conecte-se conosco



Mulher

Projeto fotográfico traz histórias e ressalta beleza dos cabelos cacheados

Publicado

em

source

O projeto fotográfico “The Curl Talk Project” começou porque a francesa Johanna Yaovi, que mora em Londres, Inglaterra, se sentia frustrada com a falta de representação para mulheres que têm cabelos cacheados naturais. Então, ela quis contar histórias de cacheadas através de fotos e abordar como os cachos vão além da beleza e estão ligado a questões como empoderamento, raça e diversidade. 

Leia também: Cabelo cacheado: 5 dicas baratas para manter seus cachos definidos

Johanna arrow-options
Reprodução/Instagram/thecurltalkproject

Johanna criou o ‘The Curl Talk Project’ como um espaço para mulheres com cabelos cacheados compartilharem suas histórias

“Como uma mulher bi-racial e cacheada, criada por uma mãe negra e entendendo nosso cabelo em uma sociedade onde não haviam muitos padrões como nós foi um verdadeiro desafio para nós duas”, conta ela ao Metro UK

“Se estávamos tendo dificuldade nessa jornada, muitas pessoas no mundo todo estavam também. Explorando isso e dando voz às mulheres sobre esse assunto foi a força para criar o ‘The Curl Talk Project’, completa Johanna.

Segundo ela, criar um momento para falar sobre cabelos cacheados faz com as pessoas criem sua própria narrativa. “Não precisamos esperar que grandes organizações façam isso para nós. Criamos nossos próprios espaços e isso é extremamente poderoso. Todos somos importantes e merecemos representação, independente do nosso tipo de cabelo, cor de pele, condição ou sexualidade”, diz. 

Leia também: Cabelo black power: como cortar e cuidar dos fios cacheados e crespos?

Veja algumas das histórias contadas no projeto fotográfico: 

Djamila arrow-options
Reprodução/Instagram/thecurltalkproject

Djamila reforça que elogiar outras mulheres que têm os cabelos cacheados é essencial

“Como cacheada, não penso muito no nível de representatividade que temos, mas penso na importância de elogiar umas às outras! Existem tantas coisas que podem ser feitas em um cabelo cacheado e é essencial destacar isso de uma forma positiva, mesmo que seja dizendo para outras amigas cacheadas que elas estão lindas” – Djamila, Holanda. 

Alice arrow-options
Reprodução/Instagram/thecurltalkproject

Alice afirma não se sentir representada, mas ressalta o quanto é importante aceitar os cachos

“Mesmo que eu não tenha muitas coisas negativas a dizer em relação ao meu relacionamento com meus cabelos, ainda sou capaz de perceber que não sou representada na mídia. Está melhorando, somos mais encorajadas a usar nossos cabelos naturais, mas ainda há trabalho a fazer sobre isso. Pode ser difícil ignorar os padrões de beleza e focar em si, mas é importante tentar.” – Alice, França. 

Manon arrow-options
Reprodução/Instagram/thecurltalkproject

Manon conta ao ‘The Curl Talk Project’ que já foi rejeitada em um salão por ter os cabelos cacheados

“Amar seu cabelo é essencial, especialmente quando você considera que ser uma menina cacheada te faz experimente situações muito desagradáveis. Ser rejeitada em um salão de cabeleireiro por causa do meu cabelo foi difícil de aceitar, por exemplo” – Manon, França. 

Lekia arrow-options
Reprodução/Instagram/thecurltalkproject

Lekia teve o apoio dos irmãos para aceitar os cabelos e afirma que eles são grandes defensores dos cachos

“Quando comecei a aceitar meu cabelo, meus irmãos me apoiaram muito. Eles me amam, então nenhuma decisão tomada por mim em relação à minha própria beleza é questionada por eles. Eles são grandes defensores dos cabelos cacheados naturais!” – Lekia, fundadora do projeto “Embrace”. 

Leia também: Lenço para cabelo afro: 10 famosas que vão te inspirar a apostar no item

Aude arrow-options
Reprodução/Instagram/thecurltalkproject

Aude já ouviu comentários negativos sobre os cabelos e, agora, os usa como uma força para aceitá-los

“Uso meu cabelo para acabar com décadas de mensagens negativas e ideias erradas vindas da minha família ou da própria sociedade. Coisas como ‘cabelos afro não crescem’ ou ‘ cabelos afro não podem ser bonitos, a menos que sejam longos e com cachos soltos'” – Aude, França.

Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook

Mulher

Juliana Paes usa azeite de oliva no cabelo; saiba os benefícios

Publicado

em

source

Juliana Paes tem compartilhado fotos e vídeos no Instagram onde aparece com o cabelo natural. Na terça-feira (24), a atriz fez uma live revelando os segredos para manter os cachos bonitos.

Leia também: Cabelo cacheado: qual é o meu tipo de cacho e como cuidar dos fios?

juliana paes arrow-options
Reprodução/Instagram

A atriz compartilhou a rotina de cuidados com os fios cacheados com seus seguidores no Instagram

“Meu cabelo acorda amassado e totalmente sem forma. A única maneira de voltar a forma é umidificar”, fala ao revelar que hidrata os fios com azeite de oliva .

Assim como outros óleos, o azeite de oliva no cabelo apresente uma série de benefícios. Além de ser uma opção barata e fácil de aplicar em casa.

Leia também: 5 produtos você precisa ter em casa para conseguir cabelos lindos

Benefícios do azeite de oliva para o cabelo

 “O azeite de oliva é rico em lipídeos e proporciona uma hidratação capilar power, pois penetra profundamente na fibra capilar e repõe os nutrientes necessários para os fios”, explica Anne Trentim, hair stylist do Jacques Janine Fashion Mall.

Karla Assed, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, acrescenta que o produto auxilia na formação de uma película protetora na parte externa do fio. “Com isso, é possível manter a hidratação dos cabelos, já que o filme formado sobre as cutículas evita a perda de água”.

Além disso, Anne fala que o azeite reduz a queda e estimula o crescimento saudável dos fios. E não para por aí: o produto também trata a caspa e reduz as pontas duplas.

Leia também: Como fazer uma hidratação com óleo de coco e cuidar dos cabelos em casa

Como usar?

Anne explica que, assim como nos alimentos, o mais indicado para o cabelo é o azeite de oliva extravirgem . Prensado a frio, preserva maior quantidade de nutrientes do que as outras versões.

Para aplicar nos fios, Karla orienta utilizar uma pequena quantidade, como uma noz na palma da mão. “Ele deve ser aplicado nos fios e deixar agir por cerca de 20 minutos. Durante esse período, faça uma massagem apenas nos fios e não no couro cabeludo”, fala. Para finalizar, lave os fios com shampoo e condicionador.

A dermatologista ainda fala que vale apostar em produtos que tenham efeitos semelhantes ao azeite ou que possuam o óleo de oliva como ingrediente, “pois o couro cabeludo pode apresentar alguma reação alérgica ao azeite puro, aumentando também a oleosidade”.

Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual32 minutos atrás

COVID-19: Presos do regime semiaberto vão cumprir pena em casa no ES

Detentos que tiveram o regime modificado, por conta do Novo Coronavírus, deverão usar a tornozeleira eletrônica Juízes do Tribunal de...

São Mateus36 minutos atrás

Clínica Oral Unic Implantes de São Mateus orienta sobre prevenção ao COVID-19

Diretora-técnica reforça cuidados aos pacientes em tratamento de implantes dentários. Considerado um ‘cartão de visita’, o sorriso também influencia na...

Entretenimento49 minutos atrás

Elton John comemora 73 anos em isolamento pelo coronavírus

Em quarentena, devido ao  coronavírus , Elton John comemora seu 73º aniversário ao lado dos filhos, que surpreenderam o cantor...

Esportes1 hora atrás

Adiamento inédito gera impasses para realização de Jogos em 2021

. O adiamento inédito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio para 2021, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19),...

Entretenimento1 hora atrás

Angelina Jolie doa US$ 1 mi para manter merenda de crianças na quarentena

Preocupada com a falta de merenda escolar para as crianças carentes que estão sem aulas nos Estados Unidos por conta...

Economia2 horas atrás

Maia afirma que fim do isolamento é pressão da Bolsa

O presidente da Câmara , Rodrigo Maia ( DEM-RJ ), declarou em reunião com governadores , nesta quarta-feira (25), que...

Política2 horas atrás

Bolsonaro “não tem o menor conhecimento” sobre o coronavírus, diz Caiado

arrow-options DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE GOIÁS Governador de Goiás, Ronaldo Caiado O governardor de Goiás , Ronaldo Caiado , disse que ficou...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana