conecte-se conosco


Direto de Brasília

Prefeitura do Rio usará escolas como abrigos em caso de temporal

Publicado

em


Gari se segura em post para tentar recolher lixo em meio a enchente
Jorge Hely/FramePhoto/Agência O Globo
Chuvas já causaram mortes e destruição no Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou neste domingo (14) medidas adicionais de prevenção que devem ser tomadas em caso de chuvas fortes, e passaram a valer a partir do mesmo dia. Entre as ações, estão o uso de 87 escolas como abrigos e o acionamento de sirenes em algumas comunidades antes do índice pluviométrico previsto no protocolo.

As mudanças no plano de ação para chuvas
foram anunciadas diante da previsão de chuva moderada a forte na capital fluminense, incluindo possíveis pancadas muito fortes em pontos isolados.

Leia também: Fortes chuvas elevam em 310% o número de mortes no estado de São Paulo

As sirenes
em comunidades com áreas de risco serão acionadas caso o temporal atinja 45 milímetros por hora e, em locais como a Rocinha, Vidigal e Babilônia, o acionamento pode ser antes desse índice.

Vias muito afetadas pelas tempestades neste ano poderão ser fechadas em caso de novos temporais. Estão na lista a Avenida Niemeyer, Estrada Grajaú-Jacarepaguá, Alto da Boa Vista, mergulhão da Barrinha, Estrada da Barra da Tijuca (entre as pontes velha e nova), Rua Jardim Botânico e mergulhão Billy Blanco (perto do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca).

Cerca de 4 mil servidores municipais foram acionados para atuar na prevenção e na atenção à chuva. Um dos alertas que a prefeitura faz à população é não descartar lixo nas ruas antes e durante temporais, pois a coleta de lixo só é retomada após as tempestades de grande intensidade.

Em caso de alagamentos, a prefeitura orienta a não caminhar pela água, não ficar na beira de rios e córregos, não forçar a passagem de carros em vias alagadas, dirigir com os faróis acesos e procurar permanecer em locais seguros, longe dos alagamentos
.

Leia mais:  Homem que fez ameaça a Bolsonaro é preso por tráfico pela polícia em Pernambuco

Leia também: Sobrevivente volta à Muzema e relata o resgate: “Escavei com as mãos”

Com as fortes chuvas
, há risco de deslizamentos. Caso o cidadão testemunhe um, deve se afastar e avisar imediatamente à Defesa Civil (199) e aos bombeiros (193). São indícios de futuros alagamentos o aparecimento de fendas, afundamentos no terreno, rachaduras em paredes, inclinação de troncos de árvores e postes e água minando do chão. 

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Forte terremoto atinge fronteira do Panamá com a Costa Rica

Publicado

em

Terremoto Costa Rica e Panamá
Reprodução/USGS
Epicentro do terremoto foi próximo da cidade de David, no Panamá

Um terremoto, de magnitude 6,2 na escala Richter, foi registrado na fronteira entre o Panamá e a Costa Rica no início da madrugada desta quarta-feira (26). Segundo informações do Serviço Geológico dos EUA (USGS), não há relatos de mortos e feridos até o momento.

Leia também: Piloto dorme durante voo e acorda 78 km depois do ponto de pouso, na Austrália

O epicentro do terremoto foi a 44 km da cidada de David, no Panamá, a uma profundidade estimada de 14 km. Os tremores foram tão intensos que acabaram sendo sentidos em diversas cidades da região.

A Rede Nacional de Sismologia da Costa Rica  informou que diversos moradores da região sul do país tiveram que deixar suas casas pelo temor de novas movimentações.

Nas redes sociais, o presidente costarriquenho, Carlos Alvarado , afirmou que diversos pontos do país estão enfrentando problemas com a falta de energia, mas ressaltou que não existe qualquer risco de possíveis tsunamis na região após o terremoto .

Leia também: Menina fica presa em máquina de brinquedos ao tentar “capturar” Pikachu

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  Empresário nega ter levado dólares para local do tiroteio entre policiais civis
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Regional20 minutos atrás

Grávida é estuprada na frente da filha no ES

Uma mulher de 32 anos, grávida, foi estuprada na frente da filha, em Aracruz, região Norte do Estado, na noite desta segunda-feira...

Tecnologia51 minutos atrás

Zenbook 14 tem desempenho rápido, mas tela fica devendo; confira nosso review

Após um tempo sem trazer os zenbooks para o Brasil, a ASUS volta a trazer a sua linha de ultrabooks...

Mulher51 minutos atrás

Avó posa com neta em ensaio fotográfico e se emociona: “Idosos precisam disso”

Ensaio sensual não tem idade, e se você tem alguma dúvida disso é porque você ainda não conheceu a Dona...

Carros e Motos51 minutos atrás

Veja 5 fatos que já sabemos sobre o novo Toyota Corolla

Há dez anos, o Toyota Corolla ultrapassava o Honda Civic no ranking de vendas dos sedãs médios, assumindo uma liderança...

Carros e Motos51 minutos atrás

Até onde vai a onda dos SUVs?

Divulgação Chevrolet Tracker vai chegar ao Brasil no ano que vem como um dos próximos lançamentos do segmento Até quem...

Carros e Motos51 minutos atrás

Nova Ranger chama Amarok para briga antes de compartilhar DNA

Sergio Quintanilha Nova Ford Ranger mudanças que caracterizam o segundo facelift da terceira geração A nova Ford Ranger chamou a...

Economia52 minutos atrás

MP que institui contribuição sindical por boleto caduca na sexta-feira

Roberto Parizotti/CUT Medida provisória (MP) que institui contribuição sindical por boleto caduca na próxima sexta-feira (28) A medida provisória (MP)...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana