conecte-se conosco



Educação

Prazo para a renovação de contratos do Fies acaba nesta quarta-feira

Publicado

em

Fies
Divulgação

O Fies ajuda o estudante a financiar o valor do seu curso; estimativa é de que cerca de 600 mil contratos sejam renovados

Hoje (5)  é o último dia para renovar os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2019. Para a renovação, os estudantes precisam validar as informações prestadas pelas instituições de ensino no Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies).

Os contratos do Fies precisam ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino para depois ter as informações validadas pelos estudantes, no sistema.

Também encerra hoje o prazo para os estudantes estenderem o prazo de utilização do financiamento e pedirem a transferência integral de curso ou de instituição.

Caso a renovação tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa Econômica), para finalizar o processo.

Nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

A estimativa do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação é de que neste semestre, cerca de 600 mil contratos sejam renovados.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Comentários do Facebook

Educação

Com hélice de 1,2 m, chapéu “chega para lá” gera polêmica em escola de Portugal

Publicado

em

 

 
Chapéu
Reprodução

Imagens das crianças usando o chapéu viralizaram nas redes sociais

Nesta segunda-feira (1º), data em que Portugal comemorou o Dia da Criança, uma ideia inusitada da Câmara Municipal de Arcos de Valvedez para garantir o distanciamento social entre os alunos em meio à pandemia do Covid-19 acabou gerando polêmica quando fotos das crianças usando o chapéu, que ganhou o apelido de “chega para lá”, caíram nas redes sociais.

Segundo informações do Jornal de Notícias, o chapéu foi desenvolvido pelas próprias crianças e deveria levar o nome de “estamos de volta”. Formado por uma hélice de 1,2 metro, garante o distanciamento entre os alunos ao longo das aulas e impede a socialização. De acordo com publicação no site da câmara municipal, o objetivo é descrito como uma “sugestão amiga de afastamento”.

Entretanto, a ideia não foi bem aceita pelos usuários nas redes sociais. Muitos apontaram que a medida impede o desenvolvimento saudável das crianças e criticaram a implementação da medida. “Santa ignorância. Se fosse meu filho, não deixaria usar e ainda faria uma queixa à Direção-Geral da Saúde”, escreveu um dos usuários na publicação do município.

“Não sabemos o que levou as pessoas a interpretarem a situação desta forma. Foi alto articulado com educadores e a comunidade educacional, não foi inventado. Outros municípios fizeram exatamente a mesma coisa”, afirmou Emília Cerdeira, vereadora da Educação da Câmara de Arcos de Valdevez.

Segundo ela, o chapéu foi usado pontualmente e depois levado para casa pelas crianças: “elas não ficaram o dia todo com aquilo na cabeça, nem no recreio. Montaram na aula e não utilizaram mais durante o dia. Segundo as educadoras correu maravilhosamente e as crianças foram para casa felizes. É uma forma de ajudar os mais pequenos a entender o significado do distanciamento social em comunidade”.

Ainda de acordo com a publicação, a ideia foi inspirada em um projeto do Exploratório-Centro de Ciência Viva de Coimbra, cidade localizada na região central de Portugal . Foi lá que ganhou o nome de “chega para lá” e também foi adotado pelo município para o uso nas escolas.

Na página oficial do Exploratório de Coimbra, o chapéu é apresentado como um conceito simples que promete conquistar os mais novos: “para celebrar o Dia Mundial da Criança, este ano vivido em circunstâncias especiais por todos, o Exploratório apresenta um chapéu criativo, apropriado aos dias que vivemos e destinado a proporcionar momentos de brincadeira em família”.


Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política11 minutos atrás

Hugo Leal, pré-candidato a prefeito do Rio, é o entrevistado na live do Dia

Divulgação/O Dia Hugo Leal é pré-candidato à prefeitura do Rio pelo PSD Hugo Leal , um dos pré-candidatos à prefeitura...

Nacional2 horas atrás

“Lamento todos os mortos, mas é destino de todo mundo”, diz Bolsonaro

Agência Brasil Bolsonaro voltou a defender cloroquina em fala aos manifestantes: “é o que aparece no momento” Na manhã de...

Estadual2 horas atrás

Emes promove curso ao vivo sobre revisão dos contratos de consumo e dever de renegociar

. A formação acontece no dia 10 de junho por meio de plataforma digital. A Escola da Magistratura do Espírito...

Estadual2 horas atrás

Vítima de golpe por e-mail falso tem pedido de indenização negado em Aracruz

. A juíza entendeu que autor não tomou a devida cautela antes de enviar sua mercadoria ao falsário. Um homem...

Estadual2 horas atrás

3ª Câmara Cível mantém indenização de criança lesionada em desabamento de teto de creche

. O município de Serra foi condenado a indenizar a autora em R$8 mil, a título de danos morais, por...

Estadual2 horas atrás

1º Juizado Especial Cível de Serra adota medidas para dar celeridade aos processos

. Iniciativa leva em consideração os reflexos da pandemia de Covid-19. O 1º Juizado Especial Cível de Serra tem tomado...

Estadual2 horas atrás

Cejuscs utilizam nova tecnologia para realizar sessões de mediação online

. A plataforma MOL, específica para a mediação, permite a assinatura eletrônica e a gestão dos casos, entre outras ferramentas....

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!