conecte-se conosco



São Mateus

Prisão de prefeito prejudicou criação da Universidade de São Mateus, diz deputado

Publicado

em

Neucimar Fraga foi o autor do projeto de lei que cria a Universidade Federal de Alegre e defendeu os benefícios da autonomia para a instituição.. Assessoria do Deputado Neucimar Fraga

Autor de dois projetos de leis, transformando em universidades federais autônomas os dois polos da Ufes no interior do Espírito Santo, o deputado federal Neucimar Fraga (PSD) disse que este ano será criada apenas a Universidade Federal de Alegre, no Sul do Estado, e que os problemas políticos vividos por São Mateus, com a prisão e afastamento do prefeito Daniel da Açaí (sem partido), prejudicou o projeto da Universidade do município.
Neucimar explicou que apresentou dois projetos de lei na Câmara criando duas novas universidades federais no Espírito Santo: o PL 1963 cria a Universidade Federal de Alegre (“o nome ainda será discutido, não está definido se será Universidade Federal de Alegre, do Sul do Espírito Santo ou do Vale do Itapemirim”, observou) e o PL 1964, criando a Universidade Federal de São Mateus.

“O Presidente encomendou um estudo dos dois polos capixabas, mas eu também fiz indicação para transformar todos os polos do País em universidades autônomas. Mas o estudo de viabilidade técnico-financeira apontou para começar com seis polos no Brasil, pode até aumentar durante as discussões na Câmara e no Senado, e o Espírito Santo ficou com um, que será o de Alegre, que é mais antigo e mais estruturado. O de São Mateus ficou para depois e pesou também a prisão do prefeito, o que dificulta uma discussão desse tema agora por lá”, disse Neucimar.

Neucimar Fraga (PSD) reagiu às notícias de resistências internas na Universidade Federal do Espírito Santo, bem como do corpo acadêmico, ao desmembramento de seu principal polo universitário para se transformar uma universidade autônoma.

“Se a gente for discutir isso somente com alunos, boa parte, talvez a maioria deles não vão querer o desmembramento porque querem o status de ser formados pela Ufes, que é uma universidade já reconhecida nacional e até internacionalmente. Mas eles passam, a maioria deles não é de Alegre e nem da região. Eles vêm de outros Estados e outras cidades, por meio do Enem. Eles serão ouvidos, mas principalmente temos que ouvir a comunidade da região, e esta quer a universidade”, disse Neucimar Fraga.

O parlamentar capixaba também observou que “muitos são contra a criação da universidade autônoma por questão ideológica, porque será criada no governo Bolsonaro; é um absurdo que educadores e acadêmicos sejam contra a criação de uma universidade federal”.

O deputado ainda esclareceu as vantagens de transformar o polo de Alegre numa universidade independente: “Primeiro, é bom deixar claro a diferença entre faculdade, Centro Universitário e Universidade Federal. As pessoas às vezes dizem que já tem uma universidade lá, mas não é verdade: o que tem é um Centro Acadêmico, que tem atribuições e competências diferentes. A Universidade tem atuação mais ampla e a autonomia financeira e de gestão permite maior aproximação com a realidade local”.

Leia mais:
Estudantes da Rede Estadual e Ufes recuperam computadores para doação
Professora ensina como pegar no sono mais rápido
Beldades levam três cidades do Norte à final do Miss Espírito Santo

Neucimar Fraga acredita que com a equipe técnica que já existe no Centro Universitário de Alegre com sua transformação e autonomia, a tendência é que cresça e alcance um status “que pode até ser melhor do que a Ufes, dependendo das articulações e competência de gestão”. E existe, segundo ele, o ganho também da autonomia financeira e orçamentária, podendo fazer seus próprios investimentos, em ligação direta com o Ministério da Educação.

“Ganha também a própria Ufes, que vai poder desafogar seu orçamento, não precisando se preocupar com a gestão do campus de Alegre. Claro que a Ufes reage, não quer perder o controle sobre o campus, mas o impacto para a nova universidade será muito grande. As decisões serão tomadas localmente, com novos investimentos e novos cursos, sem depender da Reitoria da Ufes”, salientou.

Conforme ainda o deputado, os estudos de impacto técnico-financeiro já estão levando à previsão orçamentária federal e a nova universidade do Sul do Estado será criada ainda este ano. Segundo ele, “somente par ao corpo técnico, com o redimensionamento dos cargos diretivos, estão sendo reservados R$ 15 milhões anuais”. E finalizou: “Claro que a Ufes reage, porque, afinal, essa nova universidade vai passar a concorrer com ela e, quem sabe, até com maior gabarito. Mas isso é bom para a comunidade local, é bom para a comunidade acadêmica e vai ser bom para o Brasil, pois passaremos a ampliar nosso ensino”.

Apesar do entrave político momentâneo, Neucimar Fraga acredita que em 2022 será a vez de São Mateus ganhar sua Universidade Federal, com o CEUNES se desvinculando da Universidade Federal do Espírito Santo.

Comente Abaixo
Economia13 minutos atrás

Secretário do Tesouro defende ajuste no Orçamento para pagar perícia do INSS

Agência Brasil INSS O secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, afirmou na última segunda-feira que o governo pode analisar e...

Economia13 minutos atrás

Com votos da oposição, emendas do relator são mantidas pelo Senado

Waldemir Barreto/Agência Senado Plenário do Senado Federal Em continuação à sessão do Congresso Nacional desta segunda-feira (29), os senadores aprovaram,...

Economia13 minutos atrás

Parcela do 13º salário cai hoje: saiba seus direitos e os prazos para crédito

USP Imagens Parcela do 13º salário cai hoje: saiba seus direitos e os prazos para crédito Chegou o período do...

Entretenimento13 minutos atrás

Morre youtuber Tor Eckhoff aos 57 anos durante gravação de vídeo

Instagram Morre youtuber Tor Eckhoff aos 57 anos O youtuber norueguês Tor Eckhoff, conhecido por Apetor, morreu aos 57 anos...

Economia13 minutos atrás

Auxílio Brasil: recebedores reclamam de valor menor que Bolsa Família

Divulgação/Ministério da Cidadania Auxílio Brasil Embora o governo federal tenha prometido que os contemplados pelo Auxílio Brasil não teriam o valor do...

Entretenimento13 minutos atrás

Juliette revela detalhes sobre quarto do sexo de Anitta

Instagram Anitta e Juliette Juliette Freire, de 31 anos, participou na segunda-feira (29) do “Lady Night”. Durante o papo com...

Nacional13 minutos atrás

Minas Gerais: homem de 39 anos morre em acidente na BR-040, em Congonhas

Corpo de Bombeiros/Divulgação Acidente grave na BR-040 Na madrugada desta terça-feira (30), um homem de 39 anos morreu na batida entre...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!