conecte-se conosco



Mulher

Porque meu filho adolescente fica trancado no quarto? Psicanalista explica

Publicado

em

Hoje vou escrever sobre crianças um pouco maiores, tenho sido muito questionada sobre o motivo de os adolescentes estarem sempre fechados no quarto, quais os motivos que fazem com que eles prefiram estar sozinhos em seus quartos, seus cantos, do que em outros lugares da casa, no convívio com a família.

adolescente
Pixabay

Adolescente recluso pode ser problema

Primeiramente vamos definir quando acontece a adolescência. Não existe uma data exata, mas devemos considerar a partir dos 11 ou 12 anos e até perto dos 20. Nesse período esta incluída a pré-adolescência e o inicio da vida adulta.

A adolescência, não dura para sempre, ainda bem, mas é um longo período de alterações hormonais, e de identidade, quando o jovem tem que desligar-se do seu eu infantil e descobrir quem ele realmente é, ou quem quer ser.

Porque é tão bom ficar no seu canto sozinho?

Quando o adolescente se tranca no quarto ele esta construindo essa nova identidade. No seu espaço ele pode expressar-se com toda a liberdade, ele usufrui de sua necessidade de intimidade, ele redescobre o seu corpo com todas as modificações, nessa fase ele tem o seu despertar sexual, ele tem mais sono, ele sente necessidade de privacidade.

Mas o que diferencia um isolamento normal, de um que parece ser um problema? Quando o adolescente adora se isolar, mas continua executando todas as tarefas normalmente, não devem haver grandes preocupações, ele frequenta a escola, faz as lições e trabalhos solicitados, tem amigos, tem vida social, divide seu tempo entre estudar, fazer tarefas, se divertir, namorar, viajar e passar pelo menos um pouquinho desse tempo com a família, ele é um adolescente modelo.

Os pais devem passar a se preocupar quando o adolescente além de se isolar da família também se isola dos demais, fica apático, dorme muito mais que o necessário, e apresenta disfunções claras com relação à sociedade. Nesses casos os pais devem agir e procurar ajuda clínica.

Procure lembrar como era você na adolescência, as coisas que gostava e não gostava de fazer, o que te deixava a vontade e o que te constrangia, fazendo isso, talvez você consiga entender um pouco mais o seu filho.

Alguns pais reclamam que os filhos, hora são meigos, carinhosos, doces, frágeis e desamparados, e em outros momentos se transformam em agressivos, contestadores, rebeldes, e mal humorados. É que é muito difícil entendê-los dessa maneira, porém para o adolescente também é muito difícil entender a si próprio, e o “porque” de terem sentimentos tão contraditórios. Devemos nos lembrar que nessa fase não são crianças e não são adultos, estão construindo a si mesmo e estão testando todos os caminhos.

Aos pais resta entender e criar maneiras de comunicar-se com os filhos . Fique atento e reconheça os momentos em que ele baixa a guarda, seja no final de semana comendo uma pizza, seja no carro na carona para a escola, ou qualquer outro momento que você perceba que a comunicação é mais fácil. Aproveite esses momentos, fale sobre os problemas dele, fale sobre os seus problemas, coisas importantes coisas triviais, comunique-se.

Estabeleça limites e regras que sejam boas para os dois lados, se for importante para você, estabeleça refeições com a família, uso do celular, do computador, horários para chegar em casa depois da balada. As regras que te satisfaçam, mas faça isso levando em conta as suas necessidades e as dele, mostre a ele que você se importa, que o respeita como um ser humano.

Não ha problema em deixar claro para o seu filho que sua casa não é um hotel, onde ele entra e sai e não precisa interagir com ninguém, mas faça isso com amor, respeito e bom senso. Respeite o seu filho e ele ira respeitar você.

Comentários do Facebook

Mulher

Quais cuidados tomar ao voltar a frequentar o salão de beleza?

Publicado

em


source

Nesta semana foi permitida a reabertura dos salões de beleza na capital e região metropolitana de São Paulo . Os locais devem seguir medidas como disponibilizar álcool em gel para os clientes, higienizar utensílios, toalhas e roupões, além de atendimento em horário reduzido, com todos os funcionários utilizando máscaras.  

Ainda assim, cabe aos clientes tomarem também alguns cuidados para diminuir o risco de contaminação. O uso de máscaras, por exemplo, é obrigatório para todos, profissionais e clientes – o descumprimento, de acordo com o protocolo do governo, prevê multa. André Ribas, médico epidemiologista da faculdade São Leopoldo Mandic, ainda acrescenta que luvas, óculos e protetores de pé podem ser usados como uma proteção a mais para quem precisa frequentar o lugar. 

Além disso, escolha bem o local que irá cortar o cabelo ou fazer as unhas. “A questão é ter confiança naquela equipe, nos cuidados de higiene que estão sendo feitos. Isso vai desde o uso de materiais de proteção, como máscaras e luvas, até a higienização de todas as superfícies”, afirma o médico. 

Vale lembrar que os salões estão funcionando apenas com horário marcado. A recomendação é que o cliente não leve acompanhante nem animais de estimação.  

Preciso levar equipamentos de casa?

salão de beleza
Pexels

Utensílios como alicates, escovas e tesouras devem ser higienizados a cada cliente

Segundo André, os clientes devem usar seus próprios esmaltes, mas não é necessário levar um kit completo para o salão. Quando se trata dos utensílios, os do salão podem ser usados, mas precisam ser esterilizados. Para alicates de unha, por exemplo, o procedimento já era obrigatório desde antes da pandemia para evitar a contaminação por outras doenças.

O médico diz ainda que escovas, tesouras e outros objetos devem ser higienizados com álcool ou lavados com água e sabão entre clientes.

E ao voltar para casa?

“Chegando em casa, é importante tomar banho. O cabelo que foi tocado, mesmo que recém-feito, deve ser higienizado”, afirma André. 

O momento ainda é de cuidado. “Não é porque é autorizado ir aos salões de beleza que ali é seguro. É um lugar de maior risco, e é muito importante a gente ter essa consciência.” No caso de pessoas do grupo de risco, como idosos, a recomendação ainda é evitar qualquer tipo de contato com pessoas fora de seu convívio diário.

Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional5 minutos atrás

Brasil atingirá 2 milhões de casos de novo coronavírus na semana que vem

BBC Nova marca foi alcançada em 25 dias O Brasil vai atingir 2 milhões de casos confirmados de novo coronavírus...

Carros e Motos35 minutos atrás

Hyundai lança Creta Limited com motor 1.6 e itens exclusivos

Divulgação Hyundai Creta Limited 2021: nova versão do SUV compacto vem com boa lista de equipamentos de série entre os...

Agricultura35 minutos atrás

Produtores que contrataram seguro rural com o apoio do governo federal receberam R$ 323 milhões em indenizações em 2019

. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o resultado das indenizações pagas pelas seguradoras para os produtores...

Política35 minutos atrás

Garcia propõe doação de celulares a alunos

. A doação de celulares, tablets e notebooks aos alunos da rede pública de ensino para acompanhamento das aulas virtuais...

Policial35 minutos atrás

Homem é detido com plantação de drogas durante cumprimento de mandado em Marataízes

. Nesta tarde de quarta-feira (08), policiais militares da 9ª Companhia Independente cumpriram mandado de busca e apreensão, expedido pela...

Policial35 minutos atrás

Polícia Militar apreende drogas em Vila Velha

. Durante policiamento realizado nesta quarta-feira (07), militares do 4º Batalhão apreenderam entorpecentes no bairro Cobi de Cima.   Ao...

Entretenimento35 minutos atrás

Atriz de Glee desaparece em passeio de barco na Califórnia

Reprodução Naya Rivera está desaparecida desde a última quarta-feira (8) Na última quarta-feira (8), policiais da Califórnia, nos Estados Unidos,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!