Connect with us

Política

Projeto apoia pessoa com deficiência oculta

Published

on

Instituir no Espírito Santo uma política de combate à discriminação a pessoas com transtornos, síndromes e deficiências ocultas (são aquelas situações que não são fisicamente e visualmente identificáveis, como o autismo). Essa é a finalidade do Projeto de Lei (PL) 265/2022, protocolado na Assembleia Legislativa (Ales) pelo deputado Capitão Assumção (PL).

O intuito é estabelecer mecanismos para a efetivação dos direitos desse público com foco no enfrentamento de atos ou omissões não inclusivas. De acordo com a medida, a diretriz da política será a atuação cooperativa das entidades e organizações públicas e privadas.

Na justificativa da proposição, o parlamentar argumenta que a inclusão social das pessoas com deficiência faz parte do debate público e que é preciso fornecer tratamento adequado à realidade desse grupo da sociedade, levando-se em consideração as especificidades relativas à saúde deles e as demais peculiaridades.

“Fomentar políticas de combate à discriminação àqueles que atualmente padecem é construir um ambiente de igualdade e respeito, uma vez que são sucessivas as ocorrências negativas, chegando-se ao ponto da não observância de direitos básicos assegurados na Constituição Federal de 1988, violência e exclusão destas pessoas em atividades simples do dia a dia”, explica.

Inclusão

Dentre os objetivos da política estão a colaboração entre os órgãos públicos e privados para a realização de ações educativas junto a essas pessoas; a construção de ambientes saudáveis de comunicação e abordagem; a avaliação da implantação de programas contínuos sobre o tema; o apoio estatal às entidades filantrópicas que atuam na área; e o fomento à organização da sociedade civil para a adoção de práticas que busquem a inclusão.

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) poderá firmar convênios com associações e outras instituições representativas da sociedade civil organizada para auxiliar na viabilização de meios necessários para o atendimento da política de combate à discriminação a pessoas com transtornos, síndromes e deficiências ocultas.

Para Assumção, é fundamental que os órgãos públicos e privados sejam municiados com informações cientificamente embasadas para a promoção de ambientes seguros e inclusivos. “Essas pessoas precisam ser cada vez mais aceitas na sociedade, respeitadas as devidas restrições e fatores que dificultem a sua inserção”, conclui.

Em caso de aprovação e sanção da proposta, a nova lei passa a valer 30 dias após a sua publicação em diário oficial. O Poder Executivo poderá regulamentar a legislação no que couber.

Tramitação

A matéria foi lida na sessão ordinária do dia 13 de junho e encaminhada para as comissões de Justiça, Saúde e Finanças.

Fonte: Assembléia Legislativa do ES

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Nacional2 minutos ago

Homem cria banco falso na Bahia e é acusado de roubar milhões

A empresa prometia empréstimos vantajosos a produtores rurais, mas não tinha autorização do Banco Central para atuar na área Um...

Nacional6 minutos ago

Homem que transmitiu HIV de propósito a mulheres é preso

Segundo a Polícia Civil, o homem contaminou intencionalmente três mulheres, incluindo uma adolescente de 13 anos Foi preso de forma...

Estadual14 minutos ago

Setenta cidades capixabas estão sob alerta de chuvas e ventos de até 60km/h

O aviso foi renovado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Veja a lista dos municípios O Instituto Nacional de Metereologia...

Entretenimento21 minutos ago

Separados? Belo descobriu traição de Gracyanne Barbosa com personal, segundo colunista

A separação teria acontecido por causa de uma traição. De acordo com o colunista Leo Dias, ela teria traído o...

Mulher22 minutos ago

4 piores erros de maquiagem que já vimos (e como evitá-los)

Foto: Reprodução 4 piores erros de maquiagem que já vimos (e como evitá-los) Antes de tudo, maquiagem é algo muito...

Internacional22 minutos ago

Brasileiros são agredidos na Irlanda e expostos no Tiktok

Reprodução Mateus Gonzalez Serafim e Frederico de Lima Costa foram agredidos na Irlanda Dois brasileiros foram vítimas de agressões na...

Política22 minutos ago

Segurança de profissional da educação em pauta

Com o objetivo de promover um ambiente escolar mais respeitoso e seguro no Espírito Santo, o deputado Sergio Meneguelli (Republicanos)...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana