conecte-se conosco


Internacional

Presidente eleito na Argentina comemora decisão do STF: “Lula livre amanhã”

Publicado

em

source
Argentina arrow-options
Reprodução/Twitter/alferdez

Alberto Fernández foi eleito novo presidente da Argentina

Minutos após o Supremo Tribunal Federal ( STF ) ter encerrado o julgamento que pôs fim à condenação em segunda instância  o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, publicou uma mensagem em sua conta na rede social Instagram afirmando que “valeu a pena a luta de tantos anos. Lula livre amanhã!”.

Leia também: Primeiro ato de Lula após ser solto será em frente à PF de Curitiba

Após saber do resultado da votação, o futuro presidente da Argentina , que assumirá o cargo em 10 de dezembro, se comunicou através do WhatsApp com dirigentes amigos do PT. “Sabemos que ele está muito feliz e satisfeito”, comentou uma fonte do partido, que pediu para não ser identificada.

Durante a campanha, Fernández visitou Lula na prisão, em Curitiba, e em muitos de seus pronunciamentos defendeu a liberdade do ex-presidente brasileiro, a quem considera um preso político. Essa posição foi expressada em seu primeiro discurso como presidente eleito, atitude que foi questionada pelo governo brasileiro e levou o presidente Jair Bolsonaro a decidir não parabenizar Fernández pelo triunfo na disputa com Mauricio Macri , um de seus mais fortes aliados na região. À posse do novo presidente argentino o governo brasileiro enviará o ministro da Cidadania, Osmar Terra .

Leia também: Moro na ‘mira’, apoio da Argentina e nova oposição: os próximos passos de Lula

A tensão entre Bolsonaro e Fernández elevou-se nos últimos dias com a postagem por parte do chefe de Estado brasileiro de informações posteriormente negadas pelas companhias envolvidas sobre a transferência de três empresas da Argentina para o Brasil. O presidente brasileiro pediu desculpas por ter publicado informações incorretas. Paralelamente, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, presidida pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-PT), aprovou uma moção de repúdio ao presidente eleito da Argentina, entre outros motivos, por “ativismo político”.

Leia mais:  Bolsonaro interfere na PF e quebra promessa de “liberdade total” a Moro

Leia: Os argumentos de cada ministro do STF no julgamento que mudou entendimento sobre prisão após segunda instância

Nesta sexta-feira (8), começa em Buenos Aires a reunião do Grupo de Puebla, formado em meados do ano no México. Lula integra o grupo com outros 30 dirigentes latino-americanos, entre eles Fernández.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
publicidade

Internacional

Bolsonaro repudia invasão de apoiadores de Guaidó à embaixada da Venezuela

Publicado

em

source
Bolsonaro arrow-options
Valter Campanato/Agência Brasil

Bolsonaro repudiou invasão de apoiadores de Guaidó à embaixada da Venezuela

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se manifestou pelas redes sociais no início da tarde desta quarta-feira (13) sobre a invasão da embaixada da Venezuela , em Brasília, por um grupo de 20 venezuelanos partidários do autoproclamado presidente Juan Guaidó , opositor do presidente Nicolás Maduro .

Bolsonaro afirmou que repudia a interferência de atores externos no conflito do país vizinho. “Estamos tomando as medidas necessárias para resguardar a ordem pública e evitar atos de violência, em conformidade com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”.

O grupo, que entrou na embaixada por volta das 5h, defende que a indicada por Guaidó para o cargo de embaixadora no Brasil, Maria Teresa Belandria, passe a chefiar a embaixada.

Leia também: Boulos diz que Eduardo não tem embaixada e “quer ajudar a roubar a dos outros”

Diante da situação, centenas de apoiadores – tanto do presidente Nicolás Maduro como de seu opositor autoproclamado presidente – se dirigiram à embaixada para acompanhar de perto a situação. Alguns políticos também foram ao local para intermediar as negociações, bem como o coordenador geral de Privilégios e Imunidades do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maurício Correia.

Mais cedo, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) se manifestou sobre o caso e informou, por meio de nota, que “o presidente da República jamais tomou conhecimento e, muito menos, incentivou a invasão da Embaixada da Venezuela, por partidários do Sr. Juan Guaidó”.

Leia também: “Só a cassação freará esse estúpido”, diz Haddad sobre Eduardo Bolsonaro

Ainda segundo a nota do GSI, tais acusações são feitas por “indivíduos inescrupulosos e levianos que querem tirar proveito dos acontecimentos para gerar desordem e instabilidade”, e que “as forças de segurança, da União e do Distrito Federal, estão tomando providências para que a situação se resolva pacificamente e retorne à normalidade”.

Leia mais:  Menino mantido acorrentado pelo pai foge de cativeiro para pedir ajuda
Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Policial5 minutos atrás

Ex-funcionário de hamburgueria suspeito de participar de tentativa de latrocínio é preso por policiais civis

A equipe da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP) prendeu, nessa terça-feira (12), um suspeito de ter envolvimento em uma...

Policial5 minutos atrás

Policiais civis prendem suspeito de roubo de celular em São Gabriel da Palha

Nesta quarta-feira (13), a equipe da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha cumpriu um mandado de prisão...

Economia5 minutos atrás

Mega-Sena: veja o resultado do concurso 2207 desta quarta-feira

arrow-options Reprodução Sorteio desta quarta-feira (13) pode pagar R$ 6,5 milhões para quem acertar as seis dezenas A Caixa Econômica...

Estadual18 minutos atrás

Espírito Santo ocupa 2ª posição em ranking de liberdade econômica do País

Um estudo elaborado pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), em São Paulo, mostra que o Espírito Santo ocupa o...

Estadual18 minutos atrás

Kleber Andrade recebe semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20 entre Flamengo e Corinthians

O Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, será palco do segundo jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20 entre Flamengo...

Estadual18 minutos atrás

Perdeu a placa na enchente? Veja como solicitar uma nova ao Detran|ES

Com as fortes chuvas desta quarta-feira (13) na Grande Vitória e em municípios do interior, alguns proprietários de veículos acabaram...

Estadual18 minutos atrás

Operação do Transcol enfrenta atrasos por conta de vários alagamentos na Grande Vitória

A circulação dos ônibus do Sistema Transcol continua difícil por conta de diversos pontos de alagamento em toda a Grande...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana