conecte-se conosco


Saúde

Programa para substituir Mais Médicos pretende reincorporar cubanos

Publicado

em

Bolsonaro e Mandetta
Rafael Carvalho/Governo de Transição
Programa para substituir Mais Médicos a ser apresentado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pretende reincorporar cubanos

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), deve apresentar até o final deste mês ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) um novo programa para substituir o Mais Médicos. Em agosto, o governo pretende editar uma medida provisória para fazer as mudanças. A ideia é reincorporar temporariamente os médicos cubanos que permaneceram no Brasil e criar novas regras de distribuição dos profissionais para atender regiões remotas do país.

Leia também: Inscrições para a 2ª fase do Programa Mais Médicos começam nesta segunda-feira

De acordo com a assessoria do ministério, o projeto ainda está em estudo. Deve ser alterado o escopo do programa para criar um vínculo qualificado e manter os médicos em seus postos. O programa deverá mudar de nome porque há uma avaliação de que o Mais Médicos se tornou uma marca do governo Dilma Rousseff (PT). A informação foi antecipada nesta quarta-feira (10) pelo jornal O Estado de S. Paulo .

O Mais Médicos conta com cerca de 16 mil profissionais, dos quais 1.800 são cubanos que permaneceram no país. De acordo com a proposta, eles seriam reincorporados, por meio de um credenciamento, por dois anos. Após esse período, para continuar no programa, terão que revalidar o diploma obtido no exterior.

Com a saída dos cubanos no final do ano passado, o governo tem dificuldade em preencher todas as 18.400 vagas, principalmente em regiões pobres e de difícil acesso. Os profissionais assinam o contrato, mas depois acabam desistindo quando descobrem onde terão que trabalhar.

Leia também: Uso de maconha medicinal provoca divergência entre autoridades e pesquisadores

Leia mais:  Sintomas da psoríase afetam a qualidade de vida de 71% dos brasileiros

Na segunda-feira (8), o Ministério da Saúde lançou um novo edital para a reposição de vagas desocupadas. O jornal O Globo realizou levantamento que mostrou em maio que, com a saída dos cubanos, 42% das cidades atendidas pelo Mais Médicos estavam com vagas abertas.

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
publicidade

Saúde

Sente coceira na cabeça? Saiba quais são as possíveis causas e soluções

Publicado

em

Women's Health

Poucas coisas na vida podem ser tão irritantes quanto uma coceira na cabeça – principalmente quando ela não parece ter fim. É alergia? É infecção? Vamos te ajudar a desvendar soluções para acabar com esse incômodo!

Leia também: Você é alérgico a que? De coceira a morte instantânea, veja tipos e sintomas

coceira na cabeça arrow-options
shutterstock
A coceira na cabeça pode acontecer por diversas razões; veja algumas e como lidar com elas

A caspa e a coceira na cabeça atingem metade da população, e as três causas principais são: couro cabeludo oleoso (e não ressecado, como muitos pensam), acúmulo de pele morta ou um fungo chamado malassezia.

Esfregar vigorosamente o shampoo no couro – e não apenas no seu cabelo – pode aumentar o excesso de produto na região, fazendo com que a descamação persista.

Para um melhor resultado, use shampoos que contenham zinco ou ácido salicílico, que tratam o fungo e o acúmulo de sebo. Se depois de algumas semanas você ainda sente o comichão, é preciso visitar o dermatologista.

Soluções para a coceira na cabeça

Algumas substâncias presentes em produtos capilares podem gerar uma reação alérgica. Beni Moreinas Grinblat, dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, diz que cada alergia tem uma causa. “O ideal é afastar o agente causal”, explica.

Leia também: Pessoas com alergia têm mais chances de ter problemas psicológicos, diz pesquisa

“O alérgeno é frequentemente alguma fragrância ou um agente hidratante, chamado propilenoglicol”, completa Maria Hordinsky, professora da University of Minnesota (EUA).

Se a sua cabeça coça muito (e em todas as partes), pare de usar produtos com os agentes citados por cerca de uma semana. Caso a irritação desapareça, substitua seu shampoo e seu condicionador por opções sem fragrâncias ou com pH neutro.

Leia mais:  Ministério pede imunização contra febre amarela antes do verão

Secadores, chapinhas, tinturas e escovas térmicas também podem ressecar o couro cabeludo e causar coceira, então mantenha a temperatura intermediária para a secagem dos fios.

Quando a sua coceira está em apenas um ponto, pode ser uma condição de pele, como a psoríase. Trara-se de uma doença autoimune que causa manchas escamosas. A dermatologista Laís Dias, de São Paulo, afirma que o mal ainda possui uma causa desconhecida.

“Ela pode se manifestar através de placas vermelhas e descamativas e possui alguns agravantes, como o fumo, o sobrepeso e a ansiedade. Além da pele, ela também pode surgir nas unhas e no couro cabeludo.”

Leia também: Adolescente com doença rara se torna “alérgica a quase tudo”

O tratamento da psoríase só pode ser realizado por um especialista. Renato Shintani Hikawa, dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), enfatiza que a psoríase não é contagiosa. “Infelizmente, ainda não existe cura, mas há tratamentos e os pacientes podem melhorar a qualidade de vida quando bem tratada.”

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento3 minutos atrás

Thyane Dantas e Mileide Mihaile curtem show de Sandy e Júnior em Fortaleza

Na última sexta-feira, Mileide Mihaile e Thyane Dantas (ex e atual de Wesley Safadão) quase se esbarraram. As duas foram...

Entretenimento3 minutos atrás

Heslaine Vieira, ex-Malhação, participa de clipe do namorado

Heslaine Vieira gravou na última quinta-feira (18), na Barra da Tijuca, no Rio, o clipe da música Protetpr Solar, do...

Direto de Brasília1 hora atrás

Bebê nasce com “três cabeças” e pai tenta enterrá-lo vivo

arrow-options NewsLionTV / Reprodução Pai do bebê que nasceu com três cabeças tentou enterrá-lo vivo por medo de não ter...

Direto de Brasília1 hora atrás

Policial Militar grávida é baleada em tentativa de assalto

arrow-options ARQUIVO PESSOAL / REPRODUÇÃO Policial Ketlen Lima, de 23 anos, reagiu a assalto na cidade de Ananindeua Uma policial...

Economia2 horas atrás

Governos liberais no Brasil e na Argentina facilitaram acordo Mercosul-UE

arrow-options Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Lucas Ferraz, secretário de Comércio Exterior, falou sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia...

Saúde2 horas atrás

Sente coceira na cabeça? Saiba quais são as possíveis causas e soluções

Poucas coisas na vida podem ser tão irritantes quanto uma coceira na cabeça – principalmente quando ela não parece ter...

Nacional2 horas atrás

50 anos de viagem à Lua: Comemorações e conspirações

arrow-options Nasa Foto do astronauta norte-americano Buzz Aldrin caminhando na Lua. Há exatos 50 anos, no dia 20 de julho...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana