conecte-se conosco



Regional

Prefeito e secretário de Ecoporanga são condenados a devolver quase R$ 90 mil aos cofres públicos

Publicado

em

Segundo o MPES, as irregularidades aconteceram na contratação de serviços de coleta de lixo e teriam sido praticadas em 2009, na gestão anterior dos réus

O prefeito de Ecoporanga, Elias Dal Col, e o secretário municipal de Obras, Erly Dutra da Cunha, além de um empresário e uma empresa, foram condenados por improbidade administrativa.

Aos réus, foram impostos, solidariamente, o ressarcimento dos cofres públicos em R$ 88.032,91, o pagamento de multa no mesmo valor, corrigido monetariamente, e a suspensão dos direitos políticos por cinco anos, além da proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de cinco anos.

A decisão foi tomada com base em uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Ecoporanga. De acordo com a ACP, as irregularidades foram praticadas no início de 2009, na gestão anterior do atual prefeito e do atual secretário de Obras.

Com base em um inquérito civil instaurado pelo MPES para apurar o caso, a empresa condenada foi contratada para a prestação de serviços de coleta de lixo e limpeza do município de Ecoporanga, sem observância das regras para contratação com o poder público, notadamente, sem o necessário procedimento licitatório, causando, assim, lesão ao erário.

O MPES sustenta que, na época dos fatos, o prefeito autorizou e solicitou, por 19 dias, prestação e execução de serviço de limpeza da empresa condenada, sem qualquer contrato ou licitação. Inicialmente, a empresa foi contratada com dispensa irregular de licitação.

Também entende que foram efetivadas várias contratações e prorrogações de contrato sem observância das normas estabelecidas em lei para contratação e que o prefeito e o secretário de Obras forneceram mão de obra de funcionários municipais, bem como cederam maquinário do município sem qualquer abatimento de valores dos contratos, causando assim prejuízos ao erário e enriquecimento ilícito da empresa.

O MPES sustenta também que o referido processo licitatório foi feito com o intuito de beneficiar terceiro em razão de favorecimento político.

Como os fatos narrados não têm ligação com o atual mandato do prefeito, ele e o secretário de Obras não foram condenados à perda do cargo ou função pública. A produção da TV Vitória/Record TV tentou contato com a Prefeitura de Ecoporanga, mas não obteve retorno.


(*MPES e Folha Vitória)

Comentários do Facebook

Regional

Corpo de jovem que estava desaparecido em lagoa de Linhares é encontrado

Publicado

em

Ele havia desaparecido depois de tentar atravessar uma lagoa em Linhares, de uma borda à outra. O corpo foi reconhecido por familiares que acompanhavam os trabalhos.

O corpo do jovem Alan Batista, de 18 anos, foi encontrado pela equipe de buscas do Corpo de Bombeiros no início da tarde desta quinta-feira (20). Ele havia desaparecido depois de tentar atravessar uma lagoa em Linhares, de uma borda à outra, na tarde de quarta (19). O corpo foi reconhecido por familiares que acompanhavam os trabalhos.

De acordo com testemunhas, Alan saiu de um quintal no bairro Interlagos para atravessar a lagoa a nado até chegar do outro lado, no bairro Aviso.

“Ele atravessou, desceu, estava tomando banho e falou para os meninos que ia vir a nado, mas ele não aguentou e começou a descer e subir. Ele perdeu o fôlego e afundou”, contou a avó de Alan, Beatriz Batista.

Os próprios familiares fizeram buscas por Alan na tarde desta quarta-feira. Nesta quinta, uma equipe especializada em mergulho se deslocou de Vitória para Linhares para fazer as buscas. Equipes do Corpo de Bombeiros também auxiliaram os trabalhos.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento11 minutos atrás

Almeida fica encantado com Francisco em “Éramos Seis”

No capítulo desta sexta-feira (21) de “Éramos Seis”, chegou o dia do batizado do pequeno Francisco, filho adotivo de Zeca...

Mulher12 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 21 de fevereiro de 2020

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente ÁRIES É tempo de...

Nacional2 horas atrás

São Paulo tem sexta-feira de chuva intensa, mas deverá cessar na hora do desfile

Tempo nublado e chuva intensa durante todo o dia marcam a previsão do tempo desta sexta-feira (21), na capital paulista....

Esportes5 horas atrás

Cruzeiro vence Sesc-RJ, que anuncia fim da equipe após Superliga

O Cruzeiro está mais líder do que nunca Superliga de Vôlei 2019/2020. O Cabuloso, como gosta de dizer a torcida...

Policial7 horas atrás

PRF realiza reunião de alinhamento para a operação Carnaval da PRF no ES

Na manhã desta quinta-feira (20), foi realizada a segunda reunião de alinhamento com os Chefes de Delegacia e NPF’s visando...

Estadual8 horas atrás

Petroleiros suspendem greve e denunciam manobra para privatização da Petrobras

Categoria aprovou fim provisório do movimento em assembleia, mas mantém negociação nacional “A Petrobras não tem e nunca teve qualquer...

Entretenimento8 horas atrás

Acusados de golpe, Larissa Manoela e seus pais são alvos de processo milionário

O produtor de eventos Davi Dantas está processando Larissa Manoela e os pais da atriz, Silva e Gilberto, em uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana