conecte-se conosco



Carros e Motos

Projeto de lei com texto aprovado quer o fim dos carros a gasolina

Publicado

em

 
Gasolina
Divulgação

Projeto busca estimular matrizes energéticas mais sustentáveis que o combustível fóssil; veja os detalhes

Rio – A partir do primeiro dia de janeiro de 2030, novos veículos movidos a gasolina ou diesel serão proibidos no Brasil. Parece mentira, mas não é. Pelo menos não totalmente. O fim dos veículos capazes de rodar com combustíveis fosseis é o que propõe o Projeto de Lei 304/2017, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que teve seu texto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na última semana.

De acordo com a proposta do senador piauiense, a partir de 2030 só poderão ser vendidos por aqui veículos movidos a biocombustível, o que inclui o já conhecido etanol e o biodiesel. Além, é claro de modelos abastecidos diretamente das tomadas por eletricidade, que ainda engatinham por aqui. Nem híbridos serão permitidos, segundo projeto. 

Em 2040, a limitação interromperia a circulação de todos os veículos movidos a combustíveis fósseis e não só os novos. Os únicos modelos livres de tal impedimento, segundo o Projeto de Lei, seriam os veículos de coleção, oficiais ou diplomáticos.

Exemplo

Apesar de parecer radical, a proposta de Nogueira está no mesmo caminho de iniciativas vistas em países desenvolvidos. No Reino Unido e na França, por exemplo, esse tipo de veículo não será mais comercializado a partir de 2040.

A proposta, que tramita desde 2017, ainda depende de avaliação na Comissão de Meio Ambiente, responsável por ponderar eventuais impactos na mudança de matriz energética, assim como a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Só depois disso, o projeto irá para sanção de deputados, senadores e, por último, pelo Governo Federal.


Fonte: IG CARROS

Comentários do Facebook

Carros e Motos

VW já produz elétrico I.D3, mas pandemia atrasa chegada às lojas

Publicado

em

source
VW ID3 arrow-options
Divulgação

VW ID.3: modelo elétrico da marca é o primeiro a ser produzido de uma completa que vai chegar às ruas em breve


A Volkswagen já começou a sua produção do ID.3, o primeiro carro elétrico de massa da marca e que deverá chegar ao Brasil. Ele é feito na fábrica em Zwickau, na Alemanha, exclusiva dos veículos EVs da empresa. Mas, por hora, as entregas estão previstas para começar a partir do segundo semestre no verão europeu, após o período estimado de retração da pandemia do novo coronavírus.

LEIA MAIS: Volkswagen quer superar a Tesla no mundo dos carros elétricos

Entre as novidades do ID.3 está o sistema de display head-up , com função de realidade aumentada (veja abaixo os vídeos). De largada, a produção será de 30.000 carros elétricos ID.3.

Acumulando carros prontos na fábrica, essa maneira não convencional de lançar um veículo totalmente novo permitirá também a VW aperfeiçoar os softwares do ID.3, que segundo rumores, ainda apresenta alguns problemas.

O ID.3 terá três versões, cada uma com baterias de capacidade diferente. A versão de entrada, terá bateria de 45 kWh, com autonomia de 330 quilômetros. Na sequência, está a bateria de 58 kWh, que pode rodar 420 km. A top de linha conta com bateria de 77 kWh e autonomia de 550 km.


O elétrico ID.3 é um dos símbolos do rejuvenescimento da marca que quer ser vista como uma empresa tecnológica e com preocupação ambiental. Como prévia do lançamento, a VW divulgou uma série de vídeos sobre alguns dos recursos mais interessantes do carro elétrico ID.3, como o avançado display heads-up.

LEIA MAIS: Startup cria primeiro veículo 100% elétrico a ser fabricado em série no Brasil

Traz um conceito que pode ser considerado de ” realidade aumentada “, já que projeta imagens digitais no parabrisa ou num pequeno visor transparente, para que fiquem sobrepostas no mundo real. O controle de voz não apenas obedece todas as palavras do condutor, mas também se comunica visualmente com seus ocupantes, graças ao se sistema ID inteligente.

Há ainda a chamada identidade luminosa (ID light) do carro. Uma faixa de LED atravessa o interior do veículo e auxilia o motorista alterando a cor de acordo com a função – por exemplo, a luz sinaliza que o sistema de tração do veículo está ativo.

LEIA MAIS: JAC iEV20 é o carro elétrico mais barato do Brasil, e uma grata surpresa

Também acentua as informações emitidas pelos sistemas de assistência e navegação do motorista, avisa sobre mudança de faixa e sinaliza avisos de frenagem e chamadas telefônicas recebidas. Confira abaixo o vídeo oficial de lançamento do VW ID.3 .


Fonte: IG CARROS

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional5 minutos atrás

Covid-19: número de mortes no planeta ultrapassa a marca de 100 mil

arrow-options Jochen Sand/GettyImages/Creative Commons Marca foi atingida nesta quinta-feira Nesta quinta-feira (9), a pandemia do Covid-19 atingiu mais uma triste...

Política5 minutos atrás

Morre Iram Saraiva, ex-senador goiano e ex-ministro do TCU

arrow-options Jonas Pereira/Agência Senado Iram Saraiva foi senador e ministro do Tribunal de Contas da União Morreu nesta quinta-feira (9),...

Política39 minutos atrás

Sem proteção, Bolsonaro é flagrado mexendo no nariz e apertando a mão de idosa

Um vídeo de Jair Bolsonaro desrespeitando novamente as orientações contra o novo coronavírus indignou os internautas nesta sexta-feira (10). O...

Mulher39 minutos atrás

Aprenda a retocar a raiz do cabelo em casa durante a quarentena

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), todo serviço não essencial foi suspenso por tempo indeterminado em diversos estados, incluindo...

Nacional4 horas atrás

Adolescente de 15 anos é o primeiro Ianomami a morrer de Covid-19

arrow-options Reprodução Alvanei Xirixana foi o primeiro Ianomami a morrer de Covid-19 O adolescente Ianomami de 15 anos que contraiu...

Internacional4 horas atrás

Premiê britânico deixa UTI, mas segue em observação no hospital

. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deixou a unidade de terapia intensiva do hospital onde está internado em Londres, à...

Política4 horas atrás

Fora da agenda oficial, Bolsonaro faz visita ao Hospital das Forças Armadas

arrow-options Agência Brasil Visita a hospital não constava na agenda oficial O presidente Jair Bolsonaro visitou, na manhã desta sexta-feira...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana