conecte-se conosco


Educação

Prazo para participar da lista de espera do ProUni começa nesta segunda

Publicado

em

Serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior

Começa nesta segunda-feira (15) e vai até terça (16) o prazo para participar da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A adesão é feita na página do programa, pela internet.

Podem participar da lista de espera os candidatos que não foram selecionados na primeira opção de curso feita na hora da inscrição em nenhuma das duas chamadas regulares do programa.

Além disso, podem participar aqueles que foram selecionados para a segunda opção, mas cuja turma não foi formada. Esses estudantes concorrem a vagas para a primeira opção de curso.

Podem concorrer a vagas para a segunda opção de curso aqueles cujas turmas da primeira opção não foram formadas ou as bolsas da primeira opção não foram disponibilizadas.

A relação dos candidatos em lista de espera será divulgada no dia 18.

Todos os candidatos participantes da lista terão que comparecer, entre os dias 19 e 22 de julho, às respectivas instituições para apresentar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição.

A lista de espera será usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que, após a primeira e a segunda chamadas, permanecerem disponíveis.

Bolsas de estudo
Ao todo, serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.087 bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade, e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo.

As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

O ProUni é voltado para candidatos que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Além disso, os estudantes precisam ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsistas integrais.

É preciso ter obtido ainda nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas nas provas do Enem. Também podem se inscrever no programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Câmara aprova contratação de DT's para educação
publicidade

Educação

Volta às aulas exige planejamento familiar e pesquisa na web pode ser trunfo

Publicado

em

O início de ano é preocupante para todo brasileiro, pois acumulam-se as contas do fim do ano mais impostos como IPTU e IPVA. Para aqueles que são pais, no entanto, dezembro já costuma ser um mês caótico. Isso porque representa a última chance de adquirir material escolar a preços menos inflacionados.

Criança na escola
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Estudo mostra que 95% das crianças brasileiras frequentam escola

Com o comércio online cada vez mais competitivo e oportunidades de frete grátis , uma boa dica é pesquisar na internet antes de sair às ruas buscando promoções que só vão surgir mesmo às vésperas da volta às aulas . E com o risco do preço de fim de janeiro em uma loja física ser igual ou até maior do que o encontrado em dezembro em lojas virtuais como a Amazon .

Caso a escola ainda não tenha disponibilizado a lista dos livros didáticos para o ano letivo , já é possível pesquisar por  mochilas e material escolar .

É possível orientar as buscas tanto por disciplinas, como ciências, matemática  e gramática, como por ano escolar, tanto no ensino fundamental como médio. Em alguns casos é possível parcelar as compras em até 10 vezes se juros e garantir uma tranquila volta às aulas para as crianças. 

Comentários do Facebook
Leia mais:  Projeto apresenta literatura infantil para crianças em São Mateus
Continue lendo
Entretenimento24 minutos atrás

Antonia Fontenelle comenta polêmica com ex-global: “Deve estar me agradecendo”

Antonia Fontenelle causou polêmica ao criticar o ex-global Otaviano Costa, que decidiu investir na carreira de youtuber após deixar a...

Tecnologia24 minutos atrás

Presente de Natal? iPhone de ouro com tema religioso custa quase R$600 mil

arrow-options Reprodução iPhones são produzidos em ouro e prata e possuem diamante A empresa russa Caviar , especializada em smartphones...

Economia24 minutos atrás

Inadimplência do consumidor tem primeira queda após dois anos

Os sinais de uma recuperação econômica começam a refletir nos índices de inadimplência do consumidor, ainda que de forma moderada....

Economia24 minutos atrás

Caixa reduz juros para financiamento da casa própria e cheque especial

arrow-options Agencia Brasil Caixa anunciou nesta quinta redução dos juros para financiamento da casa própria e do cheque especial A...

Carros e Motos24 minutos atrás

Visitamos o Box 54, paraíso dos carros clássicos, em São Paulo

arrow-options Cauê Lira/iG Carros Cadillac dos anos 60 faz parte das raridades do Box 54, que fica em Araçariguama, no...

Nacional37 minutos atrás

Doria inaugura 24 novos Espaços de Convivência do Idoso em 11 meses

arrow-options Divulgação/Governo do Estado de São Paulo O governador João Doria em inauguração do Espaço de Santo Anastácio O governador...

Carros e Motos37 minutos atrás

Grupo Caoa não é o única interessado na fábrica da Ford em SBC, diz presidente

arrow-options Divulgação Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul está confiante na reestruturação da marca no Brasil Durante o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana