conecte-se conosco



Política

Projeto disciplina uso de imagem de alunos

Publicado

em


Projeto em tramitação na Assembleia Legislativa proíbe as escolas de utilizar a imagem de crianças e adolescentes, em quaisquer meios ou canais de comunicação, sem a autorização dos pais ou responsáveis legais. Segundo o Projeto de Lei (PL) 180/2021, a permissão não pode ser de caráter geral, mas sim expressa e específica em cada caso de publicidade.

De acordo com a proposta de Dr. Emílio Mameri (PSDB), a autorização  deverá ser feita em formulário próprio da instituição de ensino e/ou comercial, contendo “informações claras, precisas e facilmente acessíveis” sobre o uso da imagem, período de tempo, canais e/ou meios de divulgação e os objetivos de uso.

Será exigido alvará da autoridade judiciária competente nos casos de uso de imagem de alunos para a publicidade comercial, voltada para a divulgação de produtos, serviços e marcas com fins mercadológicos. 

A proposta se vale da Lei 8.069/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e do artigo 199 da Constituição Estadual. Com isso, justifica o deputado, “quer se garantir aos consumidores de prestação de serviços educacionais ou comerciais diversos o legítimo respeito ao direito fundamental da imagem, sobretudo àqueles vulneráveis a quem, apesar de ter capacidade de direito, ainda falta capacidade de fato. Havendo, portanto, a necessidade de representação”, explica Mameri.

Em caso de descumprimento das medidas, será multa de 1.000 a 10 mil Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs) – entre R$ 3,6 mil e R$ 36,4 mil. O projeto prevê ainda como penalidade a suspensão da publicidade. Além disso, a instituição deverá fazer uma publicação de que foi punida. Em todo o processo, está garantido o contraditório e a ampla defesa.

A proposta de disciplinar o uso de imagem de alunos não se aplica aos menores emancipados ou maiores de 18 anos com capacidade plena de direitos.

O PL 180/2021 prevê que as medidas entrarão em vigor 60 dias após publicação da norma em diário oficial e caberá ao Executivo fazer a regulamentação da lei. 

A matéria foi lida na sessão ordinária do último dia 10 e encaminhada para as comissões de Constituição e Justiça; Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos; Educação; e Finanças.

Comente Abaixo
Nacional10 minutos atrás

Homem é preso ao se passar por policial para auxiliar em captura de Lázaro

Reprodução Policiais seguem em busca de Lázaro Barbosa Um homem foi preso na noite deste sábado (19) por tentar se...

Saúde10 minutos atrás

Queiroga: Programa de Imunização é esperança de por fim à pandemia

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse hoje (20) que o Programa Nacional de Imunização (PNI) é a esperança de...

Entretenimento10 minutos atrás

Gil do Vigor está de romance com antigo amor

Reprodução/GNT Gil do Vigor O ex participante do reality show da Globo, Gil do Vigor, ou Gilberto, acabou se tornando...

Entretenimento15 minutos atrás

Juliette é criticada por aglomerar sem máscara com Carlinhos Maia; assista

Reprodução Instagram Juliette Freire e Carlinhos Maia Um dia após o Brasil atingir a triste marca de 500 mil mortos...

Mulher40 minutos atrás

Descubra a cor do esmalte de cada signo!

Reprodução: Alto Astral Descubra a cor do esmalte de cada signo! Mais uma vez, a astrologia vem dar dicas que...

Entretenimento45 minutos atrás

Cirurgião que tentou salvar Lady Di quebra o silêncio após 24 anos

Divulgação Cirurgião fala sobre últimas horas de vida de Princesa Diana MoSef Dahman foi o responsável pela noite de 31...

Entretenimento58 minutos atrás

Gracyanne Barbosa mostra evolução no pole dance e encanta: “Força pra ir além”

A musa fitness levou os seguidores à loucura Gracyanne Barbosa deu o que falar e inspirou os seguidores do Instagram...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!