conecte-se conosco



Estadual

Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência recebem orientações sobre o coronavírus

Publicado

em

Como medida de prevenção ao coronavírus (Covid-19), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, iniciou nessa quarta-feira (12), uma série de orientações e esclarecimentos para a equipe assistencial da Urgência e Emergência (pronto-socorro) e profissionais que atuam nas recepções da unidade.

O objetivo do treinamento é garantir a segurança dos pacientes e colaboradores, além de auxiliar no combate e controle da doença. Na China, o Covid-19 já causou 1.381 mortes e ultrapassou a marca de 60 mil casos confirmados. A doença também atingiu outros 24 países com 505 casos. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento não há nenhum caso confirmado da doença no Brasil.

Durante as orientações no HEUE, unidade gerenciada pela Pró-Saúde sob contrato de gestão com a Secretaria da Saúde (SESA), o SCIH apresentou o fluxo de atendimento, orientou sobre o uso de máscaras, alocação de paciente em espaço de isolamento, notificação dos casos suspeitos, imediata coleta de exames para descartar a doença, além de acionar o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital, que será responsável em acionar e solicitar a transferência do paciente para o hospital referência, conforme estabelecido pelo Plano Estadual de Enfrentamento e Controle da doença desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa).

“É importante observar se o paciente apresenta febre constante e tosse, dificuldade para respirar e histórico de viagem para a China, ou contato com alguém que tenha ido nos últimos 14 dias. É indispensável que todas as medidas de prevenção sejam adotadas, com objetivo de garantir a segurança dos profissionais, a do paciente que apresenta sintomas da doença e dos demais frequentadores do hospital”, explicou Thaís Rossato Lenke, que integra a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

 

O que é o coronavírus?

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente (nCoV-2019) do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China, que já apresenta mais mil mortes provocadas pela doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública global por conta da epidemia e, recentemente, definiu a nomenclatura da nova cepa do coronavírus como Covid-19.

Entre os sintomas estão: febre e sintomas respiratórios como tosse, dor de garganta e dificuldade em respirar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência respiratória e sepse. É importante estar atento para casos de histórico de viagem para China nos últimos dias.

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

 

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
[email protected]

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)
[email protected]
(27) 3194-0122

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Sesport divulga resultado preliminar do programa Compete Esportivo

Publicado

em

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) divulgou, nesta sexta-feira (14), o resultado preliminar do Compete Esportivo, a lista dos contemplados pode ser conferida aqui ou por meio do Diário Oficial do Espírito Santo (DIO). O programa, que visa a custear passagens aéreas para que atletas e paratletas participem de competições nacionais ou internacionais, conta com um investimento de R$ 1 milhão.

Inicialmente foram habilitados 264 atletas de 21 modalidades, totalizando 948 passagens aéreas nacionais e internacionais. Os locais de competições internacionais incluem passagens para Estados Unidos, Chile, Portugal, França, Argentina e Turquia, por exemplo.

Das passagens custeadas para atletas individuais, 55% são para mulheres e 45% para homens. Já para as solicitações coletivas, 49% dos beneficiados são mulheres e 51% são homens.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, comentou sobre a retomada do programa, descontinuado em 2014. “Retornamos com o Compete, pois julgamos que investir no esporte de alto rendimento gera uma motivação ainda maior nos atletas, fazendo com que eles se dediquem cada vez mais e alcancem seus objetivos”, afirmou Abreu.

Recursos

Aqueles que não foram beneficiados e desejarem entrar com recursos terão um prazo de três dias úteis, a partir da publicação do resultado preliminar, para encaminhar a documentação até a Sesport.

Os documentos devem ser protocolados, entre 9 e 17 horas, na sede da Secretaria que fica localizada na Rua Coronel Schwab Filho, em Bento Ferreira, Vitória.

Contemplados

A previsão é de que o resultado final seja publicado na semana seguinte à análise de recursos. Após isso, com o limite de antecedência de 45 dias à competição, as federações representantes ou o atleta contemplado devem encaminhar até a sede da Sesport os documentos seguintes:

– Lista dos contemplados e respectivos números de CPF e Identidade

– Cópia de documento de identidade e CPF de cada beneficiário

Informação à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 / (27) 3636-7027 / (27) 99309-9053
[email protected]
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento1 minuto atrás

Hulk Paraíba troca alianças com sobrinha de sua ex-mulher

O jogador Hulk Paraíba aproveitou o clima de romance do “Valentine’s Day” para trocar as alianças com Camila Ângelo ,...

Entretenimento1 minuto atrás

Caio Castro e Grazi Massafera comemoram Valentine’s Day e o ator posta foto fofa

Esta sexta-feira (14) é o Valentine’s Day , o Dia dos Namorados, em muitos países do mundo. Um certo casal...

Estadual1 minuto atrás

Sesport divulga resultado preliminar do programa Compete Esportivo

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) divulgou, nesta sexta-feira (14), o resultado preliminar do Compete Esportivo, a lista dos...

Estadual1 minuto atrás

Engenheiro supera câncer e se forma durante tratamento

Dezembro de 2019 foi um mês ímpar na vida do jovem Lucas Mariani, de 24 anos. Em uma semana teve...

Estadual1 minuto atrás

Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência recebem orientações sobre o coronavírus

Como medida de prevenção ao coronavírus (Covid-19), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Estadual de Urgência...

Estadual1 minuto atrás

Secont debate a importância dos programas de integridade no combate à corrupção

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participou na noite dessa quinta-feira (13) do debate “A importância...

Estadual1 minuto atrás

Agerh se reúne com o Serviço Geológico do Brasil em busca de parceria para monitoramento de cheias do Rio Itapemirim

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) se reuniu nesta sexta-feira (14) com o Superintendente da Companhia de Pesquisa de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana