conecte-se conosco



Saúde

Prefeitura de São Paulo inicia contato para compra de vacinas de Cuba

Publicado

em


A secretária de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, manteve contato com representantes do consulado cubano e iniciou conversas sobre uma possível aquisição de vacinas que estão sendo desenvolvidas em Cuba. Segundo o município, o objetivo é tomar conhecimento sobre as vacinas.

“A SMS [Secretaria Municipal da Saúde] reforça que o importante, no momento, é ‘abrir o leque’ de conversações com os laboratórios para que a pasta esteja pronta para fazer as compras no momento que for possível adquirir as vacinas, com recursos já separados por parte da administração municipal”, divulgou a prefeitura em nota.

A prefeitura informa que, por meio da Secretaria da Saúde, mantém conversas com laboratórios e com alguns deles manifestou intenção de compra de vacinas, como nos casos da Janssen, da Pfizer e da AstraZeneca, que já vêm sendo usadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A secretaria diz que está cuidando da documentação necessária para que, na hora que for possível fazer a aquisição das vacinas, todo o processo esteja adiantado. Segundo o município, os contatos com os laboratórios ocorreram após autorização da Câmara dos Deputados, do Senado e do prefeito Bruno Covas.

O encarregado de Negócios da República de Cuba no Brasil, embaixador Rolando Gómez González, confirmou o contato da prefeitura paulistana. “A prefeitura de São Paulo demonstrou interesse em explorar a possibilidade de adquirir vacinas cubanas para enfrentar a pandemia de coronavírus. Nós passamos todas as coordenadas das instituições cubanas – Instituto Finlay e Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba – para que estabelecessem um contato de maneira direta”, disse.

O diplomata ressaltou que este foi um contato inicial, já que as vacinas ainda não estão aprovadas pelo órgão de regulação cubano. Rolando Gómez González disse que os testes com duas vacinas estão bem avançados no país e estão já na Fase 3 e lembrou que atualmente é grande a demanda por vacinas contra a covid-19.

Uma vez aprovadas as vacinas cubanas, será possível dar alguns passos concretos para a compra delas, acrescentou o diplomata. “Isso passa pela autorização da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para que sejam utilizadas, distribuídas ou produzidas aqui no Brasil. Ou seja, [neste momento] é um projeto, uma intenção, uma fase muito inicial ainda”, afirmou.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Saúde

Comente Abaixo
Nacional9 minutos atrás

Clima gelado e sem chuvas nesta sexta-feira em São Paulo

Governo do Estado de São Paulo Clima gelado nesta sexta (14) em São Paulo Clima ‘gelado’ e sol entre nuvens marcam...

Mulher4 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 14 de maio de 2021

Marcelo Dalla O horóscopo do dia auxilia nas decisões que merecem ser tomadas ÁRIES  Conte com mais capacidade de promover...

Estadual5 horas atrás

Suzano vende 2,9 milhões de toneladas de celulose e papéis no primeiro trimestre de 2021

Preço da celulose inicia trajetória de recuperação no mercado internacional A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir...

Política6 horas atrás

Apenas 14% dos brasileiros não votariam em Lula nem em Bolsonaro, diz pesquisa

    Agência Brasil – Lula e Bolsonaro; pré-candidatos devem alcançar o segundo turno, revelam pesquisas A disputa pela presidência em...

Mulher6 horas atrás

A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não chegam

Reprodução: Alto Astral A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não...

Nacional6 horas atrás

Fazendeiro é atingido por boi que tentava pular muro e vai parar na UTI

Reprodução Uma das patas do boi atingiu o fazendeiro que estava escorado em uma baia Um idoso de 72 anos...

Mulher7 horas atrás

8 perfis de vestidos de noiva para você seguir no Instagram e se inspirar!

Reprodução: Alto Astral 8 perfis de vestidos de noiva para você seguir no Instagram e se inspirar! Nada mais justo...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!