Connect with us

Estadual

Primeiro caso da variante ômicron do coronavírus é confirmado no ES

Published

on

Reprodução: Internet

A variante ômicron foi identificada em uma paciente de Vitória que esteve em São Paulo entre novembro e dezembro e que testou positivo para Covid-19 ao chegar no ES.

A variante ômicron, da Covid-19, já circula no Espírito Santo. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (22) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

De acordo com a pasta, o primeiro caso da variante foi identificado a partir de um trabalho de sequenciamento genético feito pelo Laboratório Central (Lacen-ES). A paciente infectada é uma mulher que viajou para o estado de São Paulo entre o mês de novembro e o início de dezembro.

Ao chegar ao Espírito Santo, ela fez o exame PCR, que constatou a Covid-19. Agora, os testes laboratoriais comprovaram que a doença foi causada pela variante ômicron.

“Foi identificada a circulação da ômicron. Trata-se de um caso do município de Vitória, uma transmissão comunitária. Diante disso, o governo do Estado irá reforçar as medidas de fiscalização das atividades para as quais se exige o passaporte da vacina. Recomendamos aos municípios capixabas que apresentem o mais rápido possível um plano de fiscalização por parte das vigilâncias das atividades que exijam o comprovante da vacina”, declarou o secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes, em um vídeo enviado à imprensa.

Em função da circulação da nova variante, o secretário reforçou a recomendação para que não sejam realizadas festas de Ano Novo e destacou, ainda, a necessidade de mobilização para que a oferta de testes de Covid-19 seja ampliada.

Nésio Fernandes lembra que ainda existem muitas incertezas em relação à ômicron. Por isso, é necessário reforçar medidas de prevenção, como o uso de máscaras.

Nesse sentido, ele também pede que a população do Espírito Santo tome as doses de reforço da vacina contra a Covid-19. Para os que não tomaram a primeira dose, fez um apelo:

“A ômicron tem capacidade de transmissão incrementada em relação às variantes já conhecidas, inclusive em relação à Delta, e também tem capacidade de desenvolver doença grave na população não vacinada”.

O secretário afirma que, neste momento, serão mantidas e reforçadas as medidas já existentes contra o vírus. No entanto, não descarta que outras ações sejam criadas ao longo dos próximos dias.

“Ao longo dos próximos dias poderemos atualizar medidas junto ao nosso Mapa de Risco. No entanto, neste momento queremos reforçar todas as medidas vigentes para suportar possíveis pressões assistenciais que a nova variante possa gerar no Espírito Santo.

Comente Abaixo
Saúde23 minutos ago

Covid-19: Brasil registra 316 óbitos e 76,6 mil casos em 24 horas

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 76.638 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas em todo o...

Economia23 minutos ago

Funcionárias acusam presidente da Caixa Econômica de assédio sexual

Isac Nóbrega/Presidência Funcionária acusam Pedro Guimarães de assédio sexual Funcionárias denunciaram o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, por...

Entretenimento23 minutos ago

Nasce primeiro filho de Fernanda Vasconcellos e Cássio Reis

Nesta terça-feira (28), Fernanda Vasconcellos e Cássio Reis anunciaram o nascimento do filho Romeu, em São Paulo. Pelas redes sociais,...

Polícia Federal48 minutos ago

PF combate crimes ambientais na terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia

Ji-Paraná/RO – A Polícia Federal, com apoio da Funai, Ibama e Polícia Militar, deflagrou nesta terça-feira (28/06) a segunda fase...

Saúde48 minutos ago

Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

A covid-19 matou duas crianças menores de 5 anos de idade, por dia, no Brasil, desde o início da pandemia....

Internacional48 minutos ago

Trump sabia que apoiadores portavam armas durante invasão do Capitólio

Reprodução/Twitter Donald Trump A ex-assessora de Mark Meadows, último chefe de gabinete do presidente Donald J. Trump, disse que Trump...

Internacional53 minutos ago

Corpos de 50 imigrantes são encontrados em caminhão no Texas

Cinquenta pessoas foram encontradas mortas dentro de um caminhão abandonado em uma rodovia da cidade de San Antonio, no estado do Texas,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana