conecte-se conosco



Estadual

Professor utiliza linguagem de programação para auxiliar estudantes na resolução de problemas matemáticos e sociais

Publicado

em


A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Misael Pinto Netto, localizada em Aracruz, sabe o quanto é importante para o desenvolvimento dos estudantes o uso da linguagem de programação para promover a aprendizagem. A ideia de usar a linguagem de programação nas disciplinas Eletivas partiu do professor Fabricio Antunes, que usa a plataforma do Kodular para incentivar os alunos a desenvolverem aplicativos para smartphone, sem a necessidade de conhecer a linguagem de programação.  

“O uso da linguagem de programação e o simples fato de o próprio estudante programar tornam o ensino mais atrativo, já que o faz mais dinâmico e interativo. Nesse processo, o estudante é levado a raciocinar, a descrever, corrigir e solucionar problemas lógicos. Tudo isso permite aos alunos questionar conteúdos e metodologias arraigados no ensino formal. Assim, pode-se concluir que o ensino de programação é um recurso auxiliar no desenvolvimento educacional, principalmente na aprendizagem de uma geração que já nasceu conectada”, disse o professor Fabricio Antunes.

O uso da linguagem da programação nas aulas Eletivas da escola começou ainda no presencial, no formato de revezamento de alunos, e com interdisciplinaridade, haja vista que a linguagem de programação tem códigos escritos em inglês. Por isso, foi necessária uma parceria com a professora Rita Uliana para explicar a importância do conhecimento da língua inglesa na hora de programar. Com a suspensão das aulas presenciais, as Eletivas passaram a ser em formato de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) e os encontros virtuais realizados no formato de reunião, usando a ferramenta Google Meet.

Para atender aos alunos no formato virtual, o professor utilizou da metodologia desenvolvida por ele mesmo para o formato presencial, chamada de “Quatro Elementos de Interação em Quatro Níveis de Aprendizagem”, adaptada para o ensino remoto. Nessa metodologia as regras são as mesmas, porém reorganizada em gamificação, na qual os estudantes podem passar pelas quatro fases de complexidades e apresentar seus produtos como se fosse na sala física, utilizando as ferramentas digitais.  

“Achei a ideia muito legal de nos dividirmos em elementos de interação mesmo que virtual e depois apresentar ao professor quando passa de fase. Assim, a gente aprende a programação brincando e interagindo. A nossa eletiva não fica chata” disse a aluna Hislani Nascimento Santos.

A ideia de usar a linguagem de programação nas Eletivas tem chamado atenção de outras escolas, o que tem permitido um intercâmbio entre as unidades de ensino da rede. Para a professora e coordenadora da área de ciências da Natureza, Gisele Xavier, “a troca de conhecimento entre as unidades e com outros professores é de fundamental importância para a aprendizagem dos alunos e para enriquecer e motivar o professor, que encontra em outros colegas conhecimentos que somam na prática”. “Por isso, sempre apoio meus professores a fazer intercâmbios com os colegas da rede e de outras redes também”, disse Gisele Xavier.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon    

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Nacional6 minutos atrás

Homem é preso ao se passar por policial para auxiliar em captura de Lázaro

Reprodução Policiais seguem em busca de Lázaro Barbosa Um homem foi preso na noite deste sábado (19) por tentar se...

Saúde6 minutos atrás

Queiroga: Programa de Imunização é esperança de por fim à pandemia

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse hoje (20) que o Programa Nacional de Imunização (PNI) é a esperança de...

Entretenimento6 minutos atrás

Gil do Vigor está de romance com antigo amor

Reprodução/GNT Gil do Vigor O ex participante do reality show da Globo, Gil do Vigor, ou Gilberto, acabou se tornando...

Entretenimento11 minutos atrás

Juliette é criticada por aglomerar sem máscara com Carlinhos Maia; assista

Reprodução Instagram Juliette Freire e Carlinhos Maia Um dia após o Brasil atingir a triste marca de 500 mil mortos...

Mulher36 minutos atrás

Descubra a cor do esmalte de cada signo!

Reprodução: Alto Astral Descubra a cor do esmalte de cada signo! Mais uma vez, a astrologia vem dar dicas que...

Entretenimento41 minutos atrás

Cirurgião que tentou salvar Lady Di quebra o silêncio após 24 anos

Divulgação Cirurgião fala sobre últimas horas de vida de Princesa Diana MoSef Dahman foi o responsável pela noite de 31...

Entretenimento54 minutos atrás

Gracyanne Barbosa mostra evolução no pole dance e encanta: “Força pra ir além”

A musa fitness levou os seguidores à loucura Gracyanne Barbosa deu o que falar e inspirou os seguidores do Instagram...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!