conecte-se conosco


Economia

Produção de petróleo da Petrobras está estagnada, diz presidente da estatal

Publicado

em


presidente da petrobras
Fernando Frazão/Agência Brasil – 3.1.19
“Nos últimos dez anos, a produção de petróleo da Petrobras está estagnada”, avaliou o presidente Roberto Castello Branco

Ao comemorar a decisão do STF (Superior Tribunal Federal) de permitir a venda de subsidiárias de estatais sem aval do Congresso , o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse que os recursos oriundos do desenvestimento vão permitir o aumento da produção da estatal, que, segundo ele, está há dez anos estagnada. 

“Esses recursos obtidos com a venda de ativos serão usados para redução de dívida. A Petrobras ainda é uma empresa muito endividada. E também para fortalecer o nosso investimento em petróleo e gás. Nos últimos dez anos, a produção de petróleo da Petrobras está estagnada”, comentou.

Para o executivo, a estatal desperdiçou investimentos nos últimos anos e, por isso, voltou a reforçar a necessidade de venda de ativos. Mas Castello Branco negou que esteja em curso um “desmonte da Petrobras”, e citou como próximo ativo a ser vendido a Liquigás, que atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de gás de cozinha (GLP).

Leia também: Ministro Fachin autoriza venda da TAG, subsidiária da Petrobras

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), de 2010 até abril deste ano, a produção da Petrobras (como operadora) passou de 2,422 milhões de barris de óleo equivalente (boe) para 3,135 milhões de boe. É uma alta de 29%.

“Estamos fortalecendo sua função principal, que é a produção de petróleo e gás. Temos capital humano altamente qualificado, possuímos tecnologia e ativos de classe mundial. Mas em lugar de investirmos na expansão de petróleo e gás, desperdiçamos recursos com projetos bilionários que nada acrescentaram. Venderam ilusões da criação de milhares de empregos, que acabaram sendo temporários, causando enorme prejuízo”, disse.

Leia mais:  Mulher paga por limpeza, mas acaba com faxineira bêbada dormindo em sua cozinha

O executivo, que participou do lançamento de um  programa para combater furtos de combustíveis na sede da Petrobras , classificou a decisão do STF como “esplêndida”. “Mostrou  que no Brasil as instituições são fortes e funcionam garantindo o cumprimento da lei. Aprovou o que era esperado. É uma vitória do Brasil, não apenas da Petrobras. Mostra que o Brasil tem um ambinte amigável para investidores brasileiros e de outros países”, comentou.

Comentários do Facebook
publicidade

Economia

IR 2019: cerca de 700 mil declarações caíram na malha fina, diz Receita

Publicado

em

source
calculadora arrow-options
shutterstock

A consulta ao último lote de restituição do IR 2019 foi liberada na segunda-feira (9)

Este ano, 700.221 declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física ( IRPF ) caíram na malha fina por inconsistências nas informações prestadas à Receita Federal . De acordo com o órgão, esse volume corresponde a 2,13% do total de 32.931.145 formulários entregues ao Leão para prestação de contas em 2019. A consulta ao último lote de restituição do IR 2019 foi liberada na segunda-feira (9). 

As principais pendências identificadas pela Receita foram: omissões de rendimentos do titular ou de seus dependentes (falha observada em 35,6% das declarações retidas); problemas nos lançamentos de despesas médicas (25,1%); divergências entre o Imposto de Renda Retido na Fonte informado na declaração pelo contribuinte e o informado pela fonte pagadora (23,5%); e irregularidades nas deduções de previdência oficial ou privada e nas informações sobre dependentes, pensão alimentícia e outras questões (12,5%). Há também outras causas não listadas.

Ainda de acordo com o Fisco, do total de declarações retidas, 74,9% têm imposto a restituir. Além disso, 22,4% têm imposto a pagar e 2,7% apresentam saldo zero.

Como confirmar se caiu na malha fina

Para checar se a declaração caiu na malha fina, o contribuinte pode acessar o Extrato de Processamento da DIRPF, no site da Receita Federal. Para acessar o extrato da declaração, é preciso usar o código de acesso gerado na própria página ou um certificado digital emitido por uma autoridade habilitada.

Na seção “Pendências de malha”, o interessado pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.

Leia mais:  Mulher paga por limpeza, mas acaba com faxineira bêbada dormindo em sua cozinha

Se estiver na malha fiscal, contribuinte encontrará links nesta mesma seção para verificar o motivo da retenção e obter informações sobre os procedimentos a seguir. Constatando o erro, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora.

Se não houver erro na declaração, e a pessoa tiver todos os documentos comprobatórios de suas atividades, basta aguardar intimação oficial do Fisco ou agendar pela internet o atendimento numa unidade da Receita Federal, a fim de apresentar esses documentos e antecipar a análise de sua declaração.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento10 minutos atrás

Gutto Soares lança DVD e divide os microfones com Dynho Alves e MC Mirella

Gutto Soares está espalhando o seu som pelos quatro cantos do país. Nesta terça, dia 3, o mineiro subiu ao...

Entretenimento10 minutos atrás

Marília Mendonça diz não ser obrigada a avisar quando der à luz: “Não é álbum”

Grávida, a cantora Marília Mendonça surpreendeu os fãs ao falar que não tem “obrigação” de avisar sobre o nascimento do...

Política10 minutos atrás

Deltan quer indenização da União por ‘ofensas’ de Gilmar Mendes

arrow-options Fernando Frazão / Agência Brasil Procurador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol pediu R$ 59 mil em inenização....

Política10 minutos atrás

Desembargadores de tribunal da Bahia são denunciados por venda de decisões

arrow-options Creative Commons Acusação aponta lavagem de R$ 517 milhões e requer o perdimento dos valores A Procuradoria-Geral da República...

Mulher10 minutos atrás

Luz baixa, DJ e mais: conheça a “Baby Rave”, uma balada para crianças

A vida social do casal muda completamente após o nascimento de um filho. Se antes os pais gostavam de aproveitar...

Internacional23 minutos atrás

Trump é acusado formalmente de abuso de poder e obstrução

arrow-options Official White House/Shealah Craighead Donald Trump está passando por um processo de impeachment no Congresso A Comissão de Justiça...

São Mateus34 minutos atrás

Motorista embriagado atropela dois estudantes em Guriri

Duas crianças, estudantes, ambas de 10 anos, da Escola Herinéia Lima Oliveira, de Guriri, foram atropeladas ao final da tarde...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana