conecte-se conosco



Estadual

Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência recebem orientações sobre o coronavírus

Publicado

em

Como medida de prevenção ao coronavírus (Covid-19), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, iniciou nessa quarta-feira (12), uma série de orientações e esclarecimentos para a equipe assistencial da Urgência e Emergência (pronto-socorro) e profissionais que atuam nas recepções da unidade.

O objetivo do treinamento é garantir a segurança dos pacientes e colaboradores, além de auxiliar no combate e controle da doença. Na China, o Covid-19 já causou 1.381 mortes e ultrapassou a marca de 60 mil casos confirmados. A doença também atingiu outros 24 países com 505 casos. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento não há nenhum caso confirmado da doença no Brasil.

Durante as orientações no HEUE, unidade gerenciada pela Pró-Saúde sob contrato de gestão com a Secretaria da Saúde (SESA), o SCIH apresentou o fluxo de atendimento, orientou sobre o uso de máscaras, alocação de paciente em espaço de isolamento, notificação dos casos suspeitos, imediata coleta de exames para descartar a doença, além de acionar o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital, que será responsável em acionar e solicitar a transferência do paciente para o hospital referência, conforme estabelecido pelo Plano Estadual de Enfrentamento e Controle da doença desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa).

“É importante observar se o paciente apresenta febre constante e tosse, dificuldade para respirar e histórico de viagem para a China, ou contato com alguém que tenha ido nos últimos 14 dias. É indispensável que todas as medidas de prevenção sejam adotadas, com objetivo de garantir a segurança dos profissionais, a do paciente que apresenta sintomas da doença e dos demais frequentadores do hospital”, explicou Thaís Rossato Lenke, que integra a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

 

O que é o coronavírus?

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente (nCoV-2019) do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China, que já apresenta mais mil mortes provocadas pela doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública global por conta da epidemia e, recentemente, definiu a nomenclatura da nova cepa do coronavírus como Covid-19.

Entre os sintomas estão: febre e sintomas respiratórios como tosse, dor de garganta e dificuldade em respirar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência respiratória e sepse. É importante estar atento para casos de histórico de viagem para China nos últimos dias.

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

 

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
[email protected]

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)
[email protected]
(27) 3194-0122

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Parques estaduais abrirão neste final de semana

Publicado

em


.

Os parques estaduais Cachoeira da Fumaça, em Alegre; Forno Grande, em Castelo; Pedra Azul, em Domingos Martins; Itaúnas, em Conceição da Barra; e Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, estarão abertos ao público para visitação nestes sábado (26) e domingo (27). Todos os parques estão localizados em municípios que estão atualmente em Risco Baixo de acordo com a classificação do mapa de Gestão de Risco da Covid-19.

Os parques Cachoeira da Fumaça, Itaúnas e Paulo Cesar Vinha têm limite de visitação de 100 pessoas por dia, das 8h às 16 horas. Não é necessário agendamento e o controle de acesso é pela ordem de chegada.

Já nos Parque de Pedra Azul e do Forno Grande, a visitação é feita em dois turnos, de 50 visitantes cada, das 8h às 11h e de 13h às 16h. Toda visitação será feita por agendamento prévio, pelo telefone (27) 3248-1156, número válido para os dois parques. A prática de escalada até o Pico do Forno Grande está liberada, com agendamento pelo e-mail [email protected]

O Mapa de Risco é atualizado semanalmente e, de acordo com a classificação de risco, é atualizado também o funcionamento de cada parque.

Reabertura dos parques estaduais

Os parques estaduais estão autorizados a receber o público visitante seguindo as etiquetas sanitárias contra o novo Coronavírus (Covid-19). De acordo com a Portaria Nº 142-R, publicada no dia 18 de agosto, o Governo do Estado autorizou a reabertura das unidades de conservação seguindo a classificação do Mapa de Gestão de Risco.

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) precisou readequar infraestruturas de funcionamento nos parques para atender aos protocolos exigidos pelo Governo do Estado. Uma ressalva é que todos ficarão com o Centro de Visitantes fechados para evitar aglomerações e os visitantes deverão usar máscaras, levar o próprio recipiente para beber água, além do álcool gel 70% para realizar a higienização das mãos com frequência. Pessoas que fazem parte do Grupo de Risco para a Covid-19 devem evitar a visitação ou acessar em horários de menor lotação, de acordo com a portaria estadual.

 

Serviço:

Parque Cachoeira da Fumaça

Horário de funcionamento para visitação: das 8 horas às 16 horas

Capacidade de visitantes por dia: 100 pessoas

Agendamento para visitação: não é necessário. O controle é feito por ordem de chegada.

Endereço: Rodovia ES-484, Distrito de Araraí, Alegre, Espírito Santo.

Parque do Forno Grande

Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 11h e de 13h às 16h

Capacidade de visitantes por dia: 50 pessoas por turno

Agendamento para visitação: (27) 3248-1156

Agendamento para escalada: [email protected]

Endereço: Estrada rural s/n. Distrito Forno Grande, Castelo, Espírito Santo.

Parque de Pedra Azul

Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 11h e de 13h às 16h

Capacidade de visitantes por dia: 50 pessoas por turno

Agendamento para visitação: (27) 3248-1156

Endereço: Rota do Lagarto, s/n, Km 03. Distrito Pedra Azul, Domingos Martins-ES. CEP:29278-000

Parque de Itaúnas

Horário de funcionamento para visitação: das 8 horas às 16 horas

Capacidade de visitantes por dia: 100 pessoas

Agendamento para visitação: não é necessário. O controle é feito por ordem de chegada.

Endereço: Rua Bento Daher, s/n. Vila de Itaúnas, Conceição da Barra-ES. CEP: 29965-000

 

Parque Paulo Cesar Vinha

Horário de funcionamento para visitação: das 8 horas às 16 horas

Capacidade de visitantes por dia: 100 pessoas

Agendamento para visitação: não é necessário. O controle é feito por ordem de chegada.

Endereço: Rodovia ES-060 – Km 37.5, Setiba, Guarapari/ES. CEP: 29222-360

 

 

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iema

Karolina Gazoni

(27) 3636-2592/ 99977-1012

[email protected]/ comunicaçã[email protected]

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Polícia Federal2 minutos atrás

PF incinera 800 kg de drogas no Rio de Janeiro

. Rio de Janeiro/RJ -​ Na quinta-feira, 24/9, foi realizada a incineração de cerca de 800 kg de drogas apreendidas...

Nacional2 minutos atrás

Segurança de metrô ressuscita papagaio eletrocutado com massagem; assista

reprodução / Twitter O segurança Everton Rios salvou o “loro” após o animal receber uma descarga elétrica na estação do...

Internacional2 minutos atrás

Reino Unido registra recorde de casos diários de Covid-19 e amplia restrições

Agencia Brasil/reprodução Governo decidiu ampliar restrições para evitar aumento no número de casos. Nas últimas 24 horas, o Reino Unido...

Tecnologia17 minutos atrás

Samsung Galaxy A72 pode ter cinco câmeras na traseira

georgeclerk/iStock Samsung planeja celular com cinco câmeras Os possíveis planos da Samsung para suceder o Galaxy A71 já são conhecidos:...

Polícia Federal17 minutos atrás

PF investiga crimes contra a Administração Pública em Rondônia

. Ji-Paraná/RO – A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia pela Procuradoria-Geral de Justiça,...

Estadual17 minutos atrás

Parques estaduais abrirão neste final de semana

. Os parques estaduais Cachoeira da Fumaça, em Alegre; Forno Grande, em Castelo; Pedra Azul, em Domingos Martins; Itaúnas, em...

Estadual17 minutos atrás

Sefaz e PRF debatem ampliação das ações de combate à evasão fiscal

. Os auditores fiscais Sarah Vantil, Daniel Meirelles e Germanni Herzog, da Subgerência de Monitoramento e Trânsito, vinculada à Gerência...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!