conecte-se conosco


Estadual

Projeto de estudantes de Ecoporanga é finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Publicado

em

O projeto de ensino “Calcular + Cozinhar = a arte de reaproveitar”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Teixeira Fialho, de Ecoporanga, é finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia Criatividade e Inovação (Febrace). O projeto será apresentado na cerimônia de premiação, nos dias 17 a 19 de março, na Universidade de São Paulo.

“Calcular + Cozinhar = a arte de reaproveitar” também recebeu o credenciamento para participar da Feira Internacional Copa Tecnociências Paraguay 2020, que será realizada entre os dias 30 de março a 02 de abril.

O projeto foi realizado pelas estudantes Micheli Galter Dal Col e Gisele de Oliveira Paixão e pelas professoras Renata Gomes de Souza e Ivani Vieira Damaceno, com apoio do diretor Jailson Mauricio Pinto.

“Essas participações têm melhorado os índices da escola nas avaliações externas. Esse trabalho valoriza o protagonismo juvenil, porque quem tem as ideias e desenvolve os projetos são os estudantes. São eles que excutam. Os professores são orientadores dos projetos de ensino. E todas essas ações trouxe vida para a nossa escola”, declarou o diretor.

Jailson Mauricio Pinto ainda disse que o resultado positivo veio de uma escola que atende a distritos de Ecoporanga, destacando a importância do alcance da Educação Pública. “A escola atende cerca de 200 estudantes e se localiza no distrito de Imburana, atendendo aos distritos de Cotaxé, Muritiba, Imburana e assentamentos. Por isso, digo que devemos acreditar na educação pública”, falou.

O material já foi apresentado em diversas feiras e obteve as seguintes premiações:

Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc)

3º Colocado geral da Feira;

1º Colocado na área de Ciências Biológicas;

Destaque da Cidade de Ecoporanga-ES;

Credenciamento para a Feira XIII Mostra CLAK.

Leia mais:  Cantora capixaba desaparece a caminho de show em MG

Feira Mateense de Ciências e Engenharia (Femace)

1º Colocado entre os projetos da área de Ciências da Saúde;

Destaque entre os projetos oriundos da cidade de Ecoporanga-ES;

Destaque Mulheres Cientistas entre os projetos finalistas do evento;

1º Colocado geral entre os projetos finalistas do evento;

Credenciamento para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – (Febrace) 2020.

Mostra Científica do Colégio Luterano Arthur Konrath (Mostra Clak)

3º Colocado na área de Ciências Biológicas;

Credenciamento para participar da 7ª Feira Brasileira de Colégios de aplicação e Escolas Técnicas (Febrat).

O Projeto

Estudantes e professores observaram a quantidade de cascas, sementes e talos que eram desperdiçados diariamente. Começaram a pensar em como fazer algo para mudar esse cenário no cotidiano. Visando reaproveitar os restos de alimentos que se tornariam lixo, desenvolveu-se um projeto em que os estudantes que, orientados pelos professores das disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, pesquisaram receitas, tanto na internet quanto entre familiares e a comunidade, voltadas para uma alimentação saudável, o reaproveitamento e valor nutricional dos alimentos e reeducação alimentar. Como produto final, foi produzido um livro de receitas com foco na utilização de partes dos alimentos que geralmente são jogados fora.

Confira os demais projetos finalistas da Febrace AQUI.

Texto: Soraia Camata

Informação às escolas:

Sugestões de notícias devem ser enviadas para o e-mail [email protected]

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon

(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043

[email protected] / [email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Definidos os pontos de atendimento da força-tarefa para vítimas das chuvas no sul do ES

Publicado

em

Sete escritórios, sendo três fixos e quatro itinerantes, estarão disponíveis para atendimento ao público, a partir da próxima terça-feira (28), nos municípios atingidos pelas chuvas na região sul do Estado. Os atendimentos fazem parte da força-tarefa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), em parceria com demais entidades públicas e privadas.

No município de Iconha, o escritório fixo será na Escola Paulo Assis, localizada na Rua José de Paula Beiriz, 267, Morro do Paraíso. Em Alfredo Chaves, o atendimento será na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), Avenida Getúlio Vargas, 545, Centro. Em Vargem Alta, o público será atendido na Câmara de Vereadores, na Rua Nelson Lírio, 77, no Centro.

Em Rio Novo do Sul, o atendimento será realizado, exclusivamente, pelo escritório itinerante, com apoio das vans da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), que também circularão pelas regiões centrais e interior dos outros três municípios afetados.

Em todas as cidades, os atendimentos serão realizados a partir das 09 horas. Nos escritórios serão oferecidas consultorias contábil e financeira, além de apoio para captação das anunciadas linhas de financiamento emergencial.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destacou a importância social e econômica da ação. “Queremos ofertar o maior número de serviços possíveis aos moradores dessas cidades, para que tenham condições de retomar suas rotinas de forma mais rápida. Essa é uma força-tarefa que possui grande caráter social e que, ao mesmo tempo, vai contribuir para o retorno do dinamismo econômico dessas regiões”, afirma.

Reuniões com empresários

Nessa quinta-feira (23), o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, se reuniu com a Associação de Comerciantes e representantes dos escritórios de contabilidade de Iconha. Na ocasião, ele destacou as ações que serão realizadas a partir desta terça-feira (28).

Leia mais:  Dessalinização estará em pauta no Meio Ambiente

“Os comerciantes, assim como os demais moradores de Iconha, estão sofrendo muito com os impactos das chuvas. Fizemos essa reunião para apresentar esse pacote de medidas que será ofertado para a retomada econômica, além de mostrarmos que estamos à disposição para ajudar no que for necessário”, destacou o secretário Marcos Kneip.

Já o diretor presidente da Aderes, Alberto Gavini, destacou a importância da força-tarefa para apoio aos micros e pequenos empreendedores. “A perda de documentação é uma das principais demandas dos pequenos empresários e muitos não sabem por onde recomeçar. Nós vamos participar deste mutirão levando justamente as orientações necessárias para que essas pessoas consigam reabrir seus negócios, inclusive com oferecimento de microcrédito, que, nessas horas, é fundamental para dar um fôlego aos pequenos empreendedores”, acrescentou Kneip.

Também são parceiros da força-tarefa o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Banco do Espírito Santo (Banestes), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Polícia Civil (PCES), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Defensoria Pública e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

Consultorias gratuitas

Para esta força-tarefa, o Sebrae/ES vai atuar integrado com as ações planejadas pelo Governo do Espírito Santo. Serão oferecidos R$ 500 mil em consultorias gratuitas, atendimentos em caravanas itinerantes, visitas porta-a-porta e mutirões nas sedes das cidades de Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves. Na próxima segunda-feira (27), equipes do Sebrae/ES vão percorrer os municípios atingidos, fazendo um diagnóstico territorial, oferecendo ajuda e cadastrando comerciantes, profissionais liberais, produtores rurais e empresários interessados em linhas de crédito facilitadas.

Leia mais:  Rapaz que matou dona de bar diz que cometeu crime porque a vítima era 'enjoada'

Será oferecido um plano de negócios para reestruturar empreendimentos que foram afetados pelas chuvas. “Precisamos ser solidários. O Sebrae/ES não vai medir esforços para contribuir com a retomada das atividades comerciais e fazer a roda da economia girar novamente nessas localidades”, adianta Pedro Rigo, superintendente da instituição.

Serviço
Força-tarefa para atendimento às vítimas das chuvas
Quando: a partir do dia 28 de janeiro (terça-feira)
Horário: a partir das 09 horas

Locais:

Alfredo Chaves – Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), Avenida Getúlio Vargas, 545, Centro.

Iconha – Escola Paulo Assis, Rua José de Paula Beiriz, 267, Morro do Paraíso
Vargem Alta, Câmara de Vereadores, na Rua Nelson Lírio, 77, Centro.

Rio Novo do Sul – Escritório itinerante com atendimento exclusivo com vans da Aderes

*Além dos escritórios fixos, vans circularão nas regiões centrais e interior dos quatro municípios atingidos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger / Roberto Riccio
(27) 3636-9707 – 99942-9537 / 3636-9708
[email protected]  / [email protected] 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
São Mateus4 minutos atrás

Casagrande: “Porto da PetroCity é estratégico para o Estado

Ao participar de uma solenidade em Jaguaré, no Norte do Estado, quando assinou, nesta sexta-feira (24), a ordem de serviço...

Nacional13 minutos atrás

Mortes em decorrência das chuvas em Belo Horizonte e região chegam a 14

arrow-options Telmo Ferreira/Agência O Globo Maior parte das mortes ocorreram por deslizamentos de terra O Corpo de Bombeiros e a...

Nacional13 minutos atrás

No Espírito Santo, chuvas já causaram a morte de oito pessoas

arrow-options Twitter/Reprodução Chuva deixou rastro de destruição em cidades do estado As chuvas no Espírito Santo já causaram a morte...

Política13 minutos atrás

Morre ex-deputado Ibsen Pinheiro, que conduziu impeachment de Collor

arrow-options Galileu Oldenburg/Divulgação PMDB Ibsen Pinheiro tinha 84 anos O ex-deputado federal Ibsen Pinheiro (MDB-RS) morreu nesta sexta-feira, aos 84...

Política13 minutos atrás

Com Tatto favorito, PT tem oito nomes possíveis para prefeito de São Paulo

arrow-options Vitor Sorano/iG Jilmar Tatto O PT enfrenta uma guerra interna para a escolha do candidato a prefeito de São...

Política13 minutos atrás

Novo se distancia do governo Bolsonaro após aprovação do fundo eleitoral

arrow-options Marcello Casal Jr/Agência Brasil João Amoêdo, presidente do Novo Ele é uma espécie de mecenas da política. Milionário –...

Política13 minutos atrás

Em aniversário da cidade, Mourão inaugura estátua de D. Pedro I em São Paulo

arrow-options Anderson Lira/Agência O Globo Estátua fica no Parque da Independência O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, participou...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana