conecte-se conosco



Agricultura

Primeiro comitê estadual do AgroNordeste é instalado na Paraíba

Publicado

em

O primeiro comitê estadual de coordenação do Plano AgroNordeste foi instalado nesta quarta-feira (9), em João Pessoa (PB), em evento realizado na sede do Sebrae. Os comitês vão fazer os levantamentos necessários para definição dos projetos que serão desenvolvidos em cada um dos 12 territórios prioritários nos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais.

“A gente vai buscar interagir diretamente com o produtor rural, criando um ambiente de melhor assessoria técnica, tanto da porteira para dentro, quanto para fora, no empreendedorismo, agregação de valor, geração de renda. Com isso, queremos fortalecer as cadeias produtivas locais. Por isso essa iniciativa de lançamento nos estados, agregando as entidades parceiras”, explicou Danilo Forte, diretor geral do programa AgroNordeste.

O programa é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.

Na Paraíba, o AgroNordeste vai atuar em 29 municípios do Cariri Oriental e Ocidental, com população rural estimada em 80 mil pessoas, 43% do total. Para esse público, o principal trabalho do Senar será com a oferta de assistência técnica e gerencial.

>> Leia mais aqui sobre o AgroNordeste

“Esse é um trabalho que nós já desenvolvemos há cinco anos na Paraíba e que atualmente já conta com 1.058 propriedades atendidas. Então o AgroNordeste chega como um desafio para o Senar demonstrar sua experiência e realizar sua missão de levar conhecimento e tecnologia”, resumiu Sérgio Martins, superintendente do Senar.

Na Paraíba, a coordenação estadual do AgroNordeste contará com representantes do Senar-PB, Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sebrae e  Embrapa. Após a instalação, o grupo se reuniu para definição de um plano de trabalho, com o objetivo de traçar mecanismos para alcançar o produtor.

>> Confira aqui o calendário de instalação dos comitês estaduais do AgroNordeste.

 AgroNordeste

O plano tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região. No biênio 2019/2020, 230 municípios serão contemplados com ações concentradas do programa.

O AgroNordeste se junta a outras ações já executadas pelo ministério na região, como Programa de Aquisição de Alimentos, regularização fundiária, Selo Arte, promoção da irrigação, indicação geográfica, equivalência de sistemas de inspeção de produtos de origem animal (Sisbi) e combate a doenças e pragas (febre aftosa, peste suína clássica e mosca das frutas).

Agronordeste João Pessoa.jpeg

 Informações à imprensaCoordenação-Geral de Comunicação
[email protected]

*Com informações da Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

Comentários do Facebook

Agricultura

Mapa divulga consórcios municipais selecionados para participar do projeto de ampliação do mercado de Produtos de Origem Animal

Publicado

em


.

 A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou, nesta sexta-feira (29), a lista com os doze consórcios públicos selecionados para o projeto piloto que visa ampliar o mercado nacional de produtos de origem animal das agroindústrias de todo país. 

 O projeto recebeu 55 inscrições, passando para fase de entrevistas 40 consórcios públicos intermunicipais. Na avaliação final, foram selecionados 12 consórcios abrangendo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, que receberão apoio direto da equipe do Mapa para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). 

O Projeto tem por objetivo orientar tecnicamente os consórcios municipais que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados. 

A iniciativa do Mapa conta com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais (Conaci) e da Rede Nacional de Consórcios Públicos. 

Confira a lista dos selecionados: 

 

Informações à Imprensa
[email protected]

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher19 minutos atrás

O que fazer em casa para tratar e diminuir as rugas

Em casa, com todo o estresse do momento é possível que você tenha notado o  surgimento de mais alguns fios...

Esportes34 minutos atrás

O que esperar do esporte de alto rendimento após a pandemia?

. A pandemia do novo coronavírus (covid-19) obrigou a humanidade a parar. A parar, repensar e mudar vários aspectos da...

Nacional34 minutos atrás

São Paulo: acusado de agressão, empresário humilha e chama PM de “lixo”; assista

Reprodução No vídeo, gravado por um dos agentes, Ivan aparece xingando e pedindo ajuda enquanto fala ao celular Uma denúncia...

Nacional1 hora atrás

Bebê de seis meses morre vítima da Covid-19 em Santos

A Prefeitura de Santos divulgou um boletim no último sábado (30) com o número atualizado de óbitos da cidade, que...

Saúde2 horas atrás

Dia Mundial sem Tabaco analisa relação do tabagismo com a covid-19

. A relação entre tabagismo e covid-19 é o tema sugerido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e adotado pelo...

Nacional2 horas atrás

Com máscaras e tochas, grupo “300 do Brasil” protesta em frente ao STF; assista

Reprodução/Instagram Grupo, que contava com a presença da ativista Sara Winter, usava máscaras e carregava tochas Na madrugada deste domingo...

Entretenimento2 horas atrás

Netflix, HBO e Amazon apoiam protestos nos EUA: “silêncio é ser cúmplice”

A morte de George Floyd, um  homem negro de 40 anos que foi asfixiado por um policial branco e acabou...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!