Connect with us

Internacional

Presidente do Parlamento Europeu apoia entrada da Ucrânia na UE

Published

on


source
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky também participou da reunião
Reprodução/Ansa

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky também participou da reunião

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, abriu a sessão plenária desta terça-feira (1º) defendendo a adesão da Ucrânia à União Europeia de maneira acelerada . O pedido foi feito pelo presidente do país, Volodymyr Zelensky, em meio aos ataques russos no país.

“Reconhecemos a perspectiva europeia da Ucrânia. Como afirma claramente a nossa resolução, acolhemos favoravelmente o pedido para o status de candidato e trabalharemos para atingir tal objetivo. Precisamos enfrentar o futuro juntos”, disse Metsola.

Durante sua fala, a presidente afirmou que é hora da União Europeia “acabar com sua dependência” do gás da Rússia e de buscar outros fornecedores mais confiáveis.

Ao introduzir o discurso de Zelensky por vídeo, a líder parlamentar pediu aplausos para o povo ucraniano, que foram ovacionados de pé.

“Obrigada por terem mostrado ao mundo o que significa reagir. Obrigada por terem nos lembrado dos perigos da condescendência. Os atos cotidianos de heroísmo extraordinário dos ucranianos nos inspiram a todos […] e mostram ao mundo que vale a pena defender o nosso modo de viver”, acrescentou.

Ao falar com o Parlamento, em sessão que contou com as presenças da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, Zelensky lembrou da manhã trágica que o país viveu com os ataques em Kharkiv.

Leia Também

“Estamos sob bombardeio, sob ataque dos mísseis e tivemos uma manhã trágica. Estamos dando a nossa vida pela liberdade. Sabíamos que haveria um preço a pagar, mas a tragédia que estamos vivendo é desumana”, disse aos parlamentares.

O mandatário voltou a criticar seu homólogo russo, Vladimir Putin, que “fala de operações contra infraestruturas militares, mas ataca crianças – só ontem, ele matou 16 delas com seus mísseis”.

“Nós queremos ouvir da parte de vocês que a escolha da Ucrânia pela Europa será encorajada. Queremos ser membros iguais aos da UE. Estamos demonstrando para todos que isso é o que somos, europeus. Provem que vocês estão com a Ucrânia”, destacou ainda.

Ao final de sua fala, Zelensky diz ainda “que não arrisca dizer ‘bom dia’ ou ‘boa noite’ porque a cada dia aqui, para qualquer um, pode ser o último”. “Falo dos cidadãos ucranianos que defendem a liberdade a um alto preço. A luz vencerá a escuridão, glória à Ucrânia”, finalizou.

Rússia é acusada de terrorismo geopolítico

Ainda durante a sessão especial do Parlamento Europeu, o presidente do Conselho, Charles Michel, acusou a Rússia de cometer “terrorismo geopolítico com uma guerra injusta e não provocada”. “Que voltem para a mesa de negociações e coloquem fim à guerra”, acrescentou.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. 

Fonte: IG Mundo

Comente Abaixo
Nacional6 minutos ago

Polícia procura homem suspeito de matar jovem na Parada LGBTQIA+

Divulgação – 14.08.2022 Matheus de Souza Cardoso atacou Luiz Henrique com um canivete O Portal dos Procurados divulgou, neste domingo...

Polícia Federal31 minutos ago

PF prende mulher com mais de 3kg de cocaína no Aeroporto de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu/PR. Na manhã deste sábado, 13/8, a Polícia Federal prendeu em flagrante uma paraguaia de 28 anos que...

Polícia Federal35 minutos ago

PF prende mulher com cédulas falsas em Foz do Iguaçu/PR

Foz do Iguaçu/PR – Policiais federais efetuaram uma prisão em flagrante, no sábado (13/8), de uma mulher que havia retirado...

Polícia Federal36 minutos ago

PF e BPFRON apreendem caminhão carregado com cigarros contrabandeados

Nova Santa Rosa/PR. Neste sábado, 13/8, durante ação integrada por forças de segurança, equipes compostas por policiais do Pelotão de...

Polícia Federal36 minutos ago

PF, PCPR e BPFRON apreendem indivíduo, dinheiro e duas embarcações carregadas com cigarros provenientes do Paraguai

Guaíra/PR – No sábado, 13/8, equipes compostas por policiais do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil do Paraná, BPFron...

Polícia Federal36 minutos ago

Ação conjunta resulta na apreensão de maconha

Guaíra/PR. Na Madrugada deste sábado (13/8), após patrulhamento na região de portos clandestinos, equipe composta por integrantes da PF, BPFRON/PMPR,...

Tecnologia3 horas ago

Como transferir suas playlists do Spotify para o Amazon Music

Tecnoblog Veja como transferir as playlists Migrar para outro serviço de streaming não precisa ser tão trabalhoso quanto se pensa....

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana