conecte-se conosco



Economia

Procon aponta aumento de 45% nas reclamações da Black Friday em 2019

Publicado

em

source
black friday arrow-options
Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Consumidores aproveitaram a Black Friday para comprar produtos com descontos

O Procon de São Paulo registrou um aumento em 45% nas reclamações feitas pelos consumidores na Black Friday de 2019, em comparação com a do ano de 2018. De acordo com balanço do órgão, até esta segunda-feira (2), já foram realizados 1.079 atendimentos, sendo 653 registros de reclamações e 426 consultas e orientações. Já em 2018 foram registrados 742 atendimentos, 478 reclamações e 264 consultas e orientações.

No último balanço, setor do fast food lidera ranking de reclamações. As redes Burger King e McDonald’s seguem como as empresas mais reclamadas, com 77 e 73 demandas, respectivamente. Ambas foram notificadas em razão do aplicativo do Mercado Pago , meio de pagamento para ter acesso à promoção de lanches, estar inoperante.  As empresas responderão a um processo administrativo e podem ser multadas.

O McDonald’s ainda recebeu uma segunda notificação pela inoperância do próprio aplicativo, que também seria meio de acesso para ofertas exclusivas.

Nesse ano, os consumidores também contaram com o aplicativo e o instagram do Procon para registrar suas reclamações e tirar suas dúvidas, o que possivelmente, fez com que o número de atendimentos aumentasse. O Procon  divulgou uma lista com os estabelecimentos autuados. 

O consumidor que tiver problemas com suas compras pode procurar o órgão via site, aplicativo e telefone 151.

Equipes do Procon fiscalizaram nos dias 28 e 29 de novembro 41 estabelecimentos na capital e encontraram irregularidades em 33 (80%). A falta de informação foi o principal problema encontrado: lojas não indicavam ao consumidor o preço anterior à Black Friday, impossibilitando a análise do desconto e apresentavam folhetos sem o destaque da marca ou modelo do produto em oferta.

Equipes dos núcleos regionais de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Santos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba também fiscalizaram estabelecimentos em treze cidades do interior e litoral no dia 29 de novembro. Foram visitados 164 locais e encontradas irregularidades em 110 (67%). O Procon de São Carlos também participou da ação.

Comentários do Facebook

Economia

Bolsonaro atualiza cronograma orçamentário de 2020

Publicado

em


source

Agência Brasil

bolsonaro
Agência Brasil

Presidente editou o cronograma do orçamento de pagamentos públicos

O presidente da república, Jair Bolsonaro, editou o Decreto Nº 10.385 atualizando a programação orçamentária do ano de 2020. Esta atualização envolve os gastos que o Executivo pretende realizar ao longo do ano.

Entre outras determinações, o decreto determina o cronograma mensal de pagamento entre junho de 2020 e dezembro de 2020 relativo às dotações da Lei Orçamentária de 2020 e os restos a pagar das maioria das fontes de receita, excetuando, entre outras, a participação da União na capital de empresas, emendas impositivas individuais, emendas impositivas de bancada, emendas de comissão e emendas de relator.

O decreto determina o pagamento, entre outros órgãos, da Presidência da República, de ministérios como o da Agricultura, da Economia, da Educação, da Defesa e da Saúde; agências como a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; da Advocacia-Geral da União e da Controladoria-Geral da União.

O novo decreto atualiza o anterior, N° 10.249 , de 19 de fevereiro de 2020, que havia definido os dispêndios do ano por órgãos no total e a cada mês, bem como as emendas individuais, de bancada e de comissão.

Veja também:  Projeto do Senado suspende reajuste de planos de saúde e medicamentos

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional6 minutos atrás

Saúde pública retoma marcação de consultas e exames em SP

Começa a valera nesta segunda-feira (01), o decreto da gestão Bruno Covas (PSDB) que autoriza a retomada dos agendamentos para...

Policial10 minutos atrás

Suspeito de tráfico é preso com apoio de cão policial Shary em Santa Teresa

. Neste sábado (30), policiais militares da 8ª Cia Independente apreenderam grande quantidade de drogas em Santa Teresa com auxílio...

Policial11 minutos atrás

Submetralhadora e drogas são apreendidas pelo pela Polícia Militar em Serra

. Nesse final de semana, o 6º Batalhão realizou apreensões em diversos bairros do município de Serra. Entre os materiais...

Policial30 minutos atrás

Polícia Militar apreende armas e entorpecentes em Aracruz e João Neiva

. No último fim de semana (29 e 30), policiais militares do 5º Batalhão apreenderam duas armas de fogo, munições...

Policial30 minutos atrás

Três veículos recuperados durante o fim de semana em Cachoeiro e Vargem Alta

. A Polícia Militar do 9º Batalhão recuperou três veículos, neste último fim de semana, em Cachoeiro de Itapemirim e...

Tecnologia31 minutos atrás

Facebook passa a verificar pessoas por trás de perfis muito influentes

Divulgação Facebook toma medidas para combater desinformação Em tempos de debate envolvendo fake news e redes sociais , o Facebook...

Polícia Federal36 minutos atrás

Polícia Federal tem destaque em apreensões de drogas no mês de maio

. Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou, no mês de maio, diversas ações que resultaram em apreensões de grande quantidade de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!