conecte-se conosco



Política

Possível fim de repasse a pescadores é criticado

Publicado

em


.

A situação de comunidades que dependem da Bacia do Rio Doce, atingida em 2015 pela lama do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), foi comentada durante a sessão ordinária virtual desta quarta-feira (1). De acordo com o deputado Marcos Garcia (PV) a Fundação Renova, responsável pela reparação dos impactos da tragédia, enviou carta a alguns pescadores atingidos informando que irá suspender  o pagamento de auxílio financeiro emergencial.

Veja as fotos da sessão

Os atingidos perderam a renda que obtinham da pesca após a contaminação do rio pela lama de rejeitos de minério. Garcia afirmou que na carta, a Fundação Renova alega que o rio já estaria apto à atividade pesqueira.

“Mesmo que o pescador consiga pescar, quem vai comprar esse peixe, se a notícia que se tem é de contaminação do rio? Qual a credibilidade da qualidade do peixe?”, questionou o deputado.

Marcos Garcia criticou a decisão de suspensão do benefício indenizatório e solicitou que a CPI da Sonegação que, dentre outras atividades, investiga a atuação da Fundação Renova, convoque os diretores da Fundação, das empresas Vale e da Samarco para prestarem esclarecimentos.

“Nós deputados devemos nos unir para cobrar explicações para a situação de descaso da Fundação Renova, situação de abandono que os impactados pela lama da Samarco estão vivendo na nossa região”, conclamou.

Educação

A educação pública foi outro tema de destaque durante a sessão. A deputada Raquel Lessa (Pros) pediu cautela na volta às aulas presenciais. O retorno foi sinalizado pelo governo do Estado para os próximos meses.

“Essa é uma decisão que o Estado não pode tomar sozinho, tem que envolver pesquisas, diálogo com os pais, com a comunidade escolar e com os secretariados municipais para decidir qual o melhor caminho”, defendeu Raquel.

A deputada cobrou que os empenhos sejam direcionados para garantir atividades escolares de maneira remota a todos os estudantes de maneira igualitária. “A agilidade deveria ser pela implementação de sistemas realmente funcionais para as aulas remotas. Mesmo que se ofereça internet de qualidade, muitos nem têm acesso ao eletrônico. Essas aulas remotas só mostram o tamanho da desigualdade no acesso à educação de qualidade”, declarou.

O deputado Sergio Majeski (PSB) falou sobre problemas na gestão da educação do País. “Vemos com tristeza a bagunça que se transformou o MEC. Ninguém sabe para onde vai a educação brasileira. Temos um Plano Nacional de Educação e Planos Estaduais de Educação que deveriam estar em andamento, simplesmente ignorados tanto pelo governo federal quanto pela maioria dos governos estaduais e municipais. Não é possível atingir qualquer patamar de desenvolvimento numa forma como essa”, opinou.

O parlamentar salientou a importância de investimentos e qualificação para a área. Ele comentou o caso da Coreia do Sul, que com investimentos na área, passou de país subdesenvolvido a desenvolvido. “O MEC assim como as secretarias de educação deveriam ser formado por corpos técnicos altamente qualificados. E não é isso que se vê em muitos casos”, concluiu o deputado.

Comentários do Facebook

Política

Bolsonaro faz propaganda de cloroquina para emas e web comenta

Publicado

em


source
O presidente Jair Bolsonaro mostra caixas de hidroxicloroquina e Annita em trecho de live
Reproudção/Facebook

Jair Bolsonaro faz divulgação do medicamento em live


Após ser visto hoje (23) passeando em moto e cumprimentando garis sem máscara , o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aproveitou para visitar as emas do Palácio da Alvorada. Ele exibiu a elas uma caixa da cloroquina e foi flagrado por repórteres fotográficos.


Bolsonaro defende o uso da cloroquina e hidroxicloroquina desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, citou o medicamento. No entanto, o medicamento não possui comprovação científica de que é eficaz contra a Covid-19 . A foto é de autoria do site Poder 360.


No Twitter, internautas fizeram memes com o registro e relembraram até mesmo da bicada que o presidente levou quando tentou alimentar emas .






Bolsonaro chegou a afirmar que usou o medicamento em seu tratamento contra a doença. Outros apoiadores que foram infectados também disseram que fizeram uso do remédio. É o caso do deputado federal Coronel Tadeu (PSL), que foi  colocado em ventilador hoje em um hospital em São Paulo.

O presidente está em isolamento há duas semanas, quando recebeu seu primeiro diagnóstico para a Covid-19. Ele fez o terceiro teste nesta semana , que também deu positivo.

Em uma live realizada nesta noite, Bolsonaro afirmou que se sente “praticamente preso” . Ele ainda falou contra as medidas de isolamento social, destacando que Brasil virará país miserável caso pare de trabalhar enquanto situação da pandemia não for estabilizada.

Bolsonaro ainda ressaltou que “não é preciso ter pavor em relação ao vírus” e que se sente “muito bem”.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política5 horas atrás

Bolsonaro faz propaganda de cloroquina para emas e web comenta

Reproudção/Facebook Jair Bolsonaro faz divulgação do medicamento em live Após ser visto hoje (23) passeando em moto e cumprimentando garis...

Estadual5 horas atrás

Esmages oferece curso em mediação empresarial para juízes e mediadores judiciais

. A capacitação será ministrada por meio de transmissão por videoconferência. As vagas são limitadas. A Associação dos Magistrados do...

Estadual5 horas atrás

Abertas inscrições para curso remoto sobre tutela provisória promovido pela Emes

. Capacitação acontece no dia 13 de agosto, quinta-feira. Integrantes do Poder Judiciário do Espírito Santo participam, no próximo dia...

Política6 horas atrás

Bolsonaro diz que população não precisa ‘ter pavor ao vírus’

Reprodução/Facebook Bolsonaro afirma que ficar sem trabalhar por conta do vírus é pior que o vírus Em live realizada nesta...

Nacional6 horas atrás

STJ coloca juiz em prisão domiciliar e obriga uso de tornozeleira

FreePik Magistrado é apontado como líder de esquema Um juiz usando uma tornozeleira eletrônica não é uma cena muito comum...

Nacional6 horas atrás

Traficantes matam casal e filmam com celular ; vídeo forte

Na madrugada de segunda-feira (20), um casal foi executado dentro da sua residência. Eles foram identificados como F. M. da...

Nacional6 horas atrás

Mãe mostra escorpiões na casa após filha ser picada e relata caso

A criança foi picada enquanto dormia em seu quarto, em Barretos, São Paulo. “Observe tudo! Todo cuidado é pouco”, alerta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!