos atrás

Yá Burihan confirma fim de namoro com Eric Ribeiro

Reprodução/Instagram Yá Burihan confirma fim do namoro com Eric Ribeiro Depois de assumir o namoro com o empresário Eric Ribeiro...

Entretenimento21 minutos atrás

‘Nos Tempos do Imperador’: Luísa, grávida, é ameaçada por D.Pedro II

Thais Teles Nos Tempos do Imperador: Luísa, grávida, toma chocante ameaça de Pedro em quebra-barraco Se você não sabe agora...

Entretenimento21 minutos atrás

Billie Eilish diz não se divertir com a carreira e culpa a mídia

The Music Journal Brazil Billie Eilish diz não se divertir com a carreira e culpa a mídia A jovem cantora...

Entretenimento21 minutos atrás

‘A Fazenda 13’: Rico conta para Erasmo que teve crise de pânico por droga

Reprodução/Record TV Erasmo Viana conversa sobre drogas com Rico em “A Fazenda” Em conversa no confinamento de “A Fazenda 13”...

Mulher25 minutos atrás

10 formas de se proteger contra o mau-olhado

Reprodução: Alto Astral 10 formas de se proteger contra o mau-olhado Não é à toa que a inveja é uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!