conecte-se conosco


Esportes

Procuram-se novos Gugas no tênis brasileiro

Publicado

em

IstoÉ

Gustavo Kuerten%2C o Guga
Fotos Públicas
Gustavo Kuerten, o Guga

O esporte nacional está repleto de narrativas heroicas que têm menos a ver com empreendimentos bem-sucedidos e mais com a sorte ou talentos individuais. Mas o tênis brasileiro pós-Guga pode ser uma exceção em razão de boas iniciativas de profissionais, instituições e empresários.

Leia também: Guga Kuerten convida Roger Federer para formar dupla em torneio no Brasil

Um exemplo é o Time Guga , que tem a participação do próprio Gustavo Kuerten , tricampeão de Roland Garros. O grupo não tem uma base. Foca principalmente em mentoria e treinamento de jovens tenistas que podem se profissionalizar.

São seis atletas e três treinadores que contam com o apoio de nomes como Hugo Daibert, o treinador de Bruno Soares, duplista top 10 da ATP e um dos grandes destaques atuais do País. Marcio Torres, o empresário de vários líderes do tênis nacional, incluindo Thomaz Bellucci, também faz parte dessa iniciativa.

EM FORMAÇÃO O jovem Augusto Torres usa a metodologia de ensino criada por Ludgero Braga Neto (Crédito:Divulgação)

Para ele, a ideia é atacar uma das maiores deficiências do país: a profissionalização de educadores e treinadores.”Nossa cultura não premia esse tipo de formação”, afirma.

Como resultado, a febre pela modalidade diminui assim que estrelas como o próprio Guga deixam o circuito. “Há 20 anos, quando eu comecei, não existia esse tipo de apoio, afirma Bellucci.

O Instituto Tênis (IT) é outra iniciativa de importância na área. Fundada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann — ex-profissional que já foi campeão brasileiro e competiu em Wimbledon — e por Nelson Roesch Aerts, tem como objetivo formar tenistas capazes de alcançar o posto de número 1 do mundo. Cristiano Borelli, seu diretor executivo desde 2011, diz que a instituição procura ser uma referência, com planejamento e governança, para estimular outras instituições.

Leia mais:  No dia do aniversário do clube, Grêmio lança terceiro uniforme em preto e azul

AMADURECIMENTO

Borelli diz que são 45 jovens em treinamento no IT. “Todos têm um ciclo de amadurecimento acima de média do jovem normal, que não pratica esporte de alto rendimento”, diz. Doze são considerados de alta performance e moram no IT, em Barueri (SP), com bolsa integral. Eles têm atenção individual que inclui fisioterapia e acompanhamento pedagógico, além de viagens para participar de torneios. Matheus Pucinelli, que conquistou o título de melhor dupla juvenil em Roland Garros, em Paris, no início deste mês, é um deles.

“Houve uma grande mudança no tênis brasileiro e poucos perceberam. Muitos jovens e crianças estão sendo preparados, com tecnologia e melhor técnica”, diz Heleno Torres, professor de Direito Desportivo da Faculdade de Direito da USP. Brasileiros disputam os principais torneios, incluindo, além de Bellucci e Soares, Marcelo Melo, o primeiro a liderar o ranking mundial de duplas da ATP. Há mais transmissões de jogos pela TV e internet — superando até a era Guga —, o que estimula a prática do esporte e o turismo especializado para atender os principais campeonatos.

Com o interesse crescente, está ocorrendo uma maior profissionalização. Ex-esportista, Ludgero Braga Neto é um exemplo. Durante mais de dez anos estudou os três golpes mais importantes do tênis — saque, forehand e backhand — na Escola de Educação Física da USP. Sua pós-graduação em Biomecânica do Tênis levou-o a criar um método de ensino que compreende 200 avaliações de itens técnicos, táticos e físicos.

Leia também: Roger Federer faz ‘milagre’ com raquete durante treino para Roland Garros

Como resultado, já formou 12 tenistas Top 10 do Ranking Brasileiro e conseguiu levar vários jovens a boas universidades do exterior, que fornecem bolsas por desempenho esportivo. Lucas Koelle chegou à liderança do time universitário de Harvard (nessa caso, bolsa para atletas). Braga Neto também fechou parceria para adotar sua metodologia com Sébastien Grosjean, ex-campeão e atual treinador da equipe francesa da Copa Davis.

Leia mais:  Campanha na internet pede retomada de buscas por avião onde estava Emiliano Sala

É mais um caso ilustrativo de que o País aos poucos cria as bases para subir no ranking mundial do esporte — desta vez, com estratégia. E também buscar algum outro Guga por aí.

Fonte: IG Esportes
Comentários do Facebook
publicidade

Esportes

Cristiano Ronaldo procura mulheres para jantar em Portugal; entenda

Publicado

em

Nesta semana, durante entrevista ao “Good Morning Britain”, Cristiano Ronaldo contou a história de três mulheres que doavam comida para ele quando era criança e disse que deseja agradecer pessoalmente cada uma delas, chamando-as para jantar.

Cristiano Ronaldo
O Globo
Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo relembrou da época em que vivia com outros atletas, longe da família, enquanto batalhava para se jornar um jogador profissional. “Quando eu era criança, com 11 ou 12 anos, nós não tínhamos dinheiro. Vivíamos no mesmo lugar [em Lisboa], que outros jogadores, todos atletas mais novos. Eu via a minha família [na Ilha da Madeira], a cada três meses. Isso foi difícil. Um período muito difícil sem a família”, disse o jogador.

Segundo o craque da Juventus, três mulheres que trabalhavam em uma rede de fast-food, davam comda para os jovens sempre que podiam. “Tarde da noite, às 22h30 ou 23h00, nós estávamos com um pouco de fome. Então, encontramos uma loja próxima ao estádio onde vivíamos. Sempre chegávamos na porta dos fundos, batíamos na porta e perguntávamos: ‘Olá, sobraram alguns hamburgers?’. Edna e as outras duas moças eram incríveis”, explicou.

“Nunca as encontrei novamente. Eu converso com algumas pessoas, que estão em Portugal, para tentar encontrá-las”, completou o jogador, que garante não ter esquecido desses momentos mesmo após o sucesso. Agora, ele quer retribuir o favor.

“Eles fecharam aquela loja. Mas eu espero que esta entrevista ajude a encontrá-las. Eu ficarei tão feliz, pois quero convidá-las para Turim ou Lisboa, para virem até a minha casa e jantar comigo”, disse.

Na última quinta-feira (19), uma das mulheres se manifestou e aceitou o convite do português . “Um dos meninos era Cristiano Ronaldo, que, provavelmente, era o mais tímido do grupo. Isso acontecia quase toda noite da semana. É engraçado que ele relembre agora de algo que aconteceu há tanto tempo. Pelo menos, agora, as pessoas sabem que não foi uma invenção”, disse Paula. 

“Se ele me convidou para o jantar, eu vou, com certeza! A primeira coisa que farei é agradecer e, durante o jantar, teremos tempo para lembrar daquela época”, finalizou ela, aceitando o convite de Cristiano Ronaldo .

Fonte: IG Esportes
Comentários do Facebook
Leia mais:  Palmeiras tem mais chances de título que São Paulo e Inter, diz matemático
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Agricultura55 minutos atrás

Mapa apoia Agrohackathon 2019, que vai debater soluções tecnológicas para a gestão de riscos rurais

O uso da tecnologia aliada na gestão dos riscos da produção agrícola será debatido pelos participantes do Agrohackathon 2019, entre...

São Mateus2 horas atrás

Banda Thock com novos contratados faz show inédito no interior de São Mateus

Com novo ritmo do momento, o arrocha, a Banda Thock apresenta suas novas estrelas da música banana. Será logo depois da Festa...

São Mateus2 horas atrás

Estadual de natação: Mais de 2 mil pessoas aguardadas para competição no Cepe  

A etapa estadual do 5º Festival FAC de Vinculados de Natação, que acontece no Cepe, de São Mateus neste sábado...

Carros e Motos3 horas atrás

Toyota Corolla é o primeiro híbrido nacional. Confira detalhes no vídeo

O novo Toyota Corolla 2020 é o primeiro carro hibrido fabricado no Brasil e também o primeiro hibrido flex produzido...

Carros e Motos3 horas atrás

Veja 5 carros projetados por Anísio Campos, que faleceu aos 86 anos

arrow-options Reprodução Anísio Campos esteve na linha de frente da indústria automotiva, na era dos fora de série O saudoso...

Carros e Motos3 horas atrás

City K-ZE, primo do Kwid, chega como opção de SUV elétrico de baixo custo

arrow-options Divulgação SUV elétrico da Renault já mostra a mudança visual que chegará também no Kwid A Renault não vem...

Carros e Motos3 horas atrás

A nova Harley-Davidson Low Rider S em grande estilo

arrow-options Divulgação A novísima Harley-Davidson Low Rider S foi avaliada nas estradas da Califórnia Como faz todos os anos, a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana