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Programa de uso de drones para monitoramento ambiental do Iema ganha mais pilotos

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Mais três servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) foram capacitados para pilotar drones. As aulas práticas e teóricas foram realizadas, na última semana, envolvendo conteúdos como conceitos de aviação, técnicas de fotografia aérea e pilotagem. A ação faz parte do Programa de Uso de Drones no Monitoramento Ambiental, em atividade desde 2018, e que, a partir de agora, passa a contar com nove pilotos habilitados.

Nesta última turma, foram treinados os servidores Manoel Carlos Nunes Junior, João Carlos de Oliveira e Gustavo Rodrigues. “O treinamento foi essencial para a segurança individual e coletiva, uma vez que abordou a essência operacional do equipamento e também as regras de controle do espaço aéreo”, destacou João Carlos de Oliveira, um dos participantes. Os três novos pilotos, junto com os servidores Maurício Castro e Eduardo Perini, capacitados em julho, compõem a turma treinada em 2020, que está utilizando a nova tecnologia de simulação pré-voô.

Nova tecnologia

Neste ano, os servidores participantes contam com um diferencial: o uso de um simulador pré-voo. Esta nova tecnologia só foi possível devido à reestruturação de informática feita no Iema. Com a troca de todos os monitores por equipamentos mais modernos e de maior resolução, foi possível instalar o simulador e preparar os pilotos antes do voo em campo.

“O uso do simulador pré-voo traz uma elevação do nível de segurança no uso dos drones, pois os pilotos ganham mais confiança nos comandos antes de irem para o voo real”, diz o instrutor Gilberto Sipioni, servidor da autarquia. Ele lembra ainda que o simulador também será uma ferramenta pós-voo, pois permitirá um aprimoramento contínuo para que os pilotos não percam a prática.

Para os novos pilotos, o uso dos drones é visto como um ganho de ferramenta para a execução de suas funções. “O treinamento e a certificação de novos pilotos possibilitam a intensificação da utilização dos drones em ações de fiscalização e monitoramento ambiental. Esta tecnologia traz ganhos expressivos às equipes em tempo e segurança nas ações e são essenciais ao Iema”, destacou o servidor Eduardo Perini.

Mauricio Castro, um dos pilotos já treinados, contou sobre a experiência. “O treinamento foi fundamental para a utilização com segurança do equipamento, evitando acidentes e danos a terceiros”, reforçou o piloto Maurício Castro.

 

Ampliação de horizontes

Já utilizados para vistorias de campo dos setores de resíduos sólidos e saneamento, mineração, fiscalização, coordenação de empreendimentos diversos e no monitoramento do desastre ambiental do rio Doce, os drones terão sua atuação ampliada, podendo também auxiliar os municípios do Estado em demandas específicas. Isto representa mais economia, visto que mais vistorias presenciais serão substituídas pelas aéreas.

Apesar do cenário de pandemia, o Programa de Uso de Drones no Monitoramento Ambiental do Iema segue ativo e em crescimento, com previsão de mais treinamentos, para garantir o compromisso do Governo do Estado com o monitoramento ambiental e com a redução de custos de operação.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2592 / 99977-1012

[email protected]/ comunicaçã[email protected]

Fonte: Governo ES

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Corregedoria padroniza procedimentos e prazos para apuração de irregularidades administrativas

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A Corregedoria-Geral do Estado regulamentou e padronizou os procedimentos no âmbito do Sistema de Correição do Poder Executivo Estadual (Siscores). A Portaria nº 012-R, publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial do Estado, estabelece normas e prazos que passarão a ser seguidos em todos os processos para apuração de irregularidades administrativas. Além disso, institui o mecanismo de Procedimento Preliminar, que agiliza a investigação nos casos de menor complexidade.

O corregedor-geral do Estado, Helmut Mutiz D’Auvila, explica que a Portaria preenche lacunas existentes na Lei Complementar nº 46/1994 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado). “A Lei não abarca todas as situações, o que dava margem a diferentes interpretações e procedimentos no âmbito do Siscores. Estamos arrumando a casa e estabelecendo o padrão que será seguido por todos, para que essa diferenciação não ocorra mais”, ressalta o corregedor.

A Portaria foi elaborada com a contribuição de todas as corregedorias setoriais, que puderam apresentar propostas e opinar. Ela normatiza, entre outros temas, as atribuições do Siscores, os prazos a serem observados nas investigações, as provas admitidas, os recursos, as punições e o padrão para publicação da instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) no Diário Oficial.

Já a instituição do Procedimento Preliminar visa a desburocratizar a apuração de denúncias de menor complexidade, que não exigem a atuação de comissão processante e podem ser conduzidas por um único servidor. “O PP vai agilizar a tomada de decisão em casos mais simples. Nos demais continuaremos utilizando a sindicância”, esclarece o corregedor-geral.

Modernização

A publicação da Portaria nº 012-R é mais um passo no processo de modernização da Corregedoria-Geral. Neste mês outras duas importantes medidas foram efetivadas: a publicação da Portaria nº 01-R, que regulamenta a utilização de recursos tecnológicos para comunicação sobre intimações, citações e notificações referentes a procedimentos correcionais; e do Decreto nº 4729-R, que disciplina a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no âmbito do Poder Executivo Estadual.

As duas medidas garantem mais agilidade ao processo de apuração de infrações disciplinares. Além do ganho em eficiência, irão gerar a redução de custos. Com a utilização de meios eletrônicos (e-mail, whatsapp e e-Docs) para a realização de atos de comunicação processual, os custos com postagens  são eliminados. Já o Decreto nº 4729-R estabelece a possibilidade de resolução dos conflitos referentes à conduta de servidores de forma consensual, nos casos de infrações disciplinares de menor potencial ofensivo. “Com a celebração de TACs em pequenos ilícitos, ganha o servidor e ganha o Estado, que evita os custos de um PAD e consegue resolver o problema de forma mais rápida e menos burocrática”, afirma o corregedor.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
[email protected]

Fonte: Governo ES

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