conecte-se conosco


Entretenimento

Prêmio Jabuti anuncia novidades e homenagem a Conceição Evaristo

Publicado

em

 O Prêmio Jabuti, o mais tradicional do mercado literário no Brasil , iniciou hoje as inscrições para sua 61ª edição. Editores e autores nacionais poderão inscrever suas obras em um dos quatro eixos disponíveis: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação.

Leia também: Curador do Prêmio Jabuti, Luiz Armando Bagolin, pede demissão após polêmica


Autora Conceição Evaristo
Divulgação

Autora Conceição Evaristo

Umas das principais mudanças apresentadas pela comissão organizadora, que tem como curador o editor Pedro Almeida , foi a reestruturação de algumas categorias. Documentário e reportagem, por exemplo, foram acrescentados à biografia e não mais estão em Humanidades.

Leia também: “Leitores não faltam”, diz novo curador do Prêmio Jabuti sobre crise no setor

As categorias Infantil e Juvenil , que já renderam algumas polêmicas, foram separadas. Outra novidade será a apresentação dos finalistas. Nessa edição teremos duas listas de finalistas: Uma primeira com 10 nomes e em um segundo momento outra com 5 nomes dessa primeira.

A personalidade homenageada será a escritora Conceição Evaristo , uma participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra, que traz traços marcantes de sua origem humilde em seus textos, com personagens femininas fortes e resistentes. Conceição é Mestre em Literatura Brasileira pela PUC Rio e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense.


Conselho do Prêmio Jabuti
Divulgação

Conselho do Prêmio Jabuti

“A escolha da Conceição foi resultado de uma reflexão de toda a Comissão do Prêmio Jabuti sobre obra da autora, sua relevância cultural para o Brasil hoje, e por muito o que ela ainda tem a oferecer. Conceição representa os valores essenciais para o Prêmio Jabuti. E o Jabuti se sente orgulhoso por homenageá-la”, diz o curador Pedro Almeida .

Leia também: A crise no setor livreiro e o pensamento do leitor solitário

Leia mais:  Com amigo, Reynaldo Gianecchini almoça em shopping do Rio

As inscrições para participar do Prêmio Jabuti podem ser feitas até o dia 16 de junho de 2019 pelo site www.premiojabuti.org.br.

Para pautas e sugestões: [email protected]

Fonte: IG Gente
Comentários do Facebook
publicidade

Entretenimento

Elogio da resistência, “Inferninho” abraça figuras marginalizadas pela sociedade

Publicado

em

“Inferninho” poderia ser um filme do Almodóvar dos anos 80, mas faz sentido que seja uma produção independente brasileira dessa metade final da segunda década do século XXI. Ambientado todo dentro de um bar, o longa é uma tragicomédia cheia de melodrama e personagens que trafegam entre a alegoria e a metaforização.

Leia também: “O Homem que Matou Dom Quixote” é sonata contra cinismo infiltrado na arte


Inferninho
Divulgação

Cena de Inferninho, que chega aos cinemas nesta quinta-feira (23)

Dirigido por Guto Parente e Pedro Diógenes, “Inferninho”  nasceu do encontro de dois grupos artísticos de Fortaleza: Grupo Bagaceira de Teatro e Alumbramento Filmes. Essa contaminação, para usar um termo empregado por Parente, norteia um longa que tem como composição básica falar de amor e do poder transformador da fantasia.

Yuri Yamamoto vive Deusimar, essa mulher trans que explora seus funcionários em um bar e que em um belo dia se apaixona por um marinheiro (Démick Lopes) que chega para ficar. Essa relação, tumultuada e cheia de desejos inconfessos, altera a rotina de funcionários e frequentadores do bar.

Leia também: Novo filme de Christopher Nolan ganha título e mais nomes no elenco

Este é um longa que convida o espectador a se perder nele, a embarcar naquele universo de dor e desilusão, mas também de crença e entrega. Ainda que se resolva como um elogio da resistência, “Inferninho” busca o diálogo com o público por meio das angústias dos personagens, todos em carne-viva e reverberantes de alguma forma.

Fonte: IG Gente
Comentários do Facebook
Leia mais:  O que vai deixar saudades e o que não vai em “Segundo Sol”
Continue lendo
Nacional1 minuto atrás

Prêmio de R$ 11,8 milhões da Mega-Sena sai para aposta no interior de São Paulo

Divulgação/ Wilson Dias/ Agência Brasil Aposta de Aramina, no interior de São Paulo, vai embolsar quase R$ 12 milhões O...

Polícia Federal2 minutos atrás

Polícia Federal deflagra Operação Nêmesis para combater pornografia infantil

Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou hoje, 23/05, a Operação Nêmesis*, com o objetivo de reprimir a prática de crimes...

Nacional17 minutos atrás

Polícia do Rio oferece recompensa pela prisão de ‘Hello Kitty do tráfico’

Reprodução/redes sociais Jovem integra facção que briga pelo comando de uma comunidade no Rio de Janeiro O Portal dos Procurados...

Nacional18 minutos atrás

Polícia do Rio oferece recompensa pela prisão da ‘Hello Kitty do tráfico’

Reprodução/redes sociais Jovem integra facção que briga pelo comando de uma comunidade no Rio de Janeiro O Portal dos Procurados...

Esportes18 minutos atrás

Títulos e ativismo: Por que a melhor jogadora do mundo não estará na Copa?

Reprodução/ Instagram Ada Hegerberg tem 23 anos e já marcou seu nome na história do futebol feminino com títulos e...

Entretenimento33 minutos atrás

Elogio da resistência, “Inferninho” abraça figuras marginalizadas pela sociedade

“Inferninho” poderia ser um filme do Almodóvar dos anos 80, mas faz sentido que seja uma produção independente brasileira dessa...

Direto de Brasília33 minutos atrás

Votação de destaques da MP da Reforma Administrativa acontece nesta quinta

Luis Macedo/Câmara dos Deputados – 22.5.19 Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão para votar reforma administrativa A conclusão da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana