conecte-se conosco



Nacional

Projeto vai prever mais pontos para motorista perder carteira de habilitação

Publicado

em

Tarcísio Freitas (Infraestrutura) disse que enviará proposta nesta semana ao Palácio do Planalto. Projeto também vai prever ampliação do prazo de validade da carteira de motorista.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou nesta segunda-feira (8) que o ministério enviará ainda nesta semana para o Palácio do Planalto uma proposta de projeto de lei que prevê o aumento do prazo de validade da carteira de motorista (atualmente de cinco anos) e também da quantidade de pontos pela qual o motorista perde a habilitação em caso de acúmulo de infrações.

O ministro não detalhou o projeto, mas disse que, além de aumentar a pontuação para a suspensão da carteira, a proposta também acelerará o processo de suspensão em casos de infrações mais graves, como dirigir sob o efeito de álcool.

“A questão da prorrogação e mais um conjunto de questões, como a alteração na pontuação para perda de habilitação depende de lei. Já está pronto e será enviado para o Planalto ainda esta semana”, disse.

Atualmente, o motorista pode ter a carteira suspensa se acumular, ao longo de 12 meses, 20 ou mais pontos. Esses pontos são acumulados de acordo com as infrações cometidas no trânsito.

O projeto também vai tornar mais ágil, disse o ministro, a suspensão da habilitação em casos de infrações muito graves, como dirigir sob o efeito de álcool.

Renovação da carteira

A ampliação do prazo de validade da carteira de motorista já havia sido anunciada em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro.

Na época, o presidente afirmou que a medida integraria uma série de medidas de ‘desburocratização e economia’ para o trânsito. Atualmente, a CNH tem validade de cinco anos.

Segundo o ministro Tarcísio Freitas, não existe razão para justificar a necessidade de renovação a cada cinco anos. Também sem dar detalhes, ele afirmou que há outros procedimentos que precisam ser alterados.

O ministro afirmou que outras medidas ainda serão tomadas, como o fim da obrigatoriedade do uso de simuladores como condição para se requisitar a carteira de motorista, dependem de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Ele disse esperar a medida provisória que vai alterar a composição do Contran para apresentar as propostas.


(*G1)

Comentários do Facebook

Nacional

Bolsonaro ameaça tirar Brasil de OMS por “viés ideológico”

Publicado

em


source
o presidente jair bolsonaro fala em coletiva
Agência Brasil

“Não precisamos de gente de fora dando palpite aqui dentro”, diz Bolsonaro sobre OMS


Nesta sexta-feira, 5, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que pode seguir exemplo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e retirar Brasil da Organização Mundial da Saúde ( OMS ). Segundo o brasileiro, organização age com viés ideológico.

Leia também

“Adianto aqui: os Estados Unidos saíram da OMS. A gente estuda no futuro, ou a OMS trabalha sem o viés ideológico ou a gente vai estar fora também. Não precisamos de gente lá de fora dar palpite na saúde aqui dentro”, afirmou no Palácio da Alvorada.

Decisão aconteceu após acusações de que OMS favorece a China.

Bolsonaro também se posicionou contra a decisão da organização de interromper testes de cloroquina para tratamento da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus.

Tanto Bolsonaro como Trump defendem o medicamento. Vale lembrar que Trump chegou a fazer tratamento com o remédio , mesmo sem aval do médico da Casa Branca.

No entanto, diversos estudos apontam que a cloroquina não é eficaz contra a Covid-19.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional2 minutos atrás

Bolsonaro ameaça tirar Brasil de OMS por “viés ideológico”

Agência Brasil “Não precisamos de gente de fora dando palpite aqui dentro”, diz Bolsonaro sobre OMS Nesta sexta-feira, 5, o...

Saúde7 minutos atrás

Estado do Rio registra menos de 150 mortes por covid-19 em 24 horas

. O número de óbitos registrados nesta sexta-feira (5) por covid-19 no estado do Rio de Janeiro caiu reduziu em...

Esportes7 minutos atrás

Futebol: Federação enviará a governo de SP nova proposta para retorno

. A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou nesta sexta-feira (5) que encaminhará novamente aos governos do estado de São Paulo...

Política11 minutos atrás

Bolsonaro defende atraso nos dados da Covid-19: “Ninguém tem que correr”

Agência Brasil Bolsonaro brincou com demora do Ministério da Saúde em divulgar informações O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu...

Entretenimento12 minutos atrás

Além de “Madeleine”, outras cinco séries que narram crimes reais

Treze anos depois,  a polícia alemã identificou um novo suspeito  pelo desaparecimento de Madeleine McCann . Com o novo desdobramento...

Política12 minutos atrás

Hasselmann vai ser denunciada à PGR por possível criação de CPFs

Reprodução Assessoria de imprensa de Zambelli afirmou, em nota, a decisão de denúncia contra Joice As deputadas federais Carla Zambelli,...

Economia12 minutos atrás

Governo divulga lista de beneficiários do auxílio emergencial

Agência Senado / Divulgação Governo tinha prometido divulgação como forma de transparência depois de casos de fraude Anunciado na semana...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!