Connect with us

São Mateus

Projeto que cria Universidade Federal de São Mateus está na pauta da Câmara na próxima semana

Published

on

Foto: FA Notícias

O Projeto de Lei (PL) 1.964/2021, do deputado federal Neucimar Fraga (PP-ES), que cria a Universidade Federal de São Mateus (UNFSM), está na pauta de votações da Câmara dos Deputados, na próxima semana.

 

“Vamos lutar pela criação de mais uma universidade pública federal no Espírito Santo pois nossos jovens necessitam de mais oportunidades próximas à sua residência. Trabalhar por esta conquista vai proporcionar mais geração de emprego e renda, em São Mateus e Norte do nosso Estado.”

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter e  Instagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

A cidade já tem um campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que oferece alguns cursos de graduação e pós-graduação.

Porém, de acordo com o deputado federal, os resultados e experiências obtidas neste polo universitário sugerem a adoção de mais um passo, que é a criação da Universidade Federal de São Mateus, por desmembramento da Universidade Federal do Espírito Santo. Tal medida não traria impactos financeiros significativos, já que há orçamento direcionado ao campus, a mão de obra atual já vinculada a folha do governo, e a estrutura devidamente instalada, não carecendo, neste momento, realização de obras para concretização do feito.

“Todos esses elementos fundamentam a necessidade de criação de uma universidade com objetivos e finalidades voltados para o desenvolvimento daquela localidade, medida que conta com grande legitimidade entre a população e a comunidade acadêmica, conforme evidenciado pelo apoio popular e também pela necessidade de interiorizar e ampliar o ensino superior no Brasil”, defendeu Neucimar Fraga.

 

Parecer favorável

O relator do projeto de lei é o deputado federal, Jones Moura, (PSD-RJ) e está na pauta de votações da próxima quarta-feira (4), na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (Cetasp).

Em seu parecer, Jones Moura destaca que a UFSM terá por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi.

“Para tanto, a nova universidade contará com total autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e terá sua estrutura organizacional, acadêmica e a forma de funcionamento definidas segundo seu estatuto e as normas legais pertinentes”.

De acordo com o parlamentar carioca, as universidades públicas são instituições de ensino com um importante papel no desenvolvimento da sociedade, mediante a geração e difusão de conhecimento, através das pesquisas que desenvolvem e dos alunos que forma.

O Projeto de Lei (PL) 1.964/2021, do deputado federal Neucimar Fraga (PP-ES), que cria a Universidade Federal de São Mateus (UNFSM), está na pauta de votações da Câmara dos Deputados, na próxima semana.

“Nesse sentido, acreditamos que o desmembramento da UFES, decorrente desse processo de descentralização da educação das grandes cidades e Capitais para outras áreas do estado, proporcionará a expansão da rede de ensino superior e a ampliação do investimento em ciência e tecnologia. Atenderá ainda, à economia e a cultura peculiar daquela região, bem como facilitará a inclusão acadêmica dos moradores da Zona Rural do Espírito Santo”, argumentou.

O deputado federal lembra que, recentemente, o atual Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, esteve na Comissão de Educação do Senado e anunciou que existe possibilidade de o governo transformar alguns centros universitários do Brasil em universidades federais autônomas por meio de desmembramento.

O relatório destaca que a criação da Universidade Federal de São Mateus vai possibilitar: acessibilidade da população à educação de nível superior, a partir da democratização e interiorização das Instituições, com o consequente aumento da disponibilização de vagas; relação recíproca entre o desenvolvimento social e econômico e o acesso à Educação por toda a sociedade, principalmente, àquelas de regiões mais distantes dos grandes centros; e inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão no contexto cultural, socioambiental, econômico e político da região.

Comente Abaixo
Estadual2 horas ago

Acidente com morte interdita BR 262 em Ibatiba

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um acidente no km 151 da BR-262, na altura de Ibatiba,...

São Mateus3 horas ago

Empresa de óleo e gás quer expandir no no Polo Industrial de São Mateus

O Polo Industrial de São Mateus segue em franca expansão e o Município vai se consolidando cada vez mais como...

Mulher4 horas ago

Horóscopo do dia: previsões para 20 de maio de 2022

Marcelo Dalla O horóscopo do dia para esta segunda-feira vem acompanhado pela mandala Modern Love ÁRIES  Hoje a Lua se...

Entretenimento4 horas ago

‘Power Couple’: Erika e Dinei são eliminados com 18,20% dos votos

Record TV Erika e Dinei participaram do “Power Couple” Com 18,20% dos votos, Erika e Dinei foram eliminados do “Power...

Nacional4 horas ago

Mulher que descobriu traição e colou cartaz de término reencontra ex-companheiro: ‘chorou muito’

Empresária Benedita Carvalho Lopes, conhecida como Naná Lopes, encontrou o ex na última segunda-feira (16), em Belém. “Volte em casa...

Entretenimento4 horas ago

Vitão sobre sua vida pessoal: “gosto de causar impacto”

The Music Journal Brazil Vitão sobre sua vida pessoal: “gosto de causar impacto” Para Vitão, as regras ditadas pela sociedade...

Entretenimento4 horas ago

Pedro Sampaio e Pabllo Vittar se beijam no ‘TVZ’

Reprodução/ Multishow Pedro Sampaio beijo Pabllo Vittar Pedro Sampaio assumiu o comando do “TVZ”  fez a temperatura subir. Isso porque...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana