conecte-se conosco



Nacional

Professor de Medicina da Santa Casa usa máscara preta em aula; Alunos denunciam

Publicado

em


source
Faculdade Santa Casa em São Paulo
Divulgação/Santa Casa

Faculdade Santa Casa em São Paulo

Alunos do 1º ano da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo denunciaram o professor Ronald Sergio Pallotta Filho, que durante uma aula online na última terça(6), usou uma máscara preta para ensiná-los como se relacionar com pacientes pobres nos consultórios médicos.

Nas filmagens, Ronald, que é branco,  simula ser um paciente do Sistema Único de Saúde(SUS), usando a máscara preta e falando de forma irônica, como se tivesse sotaque.

“Eu não como essas comidas de fraco daqui do SUS não, sabe? Eu não como não. Eu como comida de macho, de macho. Você tá entendendo?”, afirmou o professor, que também é médico, durante a aula.

A aula ministrada era da matéria de Propedêutica , que é o estudo de sinais em um sistema de comunicação, na medicina é importante para o atendimento e exame dos pacientes, para que o trato com eles seja correto.

“Ele dá aula de medicina, de propedêutica, para alunos de 1º e 2º ano e faz uma coisa dessas? Ele também é médico do maior hospital filantrópico da América Latina, será que isso está em concordância com o tipo de atendimento que é feito na Santa Casa?”, indagou uma médica, que preferiu não se identificar, para o portal G1.

Nesta quinta(8), a Santa Casa emitiu uma nota oficial sobre o caso e repudiou a a ação do professor, que afirmou que abriu uma sindicância sobre o caso e que ele pode vir a ser afastado de suas ocupações.

Veja a nota completa abaixo:

“A Faculdade de Ciências Médicas da Santa de São Paulo repudia veementemente qualquer ação de cunho racista ou preconceituoso. Ciente de denúncia sobre vídeo em que docente utiliza máscara preta em uma aula, a instituição determinou a abertura de uma Sindicância Interna para apuração dos fatos que pode resultar no afastamento do médico envolvido. A Sindicância ocorrerá no âmbito do Núcleo de Direitos Humanos e Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) da instituição, que assegurará ao médico o exercício da ampla defesa e do contraditório”.

BLACKFACE

A pratíca feita pelo médico é conhecida como Blackface, sendo considerado um ato racista. O ato de pintar o rosto para escurecer a pele é algo que surgiu no século 19, onde atores brancos usavam tinta para pintar os rostos de preto em shows onde ridicularizavam negros com piadas e esteriótipos preconceituosos.

Comente Abaixo
Economia13 minutos atrás

Copa Airlines é reconhecida como melhor companhia latino-americana da última década

Calebe Murilo Copa Airlines é reconhecida como melhor companhia latino-americana da última década A companhia panamenha Copa Airlines, foi reconhecida...

Política13 minutos atrás

Carlos Bolsonaro cria projeto para proibir linguagem de gênero neutro

Reprodução Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, quer acabar com a linguagem de gênero neutro com a justificativa de...

Entretenimento13 minutos atrás

Perfil de fofoca divulga troca de menagens entre Neymar e Dainara Pariz

Instagram/Reprodução Neymar parece estar investindo em influenciadora O menino Ney ataca novamente, solteiro e no ápice da juventude, o jogador...

Entretenimento13 minutos atrás

Atual de Bonner manda mensagem para Fátima: ‘Essa vitória já é sua’

Desde que revelou nesta quarta-feira (2) o diagnóstico de um câncer de útero em estágio inicial, Fátima Bernardes vem recebendo...

Mulher18 minutos atrás

Final do ano? Saiba o que a astrologia guarda para você até 31 de dezembro

Bruna Giorgi Final do ano? Saiba o que a astrologia nos guarda até 31 de dezembro No último dia de...

Mulher18 minutos atrás

Ateliê em casa: 6 dicas de organização para você montar o seu

Reprodução: Alto Astral Ateliê em casa: 6 dicas de organização para você montar o seu O artesanato é um daqueles...

Mulher18 minutos atrás

2021: Saiba quais as Previsões do Baralho Cigano

Fernanda Villas Bôas 2021: Saiba quais as Previsões do Baralho Cigano O povo cigano utiliza imagens do cotidiano para interpretar...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!